A fase microrregional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) 2025, que teve disputas ao longo da semana, chega à final nesta sexta-feira, com o confronto entre Itajaí e Navegantes. A partida inicia às 21h30 no ginásio em Camboriú.
Continua depois da publicidade
Itajaí garantiu vaga na final ao vencer Balneário Piçarras por 2 sets a 1. Navegantes, por sua vez, derrotou Porto Belo por 2 a 0. A disputa pelo terceiro lugar será entre Porto Belo e Piçarras, ...
Itajaí garantiu vaga na final ao vencer Balneário Piçarras por 2 sets a 1. Navegantes, por sua vez, derrotou Porto Belo por 2 a 0. A disputa pelo terceiro lugar será entre Porto Belo e Piçarras, no mesmo local, a partir das 20h30.
Continua depois da publicidade
O Itajaí Pró-Vôlei, que representa a cidade na competição, vive um momento especial. Com 20 anos de trajetória, o time conta com nomes que ajudaram a construir a história do esporte no município e que voltam a vestir a camisa do clube nesta primeira etapa do Jasc. A fase microrregional reúne 9499 atletas de 188 municípios catarinenses e abre caminho para as etapas regional e estadual. Esta última será entre 18 e 29 de novembro, em Chapecó. Itajaí, Navegantes, Piçarras e Porto Belo já estão classificados para a próxima fase.
Entre os destaques que retornaram ao time está João Vitor Bonanoni, formado na base do Itajaí Pró-Vôlei desde 2015. Ele foi campeão estadual infanto em 2018 e também venceu os Joguinhos Abertos no mesmo ano. Atuou na Liga Universitária dos Estados Unidos, onde foi eleito um dos melhores defensores da América do Norte em sua categoria.
Continua depois da publicidade
O ponteiro Lucaian também reforça o elenco com um currículo de peso. Ele retorna com títulos como campeão do Jasc, campeão estadual adulto e vice-campeão da Superliga B, além de passagens por equipes como Blumenau, Brasília, Montes Claros e Guarulhos. Conquistou o Campeonato Paulista e foi vice da Copa Brasil.
Outro nome de destaque é Antony, que volta a defender Itajaí após uma década. Ele foi campeão dos Joguinhos Abertos e do Estadual em 2015, além de vice-campeão da Liga Nacional naquele ano. Com carreira internacional consolidada, possui medalhas e títulos pela Liga Portuguesa, Liga Tcheca e Copa do Kuwait. Agora, se prepara para atuar no Corona Brașov, da Romênia.
O levantador Matheus Botti, vice-campeão da Liga Nacional adulta e técnico do sub-19 há 11 anos, lidera o grupo na campanha. O oposto Matheus Sedrez, que integrou o time vice-campeão dos Joguinhos Abertos, comanda a equipe sub-17. Já Manoel Oliveira, tricampeão dos Joguinhos, atua na formação de novos talentos da iniciação esportiva.
A equipe é comandada pelo experiente Wigand Decker Júnior, técnico desde os anos 1980 e atual coordenador do projeto social Vôlei+Educação, em Itajaí. “Isso mostra que, mais do que títulos e conquistas, o que define esta equipe é a união entre experiência, talento e a força de um projeto que, há duas décadas, forma atletas, inspira jovens e mantém viva a paixão pelo voleibol em Itajaí”, conclui Juliano Bendini, ex-atleta profissional, campeão da Champions League na Europa e, atualmente, diretor do Itajaí Pró-Vôlei.