Itajaí vai abrir 59 vagas de estacionamento exclusivas para clientes e trabalhadores do Mercado Público, em área dentro do pátio ao lado do Centreventos. A medida atende pedido de comerciantes, clientes e funcionários do Mercado do Peixe, afetados pela perda de vagas com a implantação da faixa para acesso ao ferry-boat.
Continua depois da publicidade
O projeto foi anunciado pelo prefeito Robison Coelho (PL) e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Kelm, pelas redes sociais e será feito em parceria com o Porto de Itajaí, responsável ...
O projeto foi anunciado pelo prefeito Robison Coelho (PL) e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Gabriela Kelm, pelas redes sociais e será feito em parceria com o Porto de Itajaí, responsável pela área, que pertence ao chamado Centro Comercial Portuário (CCP).
Continua depois da publicidade
A ligação do estacionamento será por um prolongamento da rua Joinville, nos fundos do mercado, que fará conexão direta com o pátio por trás do armazém de gelo. As obras de preparação do acesso já iniciaram no local.
A abertura é prevista em até 60 dias, mas a prefeitura acredita que a liberação possa ser feita antes, a tempo da Semana do Pescado de Itajaí, na primeira quinzena de setembro, uma das principais datas para os boxistas.
Continua depois da publicidade
“Nós teremos um alongamento da rua [Joinville] pra gente ter essas 59 vagas para atender os clientes do Mercado do Peixe”, comentou a secretária Gabriela. O prefeito Robison destacou a importância da medida pra estimular as vendas do comércio.
“Era uma reclamação dos boxistas do Mercado Público, que essa falta de vagas acabou prejudicando bastante eles. Então, encontramos uma solução e, no máximo em 60 dias está tudo pronto”, ressaltou. O uso das vagas será gratuito.
O prefeito lembrou a retirada de vagas na região do Mercado Público para a faixa exclusiva do ferry, implantada em junho. A nova via passa por trás do mercado e avançou sobre o estacionamento que existia em trecho da rua Joinville e da avenida Paulo Bauer.
Os comerciantes e clientes vinham se queixando da falta de vagas, com impacto no movimento do comércio. “Nosso movimento caiu 50% devido ao estacionamento. Essas 59 vagas vão ajudar bastante”, opinou Júnior Serpa, presidente da Associação dos Boxistas do Mercado do Peixe.
Uma reunião nesta terça-feira com os comerciantes discutiria o projeto, incluindo a preparação do acesso e a data pra abertura da área. O local já vinha sendo usado pra estacionamento público durante eventos no mercado e festas como o carnaval.
A mudança antecipa a futura ligação entre o pátio do Centreventos e o Mercado Público. Um projeto prevê a integração das áreas, com a reurbanização do largo do mercado e a construção no novo terminal de cruzeiros no píer em frente ao CCP.