Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Parceria entre Litoral e Barroso oficializada
Foi lançada oficialmente a parceria entre Litoral e Barroso na terça-feira passada, na sede do alviverde. Com a presença de toda a imprensa local e das diretorias das duas instituições, o presidente do Litoral, Adriano Cipriano, ao lado do presidente do Barroso, Lilo Orsi, assinaram um contrato de 10 anos, prorrogável por mais 10 anos. A intenção é reformar a estrutura dos campos do clube, substituindo a grama por material sintético. Além disso, outras melhorias e quiosques serão construídos. A retirada da grama ocorre já neste sábado, inclusive com um jogo comemorativo. A expectativa é que em abril os campos sintéticos estejam funcionando.
Bom para os dois lados
Os associados do Barroso serão beneficiados com as melhorias, especialmente com a troca de grama por sintético, o que vai favorecer às competições internas do clube. Além disso, as quadras serão locadas para grupos ferinos, com descontos especiais para os sócios barrosistas. Por outro lado, o Litoral irá utilizar as estruturas de campo para a formação de escolinhas e categorias de base, além de treinamentos e jogos da equipe profissional.
No profissional, Barroso ou Litoral?
Muita gente tem questionado se a equipe que vai entrar em campo usará o nome do Litoral ou do Barroso nas competições da federação Catarinense de Futebol. Os dois presidentes tiveram cautela em responder esta pergunta, mas o Litoral está vendo por meios jurídicos a viabilidade de usar o nome e o escudo do Barroso neste ano. Nada está definido, mas a torcida já deu conta de acender a rivalidade Barroso x Marcílio Dias.
Olho no Naviraiense
O Naviraiense vai começar a disputar o campeonato estadual do Mato Grosso do Sul em fevereiro e terá como técnico Renê Freitas. O ex-jogador começou como diretor de futebol do Litoral em 2015 e assumiu como técnico a equipe na campanha da série C do Catarinense. A intenção é montar uma equipe no Naviraiense que, após a competição, será a base do Litoral na série B de Santa Catarina no segundo semestre.
Categorias de base
Muito tem se falado sobre a disputa do Litoral/Barroso na série B do Catarinense, acirrando a rivalidade com o Marcílio Dias em Itajaí. Este tema, que tomou conta das redes sociais nos últimos dias, tem desviado o foco da grande jogada do projeto: categorias de base. Com 10 anos de estrutura garantidos, o Litoral se prepara para se tornar um clube formador de atletas, inclusive com a quase certa parceria com a franquia do Ronaldo Fenômeno, a Ronaldo Academy. Será uma grande oportunidade para os jovens de nossa região, já que o Marinheiro fechou o seu departamento de base depois do Catarinense do ano passado e está contratando atletas experientes, mesmo sem ter competição para disputar neste semestre.