Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 19/05/2025 16:43
A médica Ana Carolina Ramos e Côrte encerrou sua trajetória no Sport Club Corinthians Paulista nesta segunda-feira (19/5), após sete anos de atuação junto ao departamento médico do futebol profissional. Desde 2024, a profissional de medicina esportiva ocupava o cargo de chefe do setor, sendo a primeira mulher a assumir a função na história do clube.
A trajetória no Corinthians teve início em 2018, marcada pelo trabalho próximo aos atletas, com foco em prevenção de lesões, reabilitação e suporte integral à saúde esportiva. No comando do departamento médico, Ana Carolina implementou protocolos clínicos e estratégias alinhadas com o que há de mais atual na medicina do esporte.
O comunicado foi feito nesta manhã pelo presidente Augusto Melo no C.T. Joaquim Grava, em São Paulo (SP), um dia após o clássico contra o Santos F.C. na NeoQuímica Arena, onde a médica atuou ao lado dos jogadores na vitória por 1 a 0.
"Sou muito grata ao Corinthians pela confiança, aprendizado e oportunidades ao longo desses anos. Me enche de orgulho ter sido a primeira mulher a chefiar o departamento médico de um clube brasileiro de primeira divisão. Trabalhar em um clube da grandeza do Corinthians me trouxe grandes desafios e conquistas''.
"Levo comigo a certeza de que entreguei meu melhor todos os dias e sigo motivada a contribuir com o esporte brasileiro em novas frentes, batalhando para ver cada vez mais mulheres em cargos onde historicamente nunca estiveram. Espero que não haja retrocessos e que possamos manter, assim como ocorreu na última Olimpíada, igualdade de gênero em todas as esferas do futebol'', afirmou Ana Carolina Côrte, que segue no Comitê Olímpico Brasileiro (COB), onde é gerente da Área de Saúde do Atleta.
Dra. Ana Caroline Côrte tem 45 anos, é médica formada pela Universidade de Brasília (2007), com Residência em Medicina do Exercício e do Esporte pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP).
Concluiu Doutorado em Ciências Médicas pela FMUSP (2012), com foco em obesidade infantil e exercício, e realizou pós-doutorado em Medicina do Esporte no Instituto de Ortopedia e Traumatologia da mesma instituição.
Atua como Gerente da Área de Saúde do Atleta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) desde 2025, após passagem anterior pela entidade entre 2013 e 2023. Também é coordenadora da pós-graduação em Ciência do Esporte e acumula experiência com atletas olímpicos, como Isaquias Queiroz.
Foto: Agência Corinthians
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 20.900,00
R$ 23.900,00
Publicado 19/05/2025 18:55