Blogs | A bordo do esporte


A bordo do esporte

Flavio Perez é profissional de marketing e jornalista há mais de 25 anos. Especialista em esportes olímpico. Lidera a agência On Board Sports. Foi manager da The Ocean Race


Arnold South America ganha status da Olimpíada das modalidades que não estão nos Jogos


Publicado 06/04/2025 17:23

De 4 a 6 de abril, o Arnold Sports Festival South America ocupou o Expo Center Norte, em São Paulo (SP), e consolidou sua fama de ser muito mais do que uma feira fitness — é a verdadeira “Olimpíada dos esportes não olímpicos”.

Reunindo atletas de vários estados e países em mais de 20 modalidades, o evento organizado pelo Savaget Group celebra a força, a superação e a pluralidade do esporte, dando visibilidade a práticas que mobilizam multidões mesmo fora do circuito olímpico oficial.

A pluralidade está por toda parte: do bodybuilding com seus cards profissionais ao cheerleading, do powerlifting à calistenia até as lutas, com competições de alto nível, participação de influencers com milhares de seguidores e histórias inspiradoras. 

O Arnold Sports Festival South America contou com a tradicional competição de bodybuilding Arnold Classic organizada pela Musclecontest, que distribuiu cards profissionais para os atletas que sonham um dia em seguir os passos de Ronnie Coleman, Schwarzenegger e Ramón Dino. 

O evento teve em todas suas divisões a disputa para amadores e para os profissionais na bodybuilder e wheelchair, vencidas por Ugolnikov ‘Goodvito’ Vitalii e Josué ‘Gorila Albino’ Monteiro, respectivamente.

Na sexta-feira (4), o destaque foi Maiara Rotta, que venceu a categoria fit model - novidade na lista de apresentações - e se tornou a primeira brasileira profissional da divisão. Outros vencedores que conquistaram o pro card foram: Talita Santos, campeã na categoria figure, Emanuele Silveira, vencedora da women's physique e Leonardo Barbosa, campeão da tradicional categoria bodybuilder amador.

No sábado (5), a ganhadora da divisão bikini foi Brenda Iracema, que participou pela primeira vez do Arnold Classic South America. Na categoria Classic, Eduardo Falcão foi o vencedor e também recebeu seu diploma de profissional.

Quem deu show no palco do Expo Center Norte foi o Gorila Albino, que foi vencedor entre os profissionais do wheelchair. Já o russo radicado no Brasil Ugolnikov ‘Goodvito’ Vitalii se candidatou ao top 10 do mundo entre os bodybuilders e superou Leandro Peres na final.

''Agora quero ter um físico maior, com mais qualidade e mais volumoso. Preciso trabalhar ainda mais para brilhar no Mister Olympia'', disse Ugolnikov Vitalii, o Goodvito.

As disputas de domingo (6) foram abertas com men’s physique com primeiro lugar de Arthur Pontes. Na wellness, categoria que tem o Brasil como referência mundial, quem ganhou foi Jessica Oliveira.

Bitelo é o novo hit do momento

Um dos destaques foi Willian Brito Piovezan, o famoso Bitelo, que quebrou o recorde mundial de levantamento terra (341 kg) e fez sua primeira competição de powerlifting após a marca no Arnold Sports Festival South America. 

A modalidade mistura levantamento terra, agachamento e supino.

Ídolo nas redes sociais, Bitelo destacou seu papel como inspiração para jovens: “Quero motivar a galera a buscar o caminho certo e lembrar sempre da família. Nunca imaginei viver algo assim, vindo de uma realidade bem diferente. A recepção calorosa do público me surpreendeu e me emocionou’’.

E por falar em força, os cliques dos celulares também estavam com quem pega pesado no strongman, tradução literal de homem forte - mas que tem mulheres dando show também com provas de empurrar, carregar, levantar, jogar peso pra cima, entre outras habilidades que testam o corpo humano ao limite.

‘’O strongman, em poucas palavras, é um atletismo de força. O atleta é testado em várias capacidades: força absoluta, explosão, resistência cardiovascular’', contou Marcos Ferrari, da Confederação Brasileira de Strongman – CBSM.

"O que atrai tanta gente é esse imaginário do super-herói. Os atletas parecem personagens de filme, fazendo coisas que, pra maioria, seriam impossíveis. É isso que mexe com o público — ver alguém fazendo algo que parece sobre-humano’’.

O evento também acolheu histórias de superação, como a de Klebson Diego, que cruzou o país em uma vaquinha para competir na calistenia. “Foram três dias de ônibus, mas estar aqui é um sonho realizado”, disse o atleta de Altamira (PA).

A calistenia se baseia no uso do próprio peso corporal para desenvolver força, resistência e flexibilidade. Isso acontece por meio de uma série de exercícios que incluem flexões, barras fixas, agachamentos, pranchas, entre outros movimentos.

‘’Como atleta e organizador de eventos, eu fico muito feliz de ver a calistenia ganhando esse espaço, tanto no cenário brasileiro quanto, principalmente, no internacional. Hoje o mundo inteiro está acompanhando essa competição e vendo o quanto somos capazes de entregar qualidade — tanto no nível dos atletas quanto na estrutura, comparável às grandes competições da Europa e dos Estados Unidos’', explicou Troia Lima, atleta e organizador de eventos de calistenia.

Música, dança e coreografias também davam um tom com menos testosterona ao ambiente esportivo do Expo Center Norte. O cheerleading combinou dança, acrobacia e animação, levando muitas crianças e adolescentes a se apresentarem. Literalmente parece que estamos vendo filmes juvenis norte-americanos da Sessão da Tarde. 

‘’Tudo começou mesmo no ambiente universitário, que deu essa visibilidade inicial. A partir daí, os ginásios passaram a investir na formação de crianças, e isso tem feito toda a diferença. Graças a Deus, o esporte está evoluindo muito bem. Cresce a cada ano, é até impressionante. Ainda é considerado novo por aqui, mas o desenvolvimento é visível’', disse Lucas Maia, da Confederação Brasileira Cheerleading & Dança.

Apresentações de capoieria, lutas de jiu jitsu, boxe e muay thai estavam na lista de competições do festival.

Com mais de 220 marcas expositoras e de R$ 1 bilhão em negócios, o Arnold Sports Festival South America também é uma vitrine estratégica para o mercado de fitness, nutrição e bem-estar. 

O Arnold Sports Festival South America é patrocinado por Integralmédica, Max Titanium, Panatta, Smart Fit, Black Skull, Champion Watch, NaturalPraPet e Shark Pro Suplementos.

Foto: Savaget

 

 

 


Conteúdo Patrocinado


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

ENQUETE

O que você acha da privatização da Marejada?



Hoje nas bancas

Confira a capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯


Especiais

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

Organização dos EUA é usada para convocar ex-assessor de Moraes para falar no Senado

JULGAMENTO DO GOLPE

Organização dos EUA é usada para convocar ex-assessor de Moraes para falar no Senado

“Comunidades estão no meio do fogo cruzado”, diz especialista

Narcotráfico na Amazônia

“Comunidades estão no meio do fogo cruzado”, diz especialista

Como a rede de acolhimento se vira contra meninas que necessitam abortar

Rede invisível

Como a rede de acolhimento se vira contra meninas que necessitam abortar

“Alguém tem que fazer alguma coisa”: velejador adere à flotilha para quebrar cerco a Gaza

FAIXA DE GAZA

“Alguém tem que fazer alguma coisa”: velejador adere à flotilha para quebrar cerco a Gaza



Colunistas

Gil com Ticiana e Joesley Batista

JotaCê

Gil com Ticiana e Joesley Batista

Água vai ficar mais cara em Itajaí

Charge do Dia

Água vai ficar mais cara em Itajaí

Brasil parado

Coluna Esplanada

Brasil parado

A resiliência da economia de SC

Coluna Acontece SC

A resiliência da economia de SC

Para onde vai o dinheiro das taxas municipais?

De Olho no Fisco

Para onde vai o dinheiro das taxas municipais?




Blogs

Morre Giorgio Armani

Blog da Jackie

Morre Giorgio Armani

🌿 Intestino e Saúde: o que é a síndrome do intestino permeável?

Espaço Saúde

🌿 Intestino e Saúde: o que é a síndrome do intestino permeável?

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

A bordo do esporte

Feira de games antigos terá nomes de fora do Brasil em 2025

Intestino

Blog da Ale Françoise

Intestino




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.