Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Camboriú lutou, mas empate foi ruim
Assim como contra o Tigre na quarta-feira, a Cambura protagonizou um jogo muito movimentado e cheio de gols no último sábado. Novamente o Camboriú foi guerreiro, buscou o empate em 3 a 3 com o JEC, mas o saldo foi negativo. Na luta contra o rebaixamento, o ponto somado diante de um Joinville despedaçado não era o resultado ideal. Depois de jogar com Chape, Tigre, Avaí e JEC, em casa, no turno, o Camboriú terá um returno muito mais difícil para somar pontos.
Sub-20 do Marcílio
Atendendo a torcida, o Marinheiro finalmente realizou o primeiro jogo-treino da sua equipe Sub-20 no Gigantão das Avenidas, na última semana. Mesmo em um dia de semana e sob forte calor, alguns torcedores e a imprensa compareceram para acompanhar a vitória por 1 a 0 sobre uma escolinha de futebol de Curitiba. As condições não eram favoráveis, mas o que a equipe rubro-anil mostrou ficou muito abaixo do nível que enfrentará na Copa Santa Catarina, que inicia em março. O técnico Edson Neguinho terá muito trabalho para armar um time competitivo.
Torcedor apaixonado, clube sem base
Nas redes sociais e no próprio estádio pude perceber a grandeza do Marcílio Dias. Mesmo com uma equipe sub-20 realizando um jogo-treino contra uma escolinha de futebol, vários torcedores se manifestaram em apoio ao rubro-anil, tamanha a carência que o rebaixamento do time profissional deixou. Ter time de base não é mérito, é obrigação. O Marinheiro peca demais neste setor e sequer tem um planejamento anual para equipes sub-17 e sub-15. Aliás, nenhum diretor de categorias de base foi apresentado até agora depois da saída de Edgard Medeiros, que fez um belo início de trabalho em 2015.
Fim da escolinha do Marcílio Dias?
Conversei recentemente com o coordenador das escolinhas de futebol para crianças e adolescentes do Marcílio Dias/ASPMI, Paulinho Portugal, e ele me disse que não sabe se a parceria com o Marinheiro vai continuar. Prestes a acabar o contrato que tem o clube, o ex-jogador do rubro-anil ainda não conseguiu uma reunião com o presidente José Carlos dos Santos. Paulinho cogita continuar apenas a ASPMI ou até iniciar um projeto em Barra Velha. O que seria uma pena, afinal, muitas crianças começam o seu amor ao clube através da escolinha que leva o nome e o símbolo do Marcílio Dias.