CIDADE NOVA
Moradora denuncia a Ambiental por não recolher lixo
O problema estaria na coleta seletiva de recicláveis
Guilherme Vasconcelos (sob supervisão) [editores@diarinho.com.br ]

Uma moradora do bairro Cidade Nova, em Itajaí, denuncia a empresa Ambiental por falhas na coleta seletiva de lixo. Segundo ela, há mais de duas semanas os resíduos recicláveis da sua casa não são recolhidos, provocando acúmulo e transtornos.
A moradora de 54 anos afirma que mesmo após registrar protocolos junto à empresa, o problema persiste. “A primeira vez que reclamei o lixo ficou, sim, na lixeira”, relata.
Continua depois da publicidade
Ela também criticou o fato de a coleta de resíduos orgânicos e recicláveis ser feita no mesmo dia. “O povo não recicla o lixo. Mesmo com campanhas de conscientização, isso não tem efeito pela falta de compromisso com a reciclagem”, desabafa.
Além disso, a moradora aponta falhas na atuação dos fiscais da empresa. “Comecei a reclamar porque é o meu lixo. O fiscal vinha aqui e dava várias desculpas. Disseram até que não precisava deixar a lixeira virada para fora, que o lixeiro tem que virar. Mas se eles não coletam nem com a lixeira virada para fora, imagina se eu deixar para dentro”, reclama.
Continua depois da publicidade
Problemas antigos
Segundo a moradora, os problemas com a coleta são comuns. Em dezembro de 2023, ela diz que chegou a ser contatada pela empresa, que teria prometido resolver a situação, mas nada mudou. “Fico chateada porque nada é feito. E eu não posso armazenar lixo dentro do quintal”, disse.
A denunciante também criticou a falta de separação correta dos resíduos por parte da população. “A maioria das pessoas não separa o lixo. A rua fica vazia, diferente da coleta de resíduo orgânico. Eles passam direto, se perdem, não sei o que acontece”, diz a moradora.
Ela ainda lamenta a ausência de fiscalização mais rigorosa: “No outro dia jogam tudo no lixo comum e está tudo certo. Ninguém cobra que a coleta seja feita corretamente. Ninguém está nem aí para nada.”
Resposta da Ambiental
Procurada pelo DIARINHO, a empresa Ambiental informou, por meio de nota, que houve uma falha no processo. “A coleta seletiva na rua Raul de Souza, no bairro Cidade Nova, ocorre aos sábados, entre 15h20 e 23h35. Foi identificada uma falha pontual na operação e já foi acionada a equipe responsável e o setor de fiscalização para garantir o cumprimento rigoroso da rota, com atenção redobrada a esse trecho.”
Sobre possíveis falhas antigas, a empresa negou irregularidades contínuas. “Não há notificação de inoperância de dois anos atrás. O que ocorreu foram algumas falhas pontuais em 2025. No dia 5/7 passaram e no dia 12 também”, diz a nota.
Continua depois da publicidade