A Epagri vai apresentar, nesta segunda-feira, um projeto de inovação com foco no aumento da produtividade no cultivo de tilápias. A iniciativa, que será mostrada em Itajaí, utiliza técnicas de edição genômica para estimular o crescimento muscular dos peixes, com o objetivo de ampliar o rendimento de filé por animal e, consequentemente, a renda dos produtores.
Continua depois da publicidade
O lançamento será na Estação Experimental da Epagri e na unidade do Centro de Desenvolvimento de Aquicultura e Pesca (Cedap), com a presença de representantes da Embrapa, do governo do Estado e da ...
O lançamento será na Estação Experimental da Epagri e na unidade do Centro de Desenvolvimento de Aquicultura e Pesca (Cedap), com a presença de representantes da Embrapa, do governo do Estado e da bancada catarinense, responsável por emendas parlamentares que financiam a pesquisa.
Continua depois da publicidade
Tecnologia para acionar genes do crescimento
Batizado de "Edição genômica de tilápias da linhagem Epagri SC", o projeto é uma parceria entre a Epagri/Cedap e a Embrapa Pesca e Aquicultura, de Palmas (TO). A tecnologia permite acionar ou inibir genes que controlam o crescimento muscular dos peixes, respeitando os limites biológicos da espécie.
Hoje, a média de rendimento é de 38 kg de filé a cada 100 kg de peixe vivo, número já melhorado em relação aos 33 kg anteriores, fruto de pesquisas anteriores da Epagri. Os cientistas acreditam que é possível avançar ainda mais, como já ocorreu com espécies bovinas.
Continua depois da publicidade
Itajaí terá laboratório com recursos federais
Com duração prevista de dois anos (2024 a 2026), o projeto está em fase de estruturação. Parte dos recursos será destinada à montagem de um laboratório em Itajaí, com aquisição de tanques, veículos e um contêiner adaptado que será trazido do Tocantins.
Pesquisas com retorno garantido ao produtor
Para o pesquisador André Luis Tortato Novaes, gerente da Epagri/Cedap, o projeto também representa um retorno à sociedade e aos parlamentares. “É uma forma de dar o retorno sobre o investimento que está sendo feito e as pesquisas já realizadas para melhorar a renda e a qualidade de vida do produtor catarinense”, explicou.
A programação inclui visita às instalações com experimentos em alevinos de tilápia. O encerramento terá degustação de pratos à base do peixe, no Centro de Treinamento da Epagri (Cetrei).
Entre os convidados para o evento estão Danielle de Bem Luiz, chefe da Embrapa Pesca e Aquicultura; Dirceu Leite, presidente da Epagri; Carlos Chiodini, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária; e Tiago Bolan Frigo, secretário executivo de Aquicultura e Pesca. Deputados e senadores da bancada catarinense, que apoiam o projeto com emendas, também foram convidados.