Tênis
Brasileiros dominam ‘gringos’ e jogam as quartas nesta sexta no Itajaí Open
Thiago Wild e Igor Marcondes vão se enfrentar. Já Thiago Monteiro encara tenista paraguaio
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
A quadra central do Itajaí Open de tênis, no Itamirim Clube de Campo, ficou lotada nesta quarta-feira para assistir a um show dos brasileiros contra adversários estrangeiros, pelas oitavas de final do torneio de nível ATP Challenger 75. Thiago Wild e Igor Marcondes vão se enfrentar por vaga na semifinal nesta sexta-feira, enquanto Thiago Monteiro encara o paraguaio Adolfo Vallejo.
O primeiro a se classificar nas oitavas foi Thiago Monteiro. Com uma esquerda afiada, o brasileiro não deu chances para o italiano Franco Agamenon e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/4. Franco tinha sido campeão no Challenger de Buenos Aires na última semana. Monteiro terá pela frente o paraguaio Adolfo Vallejo, que despachou Eduardo Ribeiro na quadra 3 por 2 a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.
Continua depois da publicidade
O segundo a jogar no saibro da quadra central foi Thiago Wild, que encarou o argentino Genaro Olivieri e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/2. Wild começou a partida dominando, mas se irritou com algumas marcações da arbitragem e viu o hermano crescer no duelo, com uma defesa muito sólida. Apesar do equilíbrio no primeiro set, Wild retomou o controle do jogo e mostrou repertório para vencer e empolgar a torcida na arquibancada.
Atleta da ADK Tennis, de Itajaí, Igor Marcondes também entrou em quadra com a torcida a seu favor para enfrentar o principal favorito do torneio, o boliviano Hugo Dellien, 137º do mundo e cabeça de chave número 1. Em noite inspirada, Marcondes venceu por 2 sets a 0 com parciais de 6/4 e 6/2.
“Muito importante essa vitória depois de um 2025 de retomada. Primeiro torneio do ano jogando em casa, no clube onde eu treino desde 2019, minha família podendo ver, minha equipe toda da ADK. Estou aproveitando essa atmosfera desde segunda-feira e consegui impôr meu jogo. Comecei um pouco tenso e fui tentando me soltar, dando uns gritos para tirar a tensão”, destaca o tenista, que atualmente é o 402º do ranking mundial, mas deve subir mais de 40 posições com a campanha em Itajaí.
Os jogos no Itajaí Open iniciam às 14h nesta sexta-feira, também com o torneio de duplas nas três quadras do evento. O Challenger tem premiação total de 107 mil dólares e rende ao campeão 75 pontos no ranking da ATP.
As semifinais de simples e a final de duplas rolam no sábado, a partir das 10h30, e a final de simples no domingo, às 11h. A entrada é gratuita e os ingressos são disponibilizados um dia antes pelo site appticket.com.br/itajaiopen.
Homenagem a Ivan Kley
A quinta-feira não terá brasileiros em quadra pelo torneio de simples, mas a organização reservou um momento especial para lembrar de um dos grandes nomes da história do esporte no Brasil. O ex-tenista Ivan Kley, falecido em abril do ano passado, será homenageado às 18h na quadra central com a participação do campeão de Roland Garros em 1990 e amigo de Kley, o equatoriano Andres Gomez.
Tenista profissional entre 1979 e 1991, Kley atuou em três Grand Slams e na Copa Davis pelo Brasil. Morador de Balneário Camboriú por décadas, Ivan Kley coordenou por muitos anos o tênis no Itamirim Clube de Campo e torneios como a ADK Juniors Cup.
Continua depois da publicidade
Anderson Davi
Anderson Davi; jornalista no DIARINHO, formado pela Univali, com atuação na editoria de Esportes.
