Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 16/04/2025 22:46
Naming Rights & Manézices: um doutor em gestão no país da gambiarra, vendendo nome em cidade que mal tem placa, enquanto o artigo vai pra Londres e o ginásio segue sem telhado
Manja
O André Mané, ops, André Meirinho (PP), que além de ser um nome de poeta romântico da serra catarinense, também atende por “doutor”, resolveu mostrar que além de planilhas e powerpoints, também manja de naming rights — aquele esquema chique de dar nome de empresa pra estádio, ginásio, ou até pra banheiro químico, desde que role a verba.
Na gringa
Pois é, o moço lançou artigo na gringa, mais precisamente numa revista britânica, coisa fina! O título? Um trem academicamente sexy: “Naming rights in Brazil: opportunities and challenges for municipal public facilities”. Ou seja: como vender o nome do teu estádio pra uma empresa sem perder a alma – ou pelo menos sem perder o IPTU.
Tese do rapaz
E não para por aí, meus queridos leitores com cafezinho requentado na mão: a tese de doutorado do rapaz também já tava por aí, pesando umas boas centenas de páginas, como toda boa tese que se preze. Tá no site da UDESC, com direito a metodologias, gráficos, e aquele vocabulário que só quem passou pelo supletivo do CNPq entende.
Vai ter culhão?
Agora, cá entre nós: será que algum político municipal vai ter culhão (ou vergonha na cara) pra aplicar isso aí? Ou vão continuar colocando nome de parente falecido e vereador em praça que só tem mato e um banco quebrado?
Como funciona
Enquanto o Meirinho tenta explicar pros gringos como funciona o jeitinho brasileiro de vender nome de espaço público (sem entregar o espaço todo, claro), a gente segue aqui, vendo o ginásio do bairro se chamar “Ginásio Vereador Juquinha do Táxi” e o campo do time amador continuar sem vestiário, mas com patrocínio da borracharia do Zeca.
Brasil descobre
Mas vai que agora, com a tese do Meirinho e o artigo gringo, o Brasil finalmente descobre que dá pra ganhar dinheiro com naming rights sem precisar vender a alma (ou a arquibancada) pra cervejaria da moda.
Fica a dica, prefeitos!
Foto (Divulgação)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 30.600,00
R$ 13.600,00
🚒🚧 TRÂNSITO CAÓTICO! Feriado virou pesadelo pra quem pegou a BR 101 nesta sexta! Um carro pegou fogo ...
Publicado 17/04/2025 19:20