A programação de 61 anos de Balneário Camboriú contou com um reforço de peso na segurança durante o final de semana. A Polícia Militar, junto do governo estadual, fez os primeiros testes com drones equipados com câmeras de reconhecimento facial na cidade. A medida de segurança resultou na prisão de um foragido da Justiça.
Continua depois da publicidade
O homem foi identificado e preso na tarde de sábado. Ele foi localizado na avenida Atlântica, nas imediações da rua 2100, após ser reconhecido por câmeras inteligentes operadas por drones e pelo ...
O homem foi identificado e preso na tarde de sábado. Ele foi localizado na avenida Atlântica, nas imediações da rua 2100, após ser reconhecido por câmeras inteligentes operadas por drones e pelo sistema de vigilância urbana.
Continua depois da publicidade
Os policiais receberam o alerta e a equipe de motopatrulhamento abordou o homem por volta das 15h30. Ele era procurado por não pagar pensão alimentícia. Nada de ilícito foi encontrado com o foragido, que foi detido e encaminhado ao presídio da Canhanduba, em Itajaí.
Continua depois da publicidade
Monitoramento por drones
O reforço na segurança pública é uma novidade anunciada pelo governador Jorginho Mello (PL). De acordo com ele, testes com câmeras fixas da Polícia Militar com o uso de reconhecimento facial já estavam sendo feitos e, agora, os drones entraram na roda para ajudar a identificar e prender os procurados da Justiça.
A ação faz parte dos estudos de viabilidade técnica com câmeras inteligentes para reconhecimento facial. Testes já estão sendo realizados em grandes eventos públicos de Santa Catarina, sob a coordenação da secretaria de Segurança Pública. A programação de 61 anos de Balneário Camboriú é um dos eventos que recebem esses testes.
O sistema opera por meio de câmeras inteligentes que captam imagens faciais em tempo real. Automaticamente, os registros são cruzados com bancos de dados da Segurança Pública. Caso haja alguma irregularidade, um alerta é emitido pra central de monitoramento e a guarnição mais próxima é acionada.