Show de Bola
Por Coluna do Jânio Flavio -
Barroso na Série A
Foi uma manhã histórica para o futebol de Itajaí. O Barroso empatou com o Juventus e garantiu o acesso para a Série A com duas rodadas de antecedência. Depois de 46 anos afastado do futebol profissional, o alviverde voltou em parceria com o Litoral e já está subindo para a elite no primeiro ano. O empate com o time de Jaraguá do Sul sacramentou tudo aquilo que tenho dito ao longo desta Série B: o Almirante merece o acesso pela sua organização e planejamento, pelo trabalho competente de Renê Marques e de sua comissão técnica, além da força de vontade e disciplina do grupo de jogadores. Muito justa toda a festa feita pelo clube, com direito a carreata no carro de Bombeiros pelas ruas da cidade.
Olho na final, cabeça na série A
Acredito que a cabeça dos gestores do futebol do Barroso já deve estar na Série A do ano que vem. Será preciso reformar o Camilo Mussi para atender às necessidades de jogos contra os maiores clubes do Estado, além de viabilidade financeira e elenco forte para não retornar à segundona já no próximo ano. Antes disso, o Almirante tem a final da competição pela frente e coroar esta grande campanha com um título também é importante. O último jogo do returno, contra o Tubarão, fora de casa, definirá quem decide em casa a Série B.
Prognóstico correto
O Atlético Tubarão foi justamente o outro time a conquistar o acesso neste domingo. Mais um exemplo de organização e competência, embora o time do Sul do Estado tenha patinado mais que o Barroso para alcançar o objetivo. Antes do campeonato eu já destacava o Tubarão como um dos dois times que subiriam, e apontava Almirante Barroso e Marcílio Dias como fortes candidatos à outra vaga.
O Marinheiro, devido a sua vergonhosa ex-administração, ficou de fora da briga. Também fiz o prognóstico que a pontuação dos dois primeiros colocados ficaria na faixa de 37 pontos, o que vai acontecer até o fim desta fase. Esses números também são importantes para nortear o Marinheiro na Série B em 2017, caso a fórmula seja mantida.
Marinheiro cumpre tabela com honra
O Marcílio Dias tinha tudo para desanimar de vez após a sua eliminação precoce nesta Série B e o estado lastimável em que o ex-presidente José Carlos dos Santos entregou o clube. Pelo contrário, o que se tem visto em campo é muita determinação. O Marinheiro foi a Jaraguá do Sul e venceu o Jaraguá por 2 a 1, construindo o resultado na primeira etapa. Apesar do elenco reduzido, o que dificulta o trabalho do técnico Tavinho, o Marcílio já somou quatro pontos nesta nova fase após a troca gestão.