Saúde em alerta
Barra Velha confirma caso de meningite bacteriana em moradora
No início de julho deste ano, um menino filho de haitianos faleceu no hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, também pela doença
Juvan Neto [editores@diarinho.com.br]

A secretaria de Saúde de Barra Velha confirmou nesta terça-feira um caso de meningite bacteriana diagnosticado em uma moradora do bairro São Cristóvão, idade não divulgada.
A paciente foi atendida inicialmente no pronto atendimento do centro da cidade e, em seguida, transferida para o hospital de Jaraguá do Sul, que é a unidade de referência do município na região, e onde permanece internada. “Seu estado clínico é estável”, explicou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, Angelita Lourenço.
Continua depois da publicidade
De acordo com a secretária de Saúde da prefeitura, Lilian Ramos Gervasi, foram adotadas medidas de contenção imediatas. “Recomendamos manter ambientes arejados e reforçamos a importância da vacinação infantil em dia”, disse. O caso foi notificado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE/SC).
Angelita Lourenço reforça que o diagnóstico foi confirmado por exames laboratoriais após a transferência. A meningite bacteriana, causada por diferentes tipos de bactérias — entre elas o Streptococcus pneumoniae —, pode evoluir rapidamente e exige tratamento imediato com antibióticos.
A doença provoca sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, vômitos, rigidez na nuca e, em casos graves, manchas vermelhas na pele. A transmissão ocorre por contato com gotículas de saliva ou muco expelidas ao tossir, espirrar ou falar. A vacinação, disponível no SUS e indicada principalmente para crianças, é a forma mais eficaz de prevenção.
No início de julho deste ano, um menino filho de haitianos faleceu no hospital Pequeno Anjo, em Itajaí. J.W.M., de cinco anos, estava internado com meningite bacteriana e também com tuberculose. Ele foi inicialmente internado no hospital Ruth Cardoso, de Balneário Camboriú, e o agravamento do quadro motivou a transferência para o hospital itajaiense.
A meningite pode ser evitada dessa forma:
- * Manter ambientes bem arejados e se possível ensolarados;
- * Lavar as mãos frequentemente com água e sabão;
- * Manter a higiene rigorosa de pratos, talheres, mamadeiras, chupetas e brinquedos, em casa, nas creches e escolas;
- * Evitar transitar com crianças em ambientes fechados e mal ventilados
Juvan Neto
Juvan Neto; formado em Jornalismo pela Univali e graduando em Direito. Escreve sobre as cidades de Barra Velha, Penha e Balneário Piçarras.