Por Flávio Perez - redacao@diarinho.com.br
A bordo do esporte
Publicado 11/09/2024 14:54
Atletas intensificam treinos para o Mr. Olympia Brasil Expo 2024 Evento de fisiculturismo será entre os dias 18 e 20 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).
À medida que o Mr. Olympia Brasil Expo 2024 se aproxima, os atletas intensificam os treinos para alcançar o ápice da forma física na competição de fisiculturismo do evento, organizada pela Musclecontest, em parceria com a Savaget Group. As disputas em categorias como bodybuilding, bikini, figure, men’s physique, women’s physique, wellness e classic physique ocorrem entre os dias 18 e 20 de outubro, no Distrito Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana), em São Paulo (SP).
Os preparativos para uma competição desse nível exigem ajustes rigorosos tanto nos treinos quanto na dieta, um dos fatores primordiais para definição muscular.
"Depende de cada preparador, mas na maioria dos casos, o tempo de treino aeróbico aumenta significativamente, chegando a ser realizado até três vezes por dia. Além disso, é comum haver uma diminuição na quantidade de ingestão de carboidratos, enquanto a de proteínas é mantida. Tudo feito com o objetivo de maximizar a queima de gordura, ao mesmo tempo que se preserva a massa muscular", diz Kleber Caramello, pro judge NPC/IFBB.
Cada categoria tem critérios específicos de avaliação, mas todas compartilham a exigência de volume muscular, definição, simetria corporal e presença de palco impactante.
Essa abordagem é fundamental para que os atletas atinjam o nível extremo de preparação exigido pelos juízes do Mr. Olympia Brasil Expo. Em relação aos treinos de musculação, o foco também muda nas semanas que antecedem o evento.
"Nas séries de exercícios, há um aumento no número de repetições e uma diminuição da carga, com o objetivo de evitar lesões, enquanto se mantém o foco na definição muscular e preservação da massa magra obtida durante o off season'', acrescenta Caramello. Feira Mais de 1.300 atletas buscam a consagração no Mr. Olympia Brasil Expo 2024.
Além do famoso campeonato de bodybuilding, o evento é composto de conhecida feira de nutrição esportiva, visitada por milhares de entusiastas do esporte. Na edição de 2023, o Mr. Olympia Brasil Expo quebrou recordes de público e negócios, com mais de 23 mil visitantes e transações comerciais ultrapassando a marca de 100 milhões de reais.
O evento contou, ainda, com mais de 60 expositores, 2.250 lojistas, 150 jornalistas e 1.300 atletas.
Foto: Rodrigo Dod
Publicado 11/09/2024 14:19
A ABB FIA Fórmula E está prestes a iniciar uma nova era. Chamado de Gen3 EVO, o novo carro da categoria fará sua estreia na 11ª temporada, que terá sua corrida inaugural em São Paulo (SP), em 7 de dezembro.
Esse novo modelo é a versão atualizada do carro utilizado na última temporada da categoria, tendo como principal evolução o sistema de aceleração. O Gen3 EVO promete uma aceleração de 0 a 100 km/h em 1,82 segundos, além de um sistema de frenagem regenerativa, capaz de gerar quase 50% da energia necessária para uma corrida.
As novidades foram apresentadas em uma coletiva de imprensa na sede da Prefeitura de São Paulo no Viaduto do Chá com a presença de autoridades, como o prefeito Ricardo Nunes, e do co-fundador da F-E, Alberto Longo.
Outro aspecto importante nesse no GEN3 Evo é o motor elétrico com mais de 95% de eficiência. Os pneus fornecidos pela Hankook também serão alterados. Com um material mais maleável que proporcionará maior aderência, os compostos usarão 35% de material reciclável.
O primeiro teste oficial deste carro acontece na pré-temporada da Fórmula E, que será realizada em novembro, em Valência. A primeira prova da nova geração será diante do público brasileiro.
”A primeira corrida vai ser algo difícil de prever, então pode ser que a gente tenha surpresas. Porém, a gente já fez milhares de quilômetros com o novo carro, então a gente sabe bastante de como o carro vai estar acertado para cá (E-Prix de São Paulo)”, comentou Lucas Di Grassi (ABT Lola) sobre a primeira corrida com o Gen3 EVO.
Para a sua terceira edição, o E-Prix de São Paulo passa por uma mudança de datas. As duas primeiras corridas da Fórmula E em São Paulo (SP) ocorreram no mês de março. Passando a ser a corrida inaugural para a temporada de 2024/25, a prova será realizada em dezembro.
”Acredito que não muito, porque apesar da temperatura pode ser um pouco maior em dezembro, o dia da nossa corrida na temporada passada foi bem quente. Foi o dia mais quente do ano até ali. Então, estamos preparados para isso”.
Para o piloto, a maior diferença será a nova geração de carros da Fórmula E.
”O carro muda bastante, o pneu muda bastante, passando para a tração 4×4, então isso vai mudar também o comportamento do carro. Então acredito que existem mais mudanças do carro do que da data da corrida”.
O campeão da temporada três da Fórmula E destacou sobre a importância de começar o campeonato em casa. ”É algo positivo, tem uma curiosidade maior, um interesse maior, então acho que a gente conseguir ter um bom resultado vai ser fundamental”.
Mais aqui -- https://onboardsports.net/2024/09/11/formula-e-di-grassi-projeta-estreia-do-gen3-evo/
Foto: JMENDES
Fonte: On Board Sports
Publicado 10/09/2024 15:16
O Brasil será o palco da abertura oficial da 11ª temporada do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E, no dia 7 de dezembro de 2024, no icônico Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Este evento marcará a estreia do revolucionário carro de corrida GEN3 EVO, que promete elevar os níveis de performance e emoção para a competição.
O novo modelo impressiona com sua aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 1,86 segundos e alcança velocidades de até 322 km/h. Esses atributos serão postos à prova em uma das retas mais rápidas do calendário, proporcionando uma experiência inesquecível para os mais de 20 mil fãs esperados no evento.
Na manhã desta terça-feira (10), foi realizada uma coletiva de imprensa na sede da Prefeitura de São Paulo, no Viaduto do Chá, contando com a presença de Alberto Longo, cofundador da Fórmula E, e do prefeito Ricardo Nunes. Durante o encontro, Longo expressou sua empolgação com o retorno a São Paulo: "Estamos ansiosos para mais uma corrida histórica. O Sambódromo do Anhembi proporcionará um circuito desafiador, e São Paulo está cada vez mais consolidada no cenário internacional do automobilismo sustentável. Além da corrida, o evento gera impacto econômico e promove a cidade globalmente."
O prefeito Ricardo Nunes também destacou a importância do evento para os esforços de sustentabilidade da cidade: "A Fórmula E reforça nosso compromisso com a sustentabilidade. Estamos renovando a frota municipal com ônibus elétricos e aumentando a quantidade de áreas de utilidade pública para projetos ambientais."
Para Gustavo Pires, presidente da SPTuris, sediar a abertura da temporada consolida São Paulo como um dos principais destinos globais para eventos de grande porte. "Provas como a Fórmula E não apenas impulsionam o turismo e geram empregos, mas também colocam São Paulo no centro do mapa global como uma cidade inovadora e dinâmica."
A Fórmula E já realizou duas edições em São Paulo. Na estreia em 2023, Mitch Evans, da Nova Zelândia, saiu vitorioso. Em 2024, o britânico Sam Bird conquistou o primeiro lugar. Agora, o Brasil contará novamente com a presença de Lucas di Grassi, piloto paulista e campeão da terceira temporada. Representando a equipe ABT Lola, Di Grassi comentou: "Abrir a temporada em São Paulo é um privilégio. A expectativa sempre é enorme, e será emocionante para os fãs brasileiros acompanharem as novidades de perto."
Com 17 corridas programadas em 11 cidades ao redor do mundo, a 11ª temporada promete ser uma das mais emocionantes, com uma mistura de circuitos urbanos e construídos, oferecendo desafios únicos para os 22 pilotos e para o novo carro GEN3 EVO. Este modelo apresenta uma performance 36% superior ao da temporada anterior.
Além das corridas, o público poderá aproveitar diversas atrações no Allianz Fan Village, com entretenimento para toda a família, shows ao vivo e sessões de autógrafos com os pilotos. Os ingressos já estão à venda, com preços a partir de R$ 167,50, disponíveis na plataforma Fever.
A coletiva de imprensa reforçou o compromisso da Fórmula E com a mobilidade sustentável e a inovação tecnológica, posicionando São Paulo como uma cidade protagonista no automobilismo mundial.
Calendário da Fórmula E 2024/25:
Fonte: On Board Sports - Flávio Perez
Foto: Otávio Souza
Publicado 09/09/2024 10:02
No último dia 5 de setembro, a Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e a cleantech Infinito Mare Blue Solutions oficializaram uma parceria inédita para promover uma tecnologia inovadora de despoluição de águas, inspirada em barcos a vela. O local da assinatura foi no YCSA - Yacht Club Santo Amaro, que fica às margens da Represa Guarapiranga, em São Paulo (SP).
O termo de cooperação técnica firmado entre as instituições tem como objetivo implementar a tecnologia "Caravela", uma Solução Baseada na Natureza (SbN), nos locais de prática esportiva da vela, visando a remoção contínua de poluentes em águas doces e salgadas.
Desenvolvida pela Infinito Mare, a Caravela é uma estrutura escultural ancorada na água que, além de limpar o ambiente aquático, contribui para o sequestro de carbono, libera oxigênio, aumenta a biodiversidade local e reduz o estresse ambiental.
A tecnologia, inspirada no movimento natural dos barcos a vela, também busca conectar inovação e sustentabilidade.
Tecnologia em prol do meio ambiente e do esporte
Durante o evento, o presidente da CBVela, Marco Aurélio de Sá Ribeiro, destacou a importância da iniciativa para o esporte e o meio ambiente. “Essa parceria reforça o compromisso da CBVela em utilizar o esporte como plataforma para ações sustentáveis. Estamos dedicados a promover o desenvolvimento ambiental em sintonia com a inovação, e a tecnologia Caravela vem ao encontro dessa missão”, afirmou.
A Caravela opera com algas nativas que auxiliam na purificação da água, absorvendo CO2 e estimulando o crescimento controlado dessas plantas aquáticas. Além de beneficiar o ecossistema ao redor, o projeto também busca contribuir para a segurança dos atletas que praticam esportes aquáticos, como frisou Bruno Libardoni, CEO da Infinito Mare.
“A presença das Caravelas em áreas de competição traz a percepção de que o ambiente está sendo cuidado de forma natural. Isso fortalece a relação do atleta com o meio ambiente, oferecendo uma experiência esportiva mais segura e sustentável.”
Link -- https://onboardsports.net/2024/09/09/cbvela-e-infinito-mare-blue-solutions-despoluicao-de-aguas/
Fonte: Flávio Perez | On Board | CBVela
Publicado 29/08/2024 18:37
O Mr. Olympia Brasil Expo 2024 reunirá atletas e fãs de fisiculturismo entre os dias 18 e 20 de outubro, no Distrito Anhembi, em São Paulo (Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana).
O evento contará com disputas em categorias como bodybuilding, bikini, figure, men’s physique, women’s physique, wellness e classic physique. Embora cada categoria tenha seus próprios critérios de avaliação, fatores como volume, definição muscular, simetria corporal e presença de palco são comuns a todas elas.
Durante a quarta edição do Mr. Olympia Brasil Expo, o maior campeonato de fisiculturismo do país, esses critérios serão levados ao mais alto nível de avaliação. Eles servirão como base para que os juízes escolham os atletas merecedores de um dos 21 Pro Cards em disputa, credenciais que transformam os atletas em profissionais ou garantem o acesso ao Mr. Olympia 2025, nos Estados Unidos.
"Mais de 1.300 atletas subirão ao palco em busca da consagração. Eles são o reflexo da dedicação extrema à musculação, que se torna um estilo de vida admirado por um público que cresce a cada dia", afirma Ana Paula Graziano, CEO do Savaget Group, empresa que organiza a competição em parceria com a Musclecontest.
Men’s Physique
Esta categoria busca um visual mais natural, típico de praia. Os competidores se apresentam de bermuda, reforçando essa ideia. Ombros largos, peitoral volumoso e cintura fina são essenciais para atingir a proporção corporal ideal, resultando em um tronco em formato de “V”, considerado o mais desejável. As pernas precisam estar em harmonia com o restante do corpo. Um dos grandes nomes dessa categoria é o brasileiro Felipe Franco, atleta muito aclamado pelos fãs e atualmente deputado estadual e empresário.
Classic Physique
Considerada por muitos como a categoria mais prestigiada do fisiculturismo, aqui competem alguns dos atletas mais renomados do mundo, como o canadense Chris Bumstead, cinco vezes campeão do Mr. Olympia, e o brasileiro Ramon Dino, vice-campeão em 2022 e 2023. Esta categoria exige grande volume muscular, cintura bem definida e poses cuidadosamente trabalhadas. A simetria corporal é avaliada com rigor.
Bodybuilding
Esta categoria é dedicada aos fisiculturistas que exibem os maiores volumes musculares, sempre mantendo a proporção e o condicionamento físico. Um exemplo icônico desse tipo de físico é o de Arnold Schwarzenegger, imortalizado em seus diversos filmes de sucesso.
Feira de Nutrição Esportiva
Além das competições de bodybuilding, o Mr. Olympia Brasil Expo inclui uma renomada feira de nutrição esportiva. "A feira atrai milhares de entusiastas que reconhecem a importância da suplementação na busca por um corpo perfeito. As marcas aproveitam o evento para lançar produtos que agradam tanto aos olhos quanto ao paladar de todos os praticantes de musculação que aguardam ansiosamente por essa vitrine", diz Ana Paula Graziano Leal, CEO do Savaget Group.
Na edição de 2023, o Mr. Olympia Brasil Expo quebrou recordes de público e negócios, com mais de 23 mil visitantes e transações comerciais superando 100 milhões de reais. O evento contou ainda com mais de 60 expositores, 2.250 lojistas, 150 jornalistas e 1.300 atletas.
Foto: Rodrigo Dod
Publicado 26/08/2024 15:49
Neste sábado (24), o tradicional circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica, foi palco da quarta etapa da Michelin Le Mans Cup. Em uma corrida acirrada e marcada por diversas bandeiras amarelas, o brasileiro Ricardo Gracia Filho conquistou seus primeiros pontos na competição.
Estreando na categoria e em carros protótipos, Ricardo Gracia Filho tem demonstrado uma evolução constante ao longo das corridas. Familiarizado com a pista, onde já disputou provas de Fórmula 4, o brasileiro enfrentou mais um desafio em um dos circuitos mais exigentes da Europa.
Após a bandeirada final, o piloto paulista garantiu a sexta colocação, alcançando seu melhor resultado até o momento e pontuando pela primeira vez na temporada com a Team Virage.
"A semana foi muito boa. Tivemos algumas dificuldades com o carro em comparação às semanas anteriores, e precisamos trabalhar bastante para ajustar o carro e conseguir o máximo desempenho ao longo do fim de semana", comentou Ricardo Gracia Filho, que é patrocinado pela Sabesp.
Na classificação, o carro 59 da Team Virage conquistou a décima posição no grid de largada. No entanto, logo após o início da prova, um incidente envolvendo os líderes fez com que o safety car entrasse na pista. Nesse momento, o companheiro de equipe de Ricardo, o paraguaio Oscar Bittar, que fez o primeiro stint da corrida, assumiu a quarta posição.
Bittar manteve essa colocação até entregar o carro para Ricardo Gracia Filho, restando cerca de uma hora para o fim da prova. Após a troca de pilotos e a parada nos boxes, Gracia Filho retornou à pista na 14ª posição. Rapidamente, o brasileiro subiu para a sexta colocação, brigando por posições.
Depois de uma longa intervenção do safety car devido a outro incidente na corrida, Ricardo Gracia Filho subiu mais uma posição, entrando no top-5. Com o cronômetro marcando os últimos treze minutos de prova, um novo período sob safety car foi acionado.
Quando a corrida recomeçou, Ricardo chegou a ocupar a terceira posição, mas, durante a disputa por posições, o carro do brasileiro acabou sofrendo um toque, o que resultou na perda de algumas posições.
"Estávamos em terceiro até a última volta, mas um toque nos jogou para a sexta posição, onde terminamos. Ganhamos quatro posições, então, no geral, foi uma boa corrida", destacou o piloto.
"Fico feliz por correr em Spa-Francorchamps novamente. Esta é uma das minhas pistas favoritas e estou muito satisfeito com o resultado. Agora estou confiante para as próximas corridas."
Publicado 21/08/2024 14:10
Os ingressos para a corrida de abertura da temporada 11 do Campeonato Mundial ABB FIA Fórmula E começam a ser vendidos nesta quarta-feira (21) com preços a partir de R$ 167,50. O E-Prix acontecerá no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, no dia 7 de dezembro. Mais informações estão disponíveis na plataforma Fever.
A Fórmula E já realizou duas corridas em São Paulo: a primeira em 2023, vencida por Mitch Evans, e a mais recente, em março de 2024, onde Sam Bird conquistou a vitória. O Brasil contou com Lucas di Grassi, campeão da terceira temporada, e Sérgio Sette Câmara no grid da última temporada.
A Fórmula E é o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA, levando corridas para o coração de cidades icônicas, promovendo a inovação de veículos elétricos. Unindo equipes, fabricantes e parceiros, a Fórmula E acelera o progresso sustentável e cria um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
O Sambódromo do Anhembi receberá 22 pilotos de 11 equipes para a prova, que contará com uma das retas mais rápidas do campeonato, onde os carros atingem 140 km/h. Será a primeira vez que o novo carro de corrida GEN3 EVO será testado em público.
Além das corridas, o Allianz Fan Village oferecerá entretenimento para toda a família, incluindo música ao vivo e oportunidades de autógrafos com os pilotos.
Os testes da temporada 11 ocorrerão de 4 a 7 de novembro de 2024, em Valência, na Espanha. No Brasil, os fãs poderão assistir à corrida ao vivo na TV Bandeirantes e acompanhar todas as outras sessões nos canais Band Sports, Band Play e Bandsport.br no dia 7 de dezembro de 2024.
Calendário do Campeonato Mundial de Fórmula E 2024/25:
Rodada 1: São Paulo, Brasil – 7 de dezembro de 2024
Rodada 2: Cidade do México, México – 11 de janeiro de 2025
Rodadas 3 & 4: Diriyah, Arábia Saudita – 14 e 15 de fevereiro de 2025
Rodada 5: Local a confirmar – 8 de março de 2025
Rodada 6: Miami, EUA – 12 de abril de 2025
Rodadas 7 & 8: Mônaco – 3 e 4 de maio de 2025
Rodadas 9 & 10: Tóquio, Japão – 17 e 18 de maio de 2025
Rodadas 11 & 12: Xangai, China – 31 de maio e 1º de junho de 2025
Rodada 13: Jacarta, Indonésia – 21 de junho de 2025
Rodadas 14 & 15: Berlim, Alemanha – 12 e 13 de julho de 2025
Rodadas 16 & 17: Londres, Reino Unido – 26 e 27 de julho de 2025
Sobre a Fórmula E:
Mais informações e ingressos estão disponíveis na Fever -- https://feverup.com/m/195745?thm=487&thm=.
Os fãs no Brasil poderão assistir à ação ao vivo da corrida no canal aberto TV Bandeirantes, com todas as outras sessões transmitidas ao vivo pela Band Sports, Band Play e Bandsport.br no dia 7 de dezembro de 2024.
Sobre a Fórmula E e o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E:
Como o primeiro Campeonato Mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte certificado como carbono zero desde a sua criação, o Campeonato Mundial ABB FIA Formula E traz corridas acirradas para o coração de algumas das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de elite do automobilismo para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos.
A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades anfitriãs da Fórmula E é unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Para consultas da mídia sobre a Fórmula E, entre em contato com media@fiaformulae.com
Sobre a ABB:
A ABB é uma líder em tecnologia em eletrificação e automação, permitindo um futuro mais sustentável e eficiente em termos de recursos. As soluções da empresa conectam know-how de engenharia e software para otimizar como as coisas são fabricadas, movimentadas, alimentadas e operadas.
Com mais de 140 anos de excelência, os mais de 105.000 funcionários da ABB estão comprometidos em impulsionar inovações que aceleram a transformação industrial. www.abb.com
Publicado 20/08/2024 19:37
O projeto Velejando para o Futuro II, realizado pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), tem como objetivo oferecer aulas gratuitas e regulares de iniciação esportiva à vela para 500 crianças e adolescentes, promovendo o desenvolvimento de valores do esporte e incentivando a prática constante de atividade física entre os participantes.
O programa busca não apenas introduzir os jovens na modalidade, mas também transmitir valores fundamentais como respeito, dedicação, espírito de equipe, superação e iniciativa. Todo o processo será monitorado cuidadosamente e alinhado com as responsabilidades escolares dos alunos, e a iniciativa atenderá crianças e adolescentes com até 16 anos, seguindo a metodologia da Confederação Brasileira de Vela.
O projeto oferecerá aulas de vela a partir de 01 de setembro de 2024, sendo, pelo menos, 50% dos alunos oriundos da rede pública de ensino. Para participar do processo seletivo, os responsáveis legais dos alunos deverão realizar o cadastro no link: https://bit.ly/projetovelejando2
Além de aulas teóricas e práticas, os jovens também contarão com atendimento psicológico. As atividades serão supervisionadas por treinadores e monitores capacitados pela CBVela e terá como sede a Marina da Glória, no Rio de Janeiro (RJ), palco das regatas olímpicas do Rio 2016.
O patrocínio ao projeto Velejando para o Futuro II é mais uma iniciativa da Shell Brasil em promover a inclusão social por meio de práticas esportivas. Através da Lei de Incentivo ao Esporte, a empresa está contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária.
“Para a Shell, é uma alegria poder estar junto com um projeto como esse da CBVela, que assim como a gente, acredita no poder transformador do esporte na vida das pessoas”, comenta Glauco Paiva, Gerente Executivo de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da empresa.
Os participantes serão submetidos a um processo seletivo que garantirá sua aptidão para iniciar a prática esportiva, e apenas jovens devidamente matriculados na rede de ensino (pública ou privada) poderão ser beneficiados. A Shell está comprometida em apoiar iniciativas que promovam o desenvolvimento social e contribuam para um futuro mais sustentável e esse patrocínio possibilitará que centenas de jovens tenham acesso à prática esportiva da vela em suas comunidades.
"Estamos muito felizes em ter a Shell como nossa parceira nesse importante projeto", afirmou Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela. "Acreditamos que investir na iniciação esportiva é uma forma poderosa de proporcionar oportunidades aos jovens e contribuir para seu desenvolvimento pessoal", complementou.
Um dos objetivos do projeto é combater o sedentarismo entre os jovens, problema que tem aumentado de forma alarmante e que foi agravado pela pandemia de covid-19. A falta de atividade física está diretamente relacionada a uma série de problemas de saúde, desde obesidade e diabetes tipo 2 até doenças cardiovasculares e distúrbios psicológicos.
Atualmente, aproximadamente 78% das crianças e 84% dos adolescentes brasileiros não atendem às recomendações mínimas de atividade física semanal, conforme apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Além disso, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que uma em cada três crianças entre cinco e nove anos está acima do peso no Brasil.
''Esses números demonstram claramente a necessidade urgente de intervenções. Nesse contexto, a prática do esporte da vela surge como uma solução promissora. Além dos benefícios físicos óbvios, como melhora da coordenação motora e fortalecimento muscular, ela também contribui para o desenvolvimento saudável dos jovens e promove um estilo de vida ativo'', destacou o presidente da CBVela.
A vela é um esporte completo, que trabalha tanto o corpo quanto a mente dos praticantes. Além disso, ao envolver-se nessa modalidade esportiva, as crianças e adolescentes aprendem valores importantes como disciplina, trabalho em equipe e respeito às regras.
Os alunos terão aulas básicas de montagem e desmontagem do barco, noção da direção do vento e intensidade, nós básicos, nomenclatura e conhecimento de velejada segura.
As aulas serão no contraturno escolar com duração de 2h, com o seguinte horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 16h às 18h para alunos da rede pública, e no turno da manhã para alunos da rede privada. Além disso, o projeto terá 12 meses de duração, com 250 alunos sendo atendidos no primeiro semestre e os demais no segundo semestre do projeto.
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre a Shell Brasil:
Há 111 anos no país, a Shell é uma companhia de energia integrada com participação em Upstream, Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen.
A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia
Foto: Heusi Action
Publicado 19/08/2024 16:24
No dia 24 de agosto de 2024, a Regata Aratu-Maragojipe celebrará sua 55ª edição, e entre os destaques desta competição estará o Barco Brasil. A bordo do Mussulo Bavaria 55, José Guilherme Pereira Caldas e Luiz Bolina recebem convidados na disputa de 32 milhas náuticas no litoral baiano.
A Regata Aratu-Maragojipe, conhecida como a maior prova em águas abrigadas do país, reúne anualmente centenas de embarcações no percurso que atravessa as águas da Baía de Todos-os-Santos e do Rio Paraguaçu.
Este ano, a expectativa dos organizadores é de um aumento no número de participantes, refletindo a grandiosidade e a história deste evento náutico.
A dupla José Guilherme Pereira Caldas e Luiz Bolina se prepara para a Volta ao Mundo Globe40. "Participar da Regata Aratu-Maragojipe é uma grande honra e uma oportunidade única para o nosso projeto. Esta regata, além de ser uma das mais tradicionais e belas do Brasil, oferece um cenário perfeito para divulgarmos nossa preparação para a Globe40, a volta ao mundo que disputaremos em 2025. Competir nas águas da Baía de Todos-os-Santos e do Rio Paraguaçu, em meio a tantas histórias e belezas naturais, é também uma forma de nos conectarmos com nossas raízes e com a rica cultura da Bahia'', disse Jose Guilherme Caldas.
Já Luiz Bolina acredita que correr essa regata é essencial para o projeto de Volta ao Mundo. ''Permite não apenas treinar em uma prova desafiadora, mas também compartilhar essa jornada com outros velejadores e com o público, incentivando a prática da vela e o amor pelo mar. Estamos ansiosos para o dia 24 de agosto e prontos para dar o nosso melhor nesta que será uma grande experiência".
Organizada pelo Aratu Iate Clube (AIC), a regata teve sua origem em 1969, criada por sócios do clube em homenagem ao padroeiro de Maragojipe, São Bartolomeu. Inicialmente chamada de "Regata de São Bartolomeu", a competição evoluiu para se tornar a Regata Aratu-Maragojipe, com um percurso que se estende da Baía de Aratu até a histórica cidade de Maragojipe.
Além de ser um evento esportivo de destaque, a regata também promove a divulgação de roteiros náuticos pela Baía de Todos-os-Santos, incluindo destinos como Morro de São Paulo e Baía de Camamu.
Maragojipe, que marca o término da regata, é uma porta de entrada para o Recôncavo Baiano, oferecendo aos visitantes a oportunidade de explorar a rica cultura e história da região.
Com o clube reformado e preparado para receber os velejadores a partir do dia 15 de agosto, a Regata Aratu-Maragojipe promete ser um evento inesquecível, não apenas para os competidores, mas também para todos que apreciam a beleza e a tradição do esporte náutico no Brasil.
O Barco Brasil correu recentemente a Semana Internacional de Vela de Ilhabela com o Mussulo 55 e está confirmada na REFENO no fim de setembro, prova que liga Recife (PE) a Fernando de Noronha.
Sobre o Barco Brasil
A participação do Barco Brasil em eventos faz parte do treinamento de José Guilherme Caldas para a Globe40, regata de Volta ao Mundo em duplas, que começará em 2025. Caldas estará a bordo de um Class40, ao lado de Luiz Bolina, enfrentando os desafios dos mares do planeta.
Esta será a segunda campanha brasileira oficial em uma volta ao mundo, relembrando o pioneirismo do Brasil 1 na Volvo Ocean Race. Há 19 anos, Torben Grael liderou o barco nessa histórica disputa pelos mares do mundo.
A Globe40 está agendada para os anos de 2025 e 2026, com início previsto para setembro do próximo ano na Europa, abrangendo mais de 30.000 milhas de regata.
Leia mais sobre o Barco Brasil
Publicado 18/08/2024 16:30
A etapa brasileira da Copa do Mundo de XCE - Cross Country Eliminator foi realizada neste domingo (18) no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). O evento de mountain bike, organizado pela Avelar Sports, teve chegadas decididas nos centímetros finais e vitórias de atletas estrangeiros: Marion Fromberger (Alemanha) e Edvin Lindh (Suécia), no feminino e masculino, respectivamente.
Mais de 60 atletas de 20 países participaram das eliminatórias do XCE logo pela manhã na pista de 630 metros, que incluía quatro obstáculos artificiais e dois naturais no cartão-postal da capital paulista. Foi a primeira vez que o Brasil sediou uma etapa do campeonato chancelado pela City Mountain Bike.
Os quase 20 mil fãs da modalidade, que lotaram o Shimano Fest no Memorial da América Latina, empurraram os atletas brasileiros durante as tomadas de tempo, eliminatórias e finais, realizadas com 31 graus de temperatura.
No XCE, os ciclistas competem em baterias de quatro atletas e duas voltas, onde o contato entre as bikes e a disputa por espaço são os principais elementos da competição.
''A gente que tem esse DNA de desenvolver o mountain bike no país e transformar realmente o esporte. Uma etapa da Copa do Mundo aqui, dentro da maior feira da América Latina, faz total sentido. Agora, é trabalhar para fazer algo maior e já planejar 2025'', disse Felipe Avelar, CEO da Avelar Sports.
O XCE (Cross-Country Eliminator) é uma modalidade do mountain bike que vem crescendo no cenário nacional e internacional. Na modalidade, os ciclistas competem em curvas sinuosas, com obstáculos, e precisam eliminar uns aos outros até restar apenas um vencedor.
Resultados oficiais
No feminino, a alemã Marion Fromberger superou a brasileira Iara Caetano Leite por apenas 57 centésimos de segundo. Em terceiro lugar ficou a holandesa Didi de Vries.
No masculino, o sueco Edvin Lindh foi o vencedor, seguido por Luiz Henrique Cocuzzi, atleta brasileiro e mais aplaudido na capital paulista. O terceiro colocado foi o romeno Ede-Karoly Molnar, atual campeão europeu da modalidade.
No duelo final feminino da Copa do Mundo de XCE - Cross Country Eliminator, Marion Fromberger superou Iara Caetano Leite por apenas 57 centésimos de segundo. Em terceiro chegou a holandesa Didi de Vries.
''Eu adoro esse país lindo e as pessoas que me ajudaram a acelerar no fim. A corrida foi bem apertada, como é o caso do XCE, e conseguir esse desempenho no fim para cruzar em primeiro lugar'', disse Marion Fromberger, que fez a prova final em 1min55s07.
Iara Caetano Leite chegou perto da vitória após avançar em segundo lugar nas semifinais. As brasileiras Ana Laura Moraes, Luiza Cocuzzi, Isabella Lacerda e Marcela Lima Matos acabaram ficando na disputa que valia vaga entre as quatro finalistas.
''Eliminator é detalhe. Você tem que fazer uma estratégia, segui-la à risca, ser paciente e calma, e ao mesmo tempo, além de ser arisca, acelerar na hora certa, trocar de marcha na hora certa. Tem que ser muito preciso e calmo ao mesmo tempo'', contou Iara Caetano Leite.
''E foi isso que eu fiz: fiz minha estratégia, li a prova, observei as demais atletas e dei o meu máximo em cada curva e cada reta'', completou Iara Caetano Leite.
O sueco Edvin Lindh comemorou seu triunfo em São Paulo (SP), mesmo sendo apontado como um dos favoritos antes das baterias começarem. O ídolo local Luiz Henrique Cocuzzi, atleta brasileiro vice-campeão, foi a cereja do bolo para o ciclista da Escandinávia.
Edvin Lindh fez as duas voltas da prova final em 1min41s80, seguido por Cocuzzi e pelo romeno Ede-Karoly Molnar, atual campeão europeu da modalidade.
''O treinamento é a chave para o sucesso! Além do pedal, faço muito trabalho de musculação, que foi fundamental nesse tipo de prova, que é curta. Aqui, eu soube defender minha posição para sair campeão''.
Luiz Henrique Cocuzzi saiu emocionado após terminar com a medalha de prata e um gostinho de quero mais. ''É uma prova muito de detalhes. Você comete um pequeno erro, e já é o suficiente para não passar. Eu não consegui fazer outra ultrapassagem e, no final, perdi o gap. Faz parte do esporte, e estou feliz pelo apoio que tive a cada volta aqui''.
A City Mountain Bike aprovou a realização da Copa do Mundo em São Paulo, garantindo que a etapa servirá de exemplo para as demais do calendário. O belga Kristof Bruyneel, CEO da empresa, elogiou a organização da Avelar Sports, bem como o apoio do público brasileiro.
''Aqui, a grande experiência dos ciclistas europeus fez a diferença, mas os brasileiros, como Cocuzzi e Iara, foram empurrados pela torcida local. Do ponto de vista do evento, a Avelar Sports fez um excelente trabalho, com um nível alto! É um grande exemplo para a família do City Mountain Bike''.
A próxima etapa da Copa do Mundo de XCE - Cross Country Eliminator será em 29 de setembro em Bengaluru, na Índia.
Link de fotos -- https://photos.app.goo.gl/7VJ4XAaNv5mhB7PDA
Transmissão oficial -- https://www.youtube.com/watch?v=VYNFj5NGOOo
Resultados -- https://tinyurl.com/XCEBrasilResults
Mais informações -- https://www.citymountainbike.com/
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da On Board Sports têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site.
Nas pistas, foram cinco grandes finais de semana de provas em 2023. Em março, houve o Desafio dos Gigantes, em Petrópolis (RJ). No mesmo mês, aconteceu a primeira etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real, em Itabirito (MG). As outras duas etapas da competição foram realizadas em Ouro Branco e Arcos, ambas mineiras, nos meses de maio e julho, respectivamente. Já em agosto, a Avelar organizou o Desafio dos Famosos, em São Paulo (SP).
Publicado 18/08/2024 13:38
Após dois dias exclusivos para profissionais do mercado, o Shimano Fest 2024 abriu as portas para o público neste sábado (17). E foi uma verdadeira invasão, com milhares de visitantes no evento, instalado no Memorial da América Latina, em São Paulo, para uma imersão no universo do pedal. Parte entrou pelo portão principal, parte pelo bicicletário, após participar do Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu. E neste domingo (18) tem mais, a partir das 10h, com entrada grátis.
A principal atração esportiva do Shimano Fest é a Copa do Mundo de XCE - Cross Country Eliminator, que vai reunir atletas de 17 países para a disputa da modalidade que é apontada como o futuro do mountain bike em centros urbanos. Neste sábado, os bikers tiveram o primeiro contato com a pista montada dentro do Memorial da América Latina. No domingo, se enfrentam a partir de 11h, em provas curtas, rápidas e eliminatórias.
Nos primeiros treinos na pista organizada pela Avelar Sports, os ciclistas apontaram que o percurso é técnico e com características brasileiras. Para alguns, como o campeão europeu Ede Molnar, da Romênia, é uma oportunidade de competir em alto nível contra os melhores do mundo, inclusive os brasileiros. “Gostei bastante da estrutura do evento, vi um pouco da pista e deve ser uma prova bastante desafiadora. Nunca imaginei que o Brasil tivesse tanto interesse pelo ciclismo. Me impressionou ver tantas marcas e tanta gente pedalando”, comentou Molnar.
A alemã Marion Fromberger disse que a pista vai exigir bastante dos competidores da Copa Mundo. “As ciclistas de fora e as brasileiras são muito boas e acredito que a prova será emocionante, pelas características de ser rápida e dinâmica”.
Conterrâneo de Marion, Simon Gegeheimer vem para a Copa do Mundo com mais conhecimento sobre o Brasil. Amigo de Luiz Cocuzzi e com pelo menos sete eventos disputados no País, o alemão já está acostumado com as características do MTB brasileiro. “Nós estamos em um bom nível de motivação e os brasileiros também por correr em casa. Mas estou com fome de vitórias”.
Quem participou da coletiva internacional neste sábado foi a holandesa Didi de Vries. A atleta também destacou os elementos naturais do Memorial da América Latina, que fazem da etapa uma das mais especiais do circuito. “A modalidade tem crescido muito pois é bastante urbana e ideal para os fãs acompanharem.”
A prova terá 630 metros com seis obstáculos, sendo dois naturais e quatro artificiais, e também contará com a força dos ciclistas brasileiros como Ana Laura e Luiz Henrique Cocuzzi, campeões brasileiros de XCE no início deste mês; Renato Rezende e Iara Caetano, campeões brasileiros de XCE no ano passado, além de Raiza Goulão, que representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
Passeio - Sem a preocupação em relação a performance, como os atletas do XCE, os quase 6 mil participantes do 5º Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu percorreram um trajeto de aproximadamente 10km quilômetros entre o Parque do Ibirapuera e o Memorial da América Latina. Ao final da pedalada, foram realizados sorteios de prêmios, entre eles 12 bicicletas, óculos, capacetes, camisetas para ciclismo e outros acessórios.
Muita coisa para fazer - Além da programação esportiva, o Shimano Fest faz a alegria de adultos e crianças, grupos de familiares e amigos, com atividades e ativações, além da feira com exposição de bicicletas e acessórios das principais marcas internacionais e nacionais, como, por exemplo, a OGGI Bikes, patrocinadora do festival da bike.
No Shimano Fest, o pedal não só é liberado como estimulado entre adultos e crianças. Meninos e meninas participam de brincadeiras e pedalam em mini-rampas na Arena Kids, que neste ano traz novidades, como clínicas de ioiô e cubo mágico. Para adolescentes e adultos, o Test-Ride oferece a oportunidade de experimentar modelos de diversas marcas, inclusive elétricos. Entre uma pedalada e outra, é possível curtir shows no palco do evento, inclusive a apresentação de Taiko, os tambores japoneses, colecionar brindes e muitas experiências divertidas e instrutivas.
Foto: Cesar Delong
Publicado 18/08/2024 13:37
Como já é tradição no calendário cultural da cidade de São Paulo, o Festival de Filmes Rocky Spirit vai transformar o gramado do Parque Villa-Lobos em uma sala de cinema ao ar livre. A 14ª edição do festival de documentários sobre vida ao ar livre, meio ambiente e esportes será nos dias 31 de agosto e 1 de setembro, com entrada grátis.
O Rocky Spirit 2024 apresenta, em um telão de alta definição de 150 m2, alguns dos melhores documentários sobre vida ao ar livre, com histórias inspiradoras permeadas de emoção, desafios e muitas conquistas. A programação conta com produções nacionais e internacionais, incluindo o melhor de renomados festivais internacionais como Mountainfilm e Reel Rock. Para chegar à seleção final, foram avaliados mais de 300 filmes. Ao todo a seleção traz 50 filmes, sendo 18 nacionais.
Além das exibições dos filmes, o fim de semana do Rocky Spirit tem programação para toda a família. A partir das 13h irão acontecer no espaço do festival oficinas e clínicas gratuitas para toda a família, incluindo aula de yoga e oficina para ensinar as crianças a pedalar sem rodinhas.
No fim de tarde, às 17h30, as atrações musicais do Rocky Spirit vão embalar o público no gramado, preparando para o grande momento da noite.
Às 19h o grande telão se ilumina e todos se acomodam para duas horas de programação com os documentários selecionados. A programação é diferente em cada dia e, além disso, o público poderá ver de perto diretores e protagonistas dos documentários que estarão presentes e participarão de bate-papos.
Após as emoções de viver a experiência de assistir filmes sob as estrelas, o Rocky Spirit entra na fase online. Entre 2 e 15 de setembro, é possível ver e rever os filmes do festival no conforto de casa, incluindo ainda muitos filmes que não foram exibidos no parque e são exclusivos do streaming. “O Rocky Spirit Online democratiza e reverbera o conteúdo do festival, levando os filmes para todo o Brasil. Nossa missão é inspirar as pessoas a buscar uma vida mais verdadeira e mais conectada com a natureza, e uma das formas de fazer isso é espalhar essa mensagem”, comenta Andrea Estevam, diretora do festival e responsável pela curadoria dos documentários.
Pôster - Outra marca registrada do Rocky Spirit é o pôster de cada edição. Em 2024, Denis Freitas assina o cartaz. Ilustrador há 17 anos, muralista há 25 anos, o artista trouxe muitas referências do universo do grafite e das interações da mente humana com a tecnologia para o pôster do Rocky Spirit 2024. “Me chamou a atenção como o festival usa a tecnologia tão sofisticada do telão a céu aberto, para o público, e de graça”, afirma, mencionando o gramado do Villa-Lobos, onde gente com todo tipo de perfil se une uma vez por ano para assistir a seleção de filmes sobre vida ao ar livre.
“Esse projetor enorme me trouxe uma visão meio sci-fi da coisa. Procurei trazer um pouco do que acontece na cabeça de cada um que está assistindo e participando daquele momento: uma cabeça que se abre e se dissolve, se torna um com a tecnologia Esse momento em que a gente une a tecnologia ao ser humano é muito recorrente no meu trabalho, transformar um em uma extensão do outro. Achei legal também trazer a audiência contemplando: os esportistas ali estão assistindo, não em um momento de ação. O festival é o momento de mostrar o que acontece na tela, e como ela ressoa para nós.”
O Rocky Spirit 2024 tem patrocínio de BYD e Combustíveis Gulf, apoio de Fjällhäven Brasil, mídias oficiais Go Outside e Hardcore, parceria Mountain Film e realização Rocky Mountain Sports Content.
Publicado 18/08/2024 12:38
A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) tem o prazer de anunciar a realização do I Training Camp 49erFX, um programa inovador destinado a velejadoras que desejam avançar no cenário do alto rendimento. O evento será realizado de 24 a 27 de setembro no Rio de Janeiro (RJ), com vagas limitadas.
Interessadas devem se inscrever até o dia 25 de agosto de 2024, através do link: https://forms.gle/GDkfXmHXAErH7WGX8
Este Training Camp tem como missão desenvolver o talento de jovens atletas femininas, facilitando sua transição da vela juvenil para a vela adulta, ao mesmo tempo em que promove a renovação na classe 49erFX. A clínica oferecerá às participantes a oportunidade de se beneficiarem do legado técnico e de experiência das três campanhas olímpicas de Martine Grael e Kahena Kunze.
"O foco não é apenas no desenvolvimento das velejadoras, mas também na formação de novas treinadoras especializadas na Classe 49erFX. Estamos dando continuidade ao trabalho que começamos com o Curso de Treinadoras (PDEF 2023)", explicou Maria Hackerott, treinadora da CBVela.
Com este evento, a CBVela reforça seu compromisso com a valorização e o empoderamento das mulheres na vela, garantindo o crescimento contínuo da vela feminina no Brasil.
"O projeto faz parte do Programa de Vela Feminina da CBVela e representa um passo importante para o surgimento de novas gerações que poderão integrar futuros ciclos olímpicos. Estamos apenas começando, mas iniciativas como essa podem abrir grandes portas", ressaltou Martha Rocha, também treinadora da CBVela.
Foto: Wander Roberto
Publicado 18/08/2024 12:36
Ciclistas de 25 países testaram pela primeira vez a pista da Copa do Mundo de XCE - Cross Country Eliminator no Memorial da América Latina, em São Paulo (SP). Os melhores da modalidade, que é apontada como o futuro do mountain bike em centros urbanos, se enfrentam durante o Shimano Fest a partir de 11h deste domingo (18), em provas curtas e eliminatórias.
Nos primeiros treinos na pista organizada pela Avelar Sports, os ciclistas apontaram que o percurso é técnico e com características brasileiras.
Para alguns, como o campeão europeu Ede Molnár, da Romênia, trata-se de uma oportunidade de competir em alto nível contra os melhores do mundo, inclusive os brasileiros.
“Gostei bastante da estrutura do evento. Vi um pouco da pista e deve ser uma prova bastante desafiadora. Nunca imaginei que o Brasil tivesse tanto interesse pelo ciclismo. Me impressionou ver tantas marcas e gente pedalando”.
A alemã Marion Fromberger disse que a pista vai exigir bastante dos competidores da Copa Mundo. “As ciclistas de fora e as brasileiras são muito boas, e prevejo que a prova seja emocionante pelas características de ser rápida e dinâmica”.
Conterrâneo de Marion, Simon Gegeheimer vem para a Copa do Mundo com mais conhecimento sobre o Brasil. Amigo do brasileiro Luiz Henrique Cocuzzi e com pelo menos sete eventos disputados aqui, o alemão já está acostumado com as características do MTB local.
“Nós estamos em um bom nível de motivação e os brasileiros também por correrem em casa. Mas estou com fome de vitórias”.
Quem participou da coletiva de imprensa internacional foi a holandesa Didi de Vries. A atleta também destacou os elementos naturais do Memorial da América Latina que fazem da etapa uma das mais especiais do circuito.
“A modalidade tem crescido muito, pois é bastante urbana e ideal para os fãs acompanharem”.
A prova
A etapa paulista da Copa do Mundo de XCE conta com um circuito entre 450m e 500m, com quatro a seis obstáculos, naturais ou artificiais. Todos os atletas fazem uma etapa de contrarrelógio de uma volta.
As oitavas de final têm início com os 16 melhores tempos da categoria feminina e os 32 da masculina. Cada bateria é disputada por quatro atletas correndo duas voltas no circuito (1.000m).
Os dois ciclistas mais rápidos avançam para as quartas de final, e os dois piores colocados deixam a disputa pelo título. Quem passar vai à semifinal. Os perdedores da semifinal encaram a Small Final, entre 4º e 8º, e os ganhadores fazem a corrida pela taça.
O Mundial de XCE
O XCE (Cross-Country Eliminator) é uma modalidade do Mountain Bike que vem crescendo no cenário nacional e internacional. Na modalidade, os ciclistas competem em curvas sinuosas, com obstáculos, e precisam eliminar um ao outro, até sobrar o vencedor.
A primeira etapa do Mundial de XCE foi realizada no dia 20 de abril, em Paris, capital da França, e cidade que sediou os Jogos Olímpicos de 2024. Depois, a Copa do Mundo de XCE foi para Barcelona, na Espanha, e Palangkaraya, na Indonésia, e Sakarya, na Turquia, nos dias 26 de abril, 19 de maio e 26 de maio, respectivamente. Antes de São Paulo, o circuito passou ainda por Leuven, na Bélgica, em 02 de junho.
Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Árabia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente.
Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Arábia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente.
Grandes nomes do mountain bike
A etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE contará com grandes nomes do mountain bike nacional e internacional. O Brasil será representado por atletas como Ana Laura Moraes e Luiz Henrique Cocuzzi, campeões brasileiros de XCE no início deste mês de agosto.
Renato Rezende e Iara Caetano, campeões brasileiros de XCE no ano passado, também estão confirmados. José Gabriel Marques e e Raiza Goulão, também estão confirmados. Ela representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Além dos brasileiros, a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE contará com o brilho de diversos ciclistas de renome internacional. Destaque para o francês Titouan Perrin-Ganier, hexacampeão mundial de XCE, e a italiana Gaia Tormena, pentacampeã mundial da categoria.
Credenciamento
Os veículos e jornalistas interessados na cobertura do Shimano Fest 2024 devem solicitar credenciamento pelo e-mail redacao@zdl.com.br, com nome do veículo e do(s) profissional(is), função, e-mail e celular.
Baixe o app oficial da Shimano Fest 2024:
Link Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.yazo.shimano2024
Link IOS: https://apps.apple.com/br/app/shimano-fest-2024/id6504778093
Programação da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE
Sábado, 17 de agosto
11h30-12h: Retirada dos Numerais
10h-13h: Primeiro Treino Livre - Masculino e Feminino
Domingo, 18 de agosto
9h30-10h: Retirada dos Numerais
10h-10h45: Segundo Treino Livre - Masculino e Feminino
11h-11h30: Tomada de Tempo Feminino
11h30-12h: Tomada de Tempo Masculino
12h15-13h15: 1/8 Finais Feminino e Masculino - AO VIVO NO YOUTUBE DA AVELAR SPORTS
13h30-14h30: Finais Femininas e Masculinas - AO VIVO TV E INTERNET
14h45-14h55: UCI Short Track (XCC) - Feminino - AO VIVO NO YOUTUBE DA AVELAR SPORTS
15h05-15h15: UCI Short Track (XCC) - Masculino - AO VIVO NO YOUTUBE DA AVELAR SPORTS
15h30 - Cerimônia
Calendário do Mundial
A primeira etapa foi realizada no dia 20 de abril, em Paris, capital da França, e cidade que sedia os Jogos Olímpicos de 2024. Depois, a Copa do Mundo de XCE foi para Barcelona, na Espanha, e Palangkaraya, na Indonésia, e Sakarya, na Turquia, nos dias 26 de abril, 19 de maio e 26 de maio, respectivamente. Antes de São Paulo, o circuito passou ainda por Leuven, na Bélgica, em 02 de junho.
Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Árabia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente.
Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Árabia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente.
No ano passado, a Avelar Sports organizou o Desafio dos Gigantes MTB Short Track Shimano Fest 2023, em São Paulo (SP). A pista da competição também foi montada entre as obras de Oscar Niemeyer, no Memorial da América Latina. As provas masculina e feminina foram de XCC, o short track, e reuniram atletas convidados e da categoria Elite (profissional).
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da On Board Sports têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site.
Nas pistas, foram cinco grandes finais de semana de provas em 2023. Em março, houve o Desafio dos Gigantes, em Petrópolis (RJ). No mesmo mês, aconteceu a primeira etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real, em Itabirito (MG). As outras duas etapas da competição foram realizadas em Ouro Branco e Arcos, ambas mineiras, nos meses de maio e julho, respectivamente. Já em agosto, a Avelar organizou o Desafio dos Famosos, em São Paulo (SP).
Foto: Cesar Delong
Publicado 15/08/2024 11:00
A Transbrasa, que é patrocinadora do barco Inaê Soto e de diversas atividades náuticas e culturais, completou 50 anos nesta semana. Sediada em Santos (SP), a empresa é referência em serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente.
Entre as modalidades patrocinadas pela Transbrasa estão a pesca e a vela de oceano, com destaque para o barco Inaê Soto Transbrasa, que em 2024 participa de competições importantes no cenário da vela.
Além da vela, a Transbrasa tem uma longa trajetória de apoio a outras modalidades esportivas, como lutas marciais, incluindo Kung Fu e Karatê. A empresa também apoia eventos de beach tênis voltados para a inclusão social e de gênero, o surfe, o tênis e a canoa havaiana.
Bayard Neto, comodoro da Associação Brasileira de Vela de Oceano (ABVO), destaca a importância do envolvimento da Transbrasa com o esporte. ''A vela está na cultura dos dirigentes da empresa, ainda mais sendo o esporte da família. Não poderia ser diferente, e por isso, recebe nosso patrocínio. Essa é uma história de 50 anos de profundo envolvimento com o esporte, refletindo o que está na veia e no DNA da família que lidera a empresa”, afirmou Bayard.
A empresa desenvolve projetos contribuindo com a preservação do meio ambiente e da natureza, agindo de forma ecologicamente correta.
A Transbrasa nasceu no ano de 1974 como uma transportadora. Com muito empenho e dedicação do então gerente, Bayard F. Umbuzeiro Filho, a empresa expandiu seus negócios. Em 1977, Bayard Filho assumia a diretoria da empresa, sendo um dos principais responsáveis pelo seu crescimento.
No ano de 1980, tornou-se o proprietário. Desta forma, imprimiu à empresa a marca da inovação e empreendedorismo. O diferencial Transbrasa é estar à frente em relação aos projetos de sua área, principalmente aos ligados à tecnologia da informação, proporcionando benefícios aos colaboradores e aos clientes. O Sistema de Agendamento desenvolvido pela equipe TI da Transbrasa é um exemplo, e foi referência para outras empresas e para a própria CODESP.
Sobre a Transbrasa
A Transbrasa é reconhecida pela inovação e qualidade nos serviços de armazenagem, como recinto alfandegado independente e de transportes. Possui a missão de trabalhar para o desenvolvimento e o progresso, com apelo social e respeito ao meio ambiente, objetivando a satisfação do cliente, resultado de eficiência e lucros.
Publicado 14/08/2024 14:57
O E-Prix no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo (SP), será em 7 de dezembro e a comercialização será feita em parceria com a Fever A lista de espera para a pré-venda já está aberta por meio do site oficial e oferece aos fãs a oportunidade de um preço exclusivo nos ingressos a partir de 20 de agosto.
Mais informações e ingressos estão disponíveis na Fever -- https://feverup.com/m/192563?thm=487&thm= e em www.fiaformulae.com/saopaulo.
A Fórmula E já correu duas vezes na capital paulista. A primeira em 2023 vencida pelo neozelandês Mich Evans e a deste ano, no mês de março, o britânico Sam Bird ganhou com sua NEOM Mclaren na curva final.
O Brasil contou no grid com dois pilotos na última temporada, que foram Lucas di Grassi, campeão da terceira temporada, e Sérgio Sette Câmara. O jovem Caio Collet correu um fim de semana na F-E.
"É sempre uma honra correr na minha cidade natal, e ter a chance de fazer isso duas vezes este ano é realmente especial. A energia e o apoio dos fãs locais são incomparáveis e tornam este fim de semana muito especial dentro e fora da pista''.
''Já estamos animados para a temporada 11 e o trabalho duro para a empolgante era GEN3 Evo está a todo vapor. Mal posso esperar para a Fórmula E iluminar as ruas de São Paulo para o que tenho certeza será uma abertura de temporada emocionante."
"A vitória do ano passado em São Paulo foi um destaque da minha carreira. Significou muito que, juntos como equipe, pudéssemos trazer para casa um troféu – a primeira vitória para a NEOM McLaren Formula E Team e a primeira vitória totalmente elétrica para a McLaren Racing", contou Sam Bird.
O famoso Sambódromo do Anhembi receberá 22 pilotos de 11 equipes para a prova, que tem uma das retas mais rápidas do campeonato, onde os competidores atingem 140 km/h. Todas as arquibancadas terão vista para o grid de largada, já que a corrida começará no local principal da passarela do samba, onde as escolas dão seu show todos os meses de fevereiro.
Será a primeira vez que o novo carro de corrida GEN3 EVO será testado em público, capaz de ir de 0 a 60 mph em apenas 1,82 segundos – 36% mais rápido que o atual GEN3.
Além de toda a ação na pista, os fãs também terão a chance de aproveitar um dia inteiro de entretenimento fora das pistas para toda a família. A Allianz Fan Village - o festival imersivo de fãs da Fórmula E no coração de cada E-Prix - estará de volta com força total, oferecendo música ao vivo, uma arena de jogos e oportunidades de autógrafos com os pilotos.
Os testes para a temporada 11 serão realizados de 4 a 7 de novembro de 2024 em Valência, na Espanha.
Os fãs no Brasil poderão assistir à ação ao vivo da corrida no canal aberto TV Bandeirantes, com todas as outras sessões transmitidas ao vivo pela Band Sports, Band Play e Bandsport.br no dia 7 de dezembro de 2024.
Publicado 13/08/2024 18:21
A quarta edição do Mr. Olympia Brasil Expo será realizada entre os dias 18 e 20 de outubro no Distrito Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1209, Santana), em São Paulo (SP). O evento, organizado pelo Savaget Group, em parceria com a Musclecontest, distribuirá 21 pro cards nas categorias bodybuilding, classic physique, women’s physique, figure, men’s physique, wellness e bikini.
Com essas credenciais, atletas amadores tornam-se profissionais e ganham o direito de disputar o Mr. Olympia 2025, campeonato realizado nos Estados Unidos, considerado a Copa do Mundo da modalidade. “Isso aumenta ainda mais a importância do Mr. Olympia Brasil Expo, que costuma receber competidores de vários países, além de ser a primeira vitrine para os brasileiros que desejam ir bem longe na modalidade”, diz Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest.
Os organizadores do Mr. Olympia Expo 2024 esperam receber cerca de 1.300 atletas em três dias de disputas. Muitos deles mirando feitos de ídolos como Ramon Dino e Rafa Brandão. Uma das atletas consagradas na disputa de 2023, que já iniciou essa escalada de sonho, é Saionara Rabelo. Estreante na competição no ano passado, ela venceu a categoria figure. ''É uma sensação indescritível ser campeã do Mr. Olympia Brasil Expo, considerado o maior e mais difícil campeonato do país. Foi ali que me tornei profissional e ganhei visibilidade, revertida na forma de patrocínios”, diz ela.
A categoria vencida por Saionara Rebelo, seguida por Bruna Vieira e Daiene Carvalho, respectivamente segunda e terceira colocadas, pede maior desenvolvimento muscular e percentual de gordura corporal bem baixo, principalmente de tronco e braços.
Na edição de 2023, realizada em São Paulo, o Mr. Olympia Brasil Expo, que também tem a feira de nutrição esportiva como carro-chefe, quebrou recordes de público e negócios, com mais de 23 mil visitantes e transações comerciais ultrapassando a marca de 100 milhões de reais. O evento contou, ainda, com mais de 60 expositores, 2.250 lojistas, 150 jornalistas e 1.300 atletas. “Não tenho dúvidas de que esse é um dos momentos mais aguardados do ano por todos os praticantes de musculação que fazem uso de suplementação e buscam incentivo na imagem dos competidores. A indústria, evidentemente, agradece e faz de tudo para atrair esse público consumidor.”, afirma Ana Paula Graziano Leal, CEO da Savaget Group.
Publicado 13/08/2024 16:56
A menos de uma semana para a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE, o Cross Country Eliminator, organizada pela Avelar Sports em parceria com a Shimano Fest, ciclistas renomados internacionalmente finalizam a preparação. Entre eles, estão o paulista Luiz Henrique Cocuzzi e a baiana Ana Laura Moraes, que no último dia 4 conquistaram o título de campeões brasileiros da categoria, em Congonhas (MG).
Ambos defendem a Audax Racing, que é patrocinadora master da prova a ser realizada neste domingo (18), no Memorial da América Latina, na Zona Oeste da capital paulista, e despontam como grandes talentos do mountain bike na atualidade. Os primeiros treinos livres acontecerão no sábado (17).
Luiz Henrique Cocuzzi, de 31 anos, tem no currículo o título de campeão panamericano de XCE em 2015, mas acabou se afastando da modalidade nos últimos anos. Em 2024, decidiu voltar a competir no mountain bike e saiu com a vitória, o que deu ainda mais motivação para os próximos desafios.
"Chego com a expectativa alta e estou me preparando muito bem para esta prova. Por ser uma etapa da Copa do Mundo de XCE, ainda mais dentro da Shimano Fest, a competição tem um grande peso", conta Cocuzzi, que também ficou com o título no XCO no Brasileiro.
A jovem Ana Laura, de apenas 19 anos, não para de colecionar conquistas em diversas modalidades do ciclismo. Além do XCE, é a atual campeã brasileira de estrada e maratona.
"Será a minha primeira vez correndo uma Copa do Mundo de XCE, então vejo como uma grande oportunidade de largar com as melhores do mundo. Agora, com o título de campeã brasileira de XCE, estou animada e as expectativas são as melhores", comentou Ana Laura.
O XCE (Cross-Country Eliminator) é uma modalidade do Mountain Bike que vem crescendo no cenário nacional e internacional. Na modalidade, os ciclistas competem em curvas sinuosas, com obstáculos, e precisam eliminar um ao outro, até sobrar o vencedor.
"O Brasil tem desenvolvido bastante no mountain bike, e estão aumentando o nível de todos, tanto dos atletas, quanto do evento e organizados. E isso ajuda nós atletas a crescermos e evoluirmos também", destacou Ana Laura.
Astros e estrelas internacionais em ação
Além dos brasileiros, a etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE contará com o brilho de diversos ciclistas de renome internacional. Destaque para o francês Titouan Perrin-Ganier, hexacampeão mundial de XCE, e a italiana Gaia Tormena, pentacampeã mundial da categoria.
A etapa brasileira do Mundial de XCE será a sexta de oito. A Copa do Mundo de Cross Country Eliminator é organizada pela City Mountainbike e a UCI (Union Cycliste Internationale). Todas as paradas acontecem em grandes cidades, o que evidencia o tamanho da competição e a confiança depositada na Avelar Sports.
"O Brasil está sendo palco de grande eventos, e virando referência na América Latina. Os atletas estão vindo participar pela quantidade e pela qualidade das provas que estão acontecendo no Brasil", comentou Cocuzzi.
Credenciamento
Os veículos e jornalistas interessados na cobertura do Shimano Fest 2024 devem solicitar credenciamento pelo e-mail redacao@zdl.com.br, com nome do veículo e do(s) profissional(is), função, e-mail e celular.
Baixe o app oficial da Shimano Fest 2024:
Link Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.yazo.shimano2024
Link IOS: https://apps.apple.com/br/app/shimano-fest-2024/id6504778093
Programação da etapa de São Paulo da Copa do Mundo de XCE
Sábado, 17 de agosto
11h30-12h: Retirada dos Numerais
10h-13h: Primeiro Treino Livre - Masculino e Feminino
Domingo, 18 de agosto
9h30-10h: Retirada dos Numerais
10h-10h45: Segundo Treino Livre - Masculino e Feminino
11h-11h30: Tomada de Tempo Feminino
11h30-12h: Tomada de Tempo Masculino
12h15-13h15: 1/8 Finais Feminino e Masculino - AO VIVO NO YOUTUBE DA AVELAR SPORTS
13h30-14h30: Finais Femininas e Masculinas - AO VIVO TV E INTERNET
14h45-14h55: UCI Short Track (XCC) - Feminino - AO VIVO NO YOUTUBE DA AVELAR SPORTS
15h05-15h15: UCI Short Track (XCC) - Masculino - AO VIVO NO YOUTUBE DA AVELAR SPORTS
15h30 - Cerimônia
Calendário do Mundial
A primeira etapa foi realizada no dia 20 de abril, em Paris, capital da França, e cidade que sedia os Jogos Olímpicos de 2024. Depois, a Copa do Mundo de XCE foi para Barcelona, na Espanha, e Palangkaraya, na Indonésia, e Sakarya, na Turquia, nos dias 26 de abril, 19 de maio e 26 de maio, respectivamente. Antes de São Paulo, o circuito passou ainda por Leuven, na Bélgica, em 02 de junho.
Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Árabia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente.
Após a etapa de São Paulo, a Copa do Mundo de XCE passará por Bengaluru, na Índia, e Riyadh, na Árabia Saudita. Estas serão realizadas nos dias 29 de setembro e 3 de novembro, respectivamente.
No ano passado, a Avelar Sports organizou o Desafio dos Gigantes MTB Short Track Shimano Fest 2023, em São Paulo (SP). A pista da competição também foi montada entre as obras de Oscar Niemeyer, no Memorial da América Latina. As provas masculina e feminina foram de XCC, o short track, e reuniram atletas convidados e da categoria Elite (profissional).
Sobre a Avelar Sports:
Fundada a partir da paixão do ex-atleta de Mountain Bike Felipe Avelar. Graduado em Educação Física, Avelar foi profissional de 2005 a 2011 nas equipes da KHS e CALOI. Representou o país em Campeonato Pan-Americano, Copa do Mundo e Campeonato Mundial em países como Argentina, México, Colômbia, Chile, Escócia e França.
Um dos grandes diferenciais da marca é a constante inovação e investimento em prol do esporte. A empresa possui uma das maiores estruturas da América Latina para locação e em seus eventos usa 100% de estrutura própria. Única no segmento esportivo capaz de montar, executar e transmitir ao vivo todos os eventos.
Em 2019 venceu o prêmio Guidão de Ouro com o evento Internacional Chaoyang Estrada Real - Etapa Ouro Branco como melhor evento de MTB do ano.
Todo o processo de gestão e organização de eventos conta com um gerenciamento estratégico, assim como pensar soluções criativas em abordagens esportivas, personalizando projetos e gerando valor em todas as cadeias envolvidas.
A empresa conta ainda com empreendimentos rurais e transmissões esportivas via Youtube (principalmente em ciclismo). A Avelar também tem quatro lojas de artigos de ciclismo, com centenas de produtos. São três lojas físicas (duas em Conselheiro Lafaiete e uma em Belo Horizonte), além do e-commerce, encontrado no site https://www.avelarshop.com.br, que tem a entrega mais rápida do Brasil por conta de uma parceria com o Mercado Livre. Os leitores da On Board Sports têm cupons de desconto, o ONBOARD5. Este é exclusivo em todo o site.
Nas pistas, foram cinco grandes finais de semana de provas em 2023. Em março, houve o Desafio dos Gigantes, em Petrópolis (RJ). No mesmo mês, aconteceu a primeira etapa da Internacional Chaoyang Estrada Real, em Itabirito (MG). As outras duas etapas da competição foram realizadas em Ouro Branco e Arcos, ambas mineiras, nos meses de maio e julho, respectivamente. Já em agosto, a Avelar organizou o Desafio dos Famosos, em São Paulo (SP).
Foto: Alemão Silva
Publicado 13/08/2024 09:17
A terceira edição do Festival de Vela de Caraguatatuba (SP) foi concluída neste domingo (11) na Praia do Centro, apesar do frio intenso e da chuva constante que marcaram as regatas. As condições climáticas adversas não desanimaram os competidores das classes Dingue, ILCA 4, Open Bic, Optimist, Hobie 14, Hobie 16 e Snipe, que participaram com determinação.
Organizado pela CBVela - Confederação Brasileira de Vela e pela Prefeitura da Estância Balneária de Caraguatatuba, o evento reuniu mais de 70 velejadores em diversas categorias.
Caraguatatuba (SP) é um parceiro de longa data da CBVela, especialmente por fornecer embarcações para novos entusiastas explorarem as águas.
''Foi uma grande festa da vela em uma cidade que começa a plantar a semente da cultura náutica e oceânica, trazendo esse evento e mostrando que é mais uma opção do litoral norte para a prática da modalidade'', contou Daniel Azevedo, vice-presidente da CBVela.
O Festival de Vela é essencial para promover e fortalecer o esporte na região, criando um ambiente onde atletas de todas as idades podem se encontrar, compartilhar experiências e aprofundar seus conhecimentos sobre a modalidade.
''Esta terceira edição em Caraguatatuba comprova o sucesso do evento e como o município tem se consolidado nesta modalidade esportiva. Investir em esportes vai além do lazer, é impulsionar a economia local e criar novas oportunidades para a população caiçara'', destacou o prefeito Aguilar Junior.
Durante os três dias de evento, o público teve a oportunidade de participar de aulas gratuitas de vela.
Resutado Final do III Festival de Vela Caragua 2024
Sobre a CBVela
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: oito. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 19 medalhas em Jogos Olímpicos.
A entidade foi a primeira confederação esportiva brasileira a integrar a Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a incorporar a agenda global da sustentabilidade – a Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ao seu planejamento estratégico.
Sobre o VelaID
Lançado em 2023, o VelaID é a principal plataforma de relacionamento entre todo o ecossistema da Vela Brasileira. A plataforma é voltada para velejadores e entusiastas que desejam estar conectados com o esporte. Entre as principais funcionalidades, a plataforma atuará como o principal HUB de eventos da entidade.
Para realizar o cadastro gratuito e conhecer os eventos da CBVela, acesse velaid.com.br
Foto: Fred Hoffmann
Publicado 13/08/2024 08:53
A equipe brasileira do Crioula, liderada pelos irmãos Eduardo e Renato Plass, está confirmada na TP52 Super Series Puerto Portals Sailing Week. As regatas serão realizadas de 27 de agosto a 1º de setembro na Espanha. A atual vice-campeã da Semana Internacional de Vela de Ilhabela Daycoval se junta às outras 12 equipes a bordo do moderno barco TP52O no quarto evento da série de 2024.
O evento é apontado como melhor circuito de monocascos do Grande Prêmio do Mundo e conta com atletas campeões olímpicos e mundiais. O Crioula, time do Veleiros do Sul, de Porto Alegre (RS), comprou em 2021 o antigo Paprec e ganhou todas as principais competições do país.
Tático da equipe, o gaúcho Samuel Albrecht aposta no entrosamento dos velejadores para brigar com as maiores potências do planeta. "Nosso time é formado por bons velejadores, todos com muita experiência. O grande segredo que temos é o trabalho em equipe''.
''Somos amigos, e temos vários amadores que velejam muito bem e que poderiam ser profissionais. Também trabalhamos com jovens do nosso clube e região, ajudando a treinar melhores velejadores para o futuro'', disse Samuel Albrecht.
Com o TP52, o Crioula deve correr a série mundial além de outros campeonatos na classe ORC. "Estamos muito empolgados. Acho que o nível é muito alto e o foco inicial é fazer o proprietário feliz e realizar algumas boas regatas. O resultado não é necessariamente importante agora, é uma questão de aprendizado".
Sobre a ABVO
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Veleiros de Oceano é a única entidade de promoção da Vela de Oceano no Brasil. Braço oficial da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), a ABVO é responsável por organizar competições anuais e contribuir para o legado de um dos esportes mais vitoriosos do país, tanto nas classes olímpicas quanto nas não olímpicas.
A ABVO tem o santista Bayard Umbuzeiro Neto como Comodoro, o bicampeão olímpico Torben Grael como 1º Vice-Comodoro, e Paulo Cezar Gonçalves, o Pileca, como 2º vice-Comodoro.
Dentre os objetivos da atual gestão, estão promover a otimização e a racionalização do calendário nacional, estreitar o relacionamento com os clubes para viabilizar eventos e agregar um maior número de barcos participantes das diversas flotilhas regionais, oferecer suporte técnico em todos os níveis para as competições, otimizar a apuração instantânea dos resultados e articular com o Governo Federal incentivos tributários e melhores condições para a importação de embarcações, entre outros.
Foto: Nico Martinez
Fonte: Flávio Perez
Trechos da conversa com prefeito de Navegantes com Fran Marcon e JC