Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Bruscão na Série D
Começa no próximo domingo a Série D do Campeonato Brasileiro. O Brusque é um dos três representantes de Santa Catarina e está no grupo A15, junto com J.Malucelli-PR, Madureira-RJ e Novo Hamburgo-RS. A estreia do Bruscão será diante do time carioca, fora de casa. Sob o comando de Mauro Ovelha, o Marreco manteve uma base do estadual e trouxe vários reforços. Entre os conhecidos do futebol na região, destaque para o volante Mineiro e o atacante Tony, ambos campeões da segundona estadual por Marcílio e Brusque. Outras boas novidades são o goleiro Zé Carlos, ex-Criciúma e Paraná, e o atacante Zulu, ex-Juventude. Na preparação, o Brusque bateu o sub-20 do Joniville por 3 a 1 e perdeu por 1 a 0 para o Inter de Lages, em jogo-treino disputado em Ibirama. O time da Serra também disputa a Série D neste ano, assim como o Metropolitano.
Pioraram o que é ruim
A CBF conseguiu a proeza de piorar a fórmula de disputa da Série D neste ano. Para agradar as federações, a CBF ampliou o número de vagas de 40 para 68, mas diminuiu o número de jogos de cada time. Com grupos de quatro clubes, a competição terá apenas seis jogos para cada equipe na primeira fase, o que tornou ainda mais difícil para os clubes buscarem investidores e atraírem torcedores para o estádio. Os times catarinenses estão em grupos difíceis, contra adversários do sul e sudeste, mas entram com esperança de irem mais longe neste ano.
Ligados na Série D
Quem deve ficar ligado na Série D do Brasileiro são os times da Série B do Catarinense, já que a primeira fase da competição nacional encerra no dia de abertura da segundona estadual: 17 de julho. Com isso, muitos atletas ficarão disponíveis no mercado e quem tiver vaga no elenco e dinheiro para contratações pontuais poderá contar com reforços diferenciados.
Olho no Juventus de Jaraguá
Na semana passada falei do Tubarão, que para mim é dos grandes favoritos a ficar com uma das vagas do acesso, e nesta coluna trago mais informações do Juventus de Jaraguá do Sul. Tradicional no futebol catarinense, o Moleque Travesso conta com um nome bastante conhecido dos itajaienses no comando: José Pereira é o diretor de futebol e tem mostrado serviço no Norte do Estado. Além de anunciar vários patrocinadores, o time de Jaraguá já divulgou reforços de qualidade para a Série B. O meia Rosembrick, ex- Palmeiras e Santa Cruz, e o atacante Jean Carlos, ex-Chapecoense, Ibirama e Camboriú são os mais conhecidos. O técnico é Eduardo Clara, que já comandou outras equipes de Santa Catarina.