A UFSC é a terceira melhor universidade federal do país e a melhor instituição de ensino superior de Santa Catarina, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Os resultados são dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2023, apresentados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na semana passada.
Continua depois da publicidade
Na UFSC, 14 dos 27 cursos avaliados obtiveram nota 5, a nota máxima do MEC, e outros 12 levaram nota 4, desempenho de alta qualidade. Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle ...
Na UFSC, 14 dos 27 cursos avaliados obtiveram nota 5, a nota máxima do MEC, e outros 12 levaram nota 4, desempenho de alta qualidade. Os cursos de Engenharia de Produção e Engenharia de Controle e Automação obtiveram as maiores médias dentre os cursos na faixa 5.
Continua depois da publicidade
Já na faixa 4, um dos destaques foi o curso de Medicina, do campus de Araranguá, que formou somente uma turma e já alcançou a maior média dentre todos de Santa Catarina. Para a avaliação, foram considerados os resultados do Conceito Enade, do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2023.
Continua depois da publicidade
Melhor instituição de SC
O IGC da UFSC também se destacou no Brasil, sendo o 3º maior entre as universidades federais e no estado, onde obteve a maior nota. Os indicadores também colocam a instituição com avaliação máxima, a nota 5. Em Santa Catarina, UFSC e Udesc compartilham a avaliação, mas a UFSC apresenta um maior IGC contínuo nos últimos anos.
Os indicadores são usados pra avaliar a qualidade dos cursos e das universidades. A pontuação, dada em escala contínua e em cinco níveis, tem relação direta com o ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que determina as áreas de avaliação e os cursos vinculados.
Em 2023, o Enade avaliou 9812 cursos no Brasil. O resultado para a UFSC, que é pública e gratuita, consolida a universidade como uma das principais instituições de ensino superior do Brasil e do mundo, com posições de destaque em diversos rankings acadêmicos.
“Reconhecida pela excelência em ensino, pesquisa e inovação, a UFSC reafirma seu compromisso com a qualidade acadêmica e a internacionalização, características que consolidam sua posição de referência em variadas áreas do conhecimento”, destacou a universidade, em nota.