Por JC - redacao@diarinho.com.br
O zum-zum-zum da política e o ti-ti-ti dos políticos
Publicado 21/05/2025 17:33
O deputado federal Jorge Goetten (Republicanos) esteve em Brasília, acompanhando uma comitiva de autoridades de Porto Belo em audiência no Ministério da Pesca e Aquicultura. O principal tema da reunião foi a possível restrição da pesca da corvina como espécie “vulnerável”, o que tem causado preocupação entre os pescadores catarinenses.
Menos preocupante
A corvina, atualmente classificada como "menos preocupante" (LC) na lista de espécies ameaçadas de extinção, foi apresentada como “vulnerável” em uma reunião do Coletivo Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape), realizada em abril. A mudança, se confirmada, poderá resultar em medidas restritivas para a pesca da espécie, impactando diretamente a economia de Santa Catarina.
Apreensivos
“O que está em jogo aqui é o sustento de milhares de famílias. Os pescadores estão apreensivos com a possibilidade de restrição ou proibição da pesca da corvina. Viemos apresentar essa preocupação aos técnicos do ministério e pedir que levem em consideração a realidade local”, afirmou o deputado Jorge Goetten.
Sustento da família
Durante a audiência, o vereador Willian Zé do Araçá destacou que pelo menos 35 municípios catarinenses seriam afetados pela decisão. O vice-prefeito de Porto Belo, Ailto Neckel, reforçou a importância da atividade para a economia regional: “A pesca da corvina, além de uma tradição, é fonte de renda e base para uma importante cadeia industrial em Santa Catarina”.
Sensibilidade
Já o vereador Altino Torquato cobrou mais sensibilidade por parte dos órgãos federais: “As medidas precisam ser mais condizentes com a realidade dos pescadores, principalmente no que diz respeito ao cumprimento de prazos”.
Em conjunto
Representantes da Secretaria de Registro, Monitoramento e Pesquisa do Ministério da Pesca informaram que qualquer decisão sobre a pesca da corvina será tomada em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e o Ibama. No entanto, adiantaram que a espécie deverá passar por medidas de controle, mas sem uma restrição total.
A comitiva de Porto Belo foi composta por:
• Jonas Amadeu Raulino, vereador
• Ailto Neckel de Souza, vice-prefeito
• Gilberto Pedro da Silva, vereador
• Cristiani de Jesus, secretária de Cultura
• Marcelo Anastácio dos Nascimentos, diretor municipal
• Josimar José de Melo, vereador
• Altino Torquato dos Santos Júnior, vereador
• Willian Zé do Araçá, vereador
O deputado Jorge Goetten reforçou seu compromisso com os pescadores catarinenses e afirmou que seguirá acompanhando o andamento do tema junto ao governo federal.
Foto (Divulgação)
Comentários:
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Para fazer seu cadastro, clique aqui.
Se você já é cadastrado, faça login para comentar.
R$ 15.500,00
R$ 35.900,00