O porto de Itajaí está na rota do maior navio ro-ro, de transporte de veículos, a operar regularmente no Brasil. O Victoria Highway, da empresa japonesa K-Line, é uma embarcação de última geração, com capacidade para 7500 carros e que pode levar cargas especiais como máquinas pesadas, asas de aviões, vagões de trens e outras estruturas gigantes. As operações nos portos brasileiros são previstas para o final de abril.
Continua depois da publicidade
O cargueiro tem 200 metros de comprimento por 37 de largura. Ele conta com sistema de eficiência energética, que usa menos combustível que o normal para transportar o mesmo volume de carga ...
O cargueiro tem 200 metros de comprimento por 37 de largura. Ele conta com sistema de eficiência energética, que usa menos combustível que o normal para transportar o mesmo volume de carga. O navio também vai operar em portos da América Latina, substituindo um dos cinco navios que hoje atendem as linhas da empresa no continente.
Continua depois da publicidade
No Brasil, além de Itajaí o Victoria Highway vai passar pelos portos de Rio Grande (RS), Paranaguá (PR), Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Suape (PE). Nas américas, a rota atende Olivos e Zárate (Argentina), Cartagena (Colômbia), Santo Domingo (República Dominicana), Puerto Limon (Costa Rica), Veracruz e Altamira (México) e Jacksonville (Estados Unidos). O roteiro completo leva 60 dias de viagem, ida e volta.
O anúncio das operações do novo navio leva em conta o potencial de crescimento dos mercados no Brasil e na América Latina, com demandas de novas soluções logísticas para cargas de grande porte. A operação também visa atender à alta do setor automotivo no Brasil e Argentina. Por mês, até quatro navios estarão operando entre os dois países.
Continua depois da publicidade
A K-Line é uma companhia de transporte marítimo de origem japonesa que está entre as maiores do mundo, pioneira nas operações com navios ro-ro. A empresa já opera em Itajaí, com movimentação de veículos da BMW e General Motors, e lidera a modalidade na América Latina. Os navios Adriatic Highway, Columbia Highway e California Highway são cargueiros da empresa com passagens pelo Porto de Itajaí.
Atualmente, o maior navio cargueiro de veículos do mundo é da BYD, que leva até 9200 carros. A gigante chinesa tem outros três modelos, com capacidade entre 7000 e 7500 veículos. No ano passado, o modelo Explorer 1, o primeiro do tipo da companhia, teve passagem no Brasil para descarga de 5524 carros, no porto de Suape, em Pernambuco.