🎥 NOVO OLHAR
Crianças da Vila Fortaleza participam de projeto que mistura audiovisual e educação ambiental
Udesc e parceiros querem estimular a criatividade e a consciência ambiental de jovens de 8 a 15 anos
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]

Contar histórias em vídeo, fotografar o cotidiano e entender mais sobre o meio ambiente. Essa é a proposta do “Olhares da Vila”, projeto lançado pela Udesc Balneário Camboriú para crianças e adolescentes da Vila Fortaleza.
As oficinas começaram na última quinta-feira, na escola Alfredo Domingos da Silva e vão acontecer toda semana, reunindo jovens de 8 a 15 anos para aprender sobre audiovisual e educação ambiental de forma prática e divertida. A ideia é estimular o protagonismo juvenil e fazer com que os participantes enxerguem, interpretem e contem suas próprias histórias.
Continua depois da publicidade
Ao longo das atividades, os alunos vão criar vídeos, fotos, sons e performances que serão reunidos em uma grande mostra multissensorial, aberta ao público e também em uma galeria virtual.
Confira o vídeo:
Continua depois da publicidade
Ver essa foto no Instagram
Além da arte, o projeto também debate a preservação ambiental e os desafios da crise climática, usando como base o desenvolvimento sustentável.
“Neste primeiro encontro foi possível observar o imenso potencial destes jovens de transformar a realidade”, comemora Débora Pontes Esteves, diretora de extensão da Udesc BC.
O Olhares da Vila é uma parceria com a ONG Universidade do Bem Viver e tem apoio do ProCult 2025-2026, da Fundação Cultural, da Prefeitura de BC e da APROBC.
Continua depois da publicidade