As novas placas de balneabilidade começaram a ser instaladas nesta semana nas praias de Santa Catarina, mantendo a informação se o local está próprio ou impróprio para banho. A informação é fixada com adesivos, que serão trocados manualmente conforme o relatório é atualizado. Além disso, a placa também tem QR codes para o site da balneabilidade e o aplicativo do Corpo de Bombeiros Militar.
Continua depois da publicidade
Em janeiro, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima) tinha anunciado que as placas não teriam mais a informação se o local está próprio para banho, mas apenas o QR code para que o banhista ...
Em janeiro, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (Ima) tinha anunciado que as placas não teriam mais a informação se o local está próprio para banho, mas apenas o QR code para que o banhista se informasse no site. A mudança foi questionada na justiça pelo Ministério Público e o Ima voltou atrás na alteração.
Continua depois da publicidade
“A utilização do QR code é uma inovação que já está sendo testada por outros estados brasileiros com o objetivo de tornar o acesso às informações mais dinâmico e rápido, ao permitir que o banhista possa verificar a qualidade da água quase em tempo real”, defende Sheila Meirelles, presidente do Ima.
Santa Catarina conta com 238 pontos de monitoramento. Durante a Estação Verão, em 82 pontos a amostragem é feita duas vezes na semana, como em Governador Celso Ramos, Penha, Navegantes, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Bombinhas. Já na praia central de Balneário Camboriú e nas praias do norte de Florianópolis, a coleta é feita três vezes por semana.
Continua depois da publicidade
Os locais onde a coleta acontece mais de uma vez na semana terão prioridade na instalação das novas placas, que começou na quarta-feira. Todas as informações sobre a balneabilidade das praias estão disponíveis pelo site: www.balneabilidade.ima.sc.gov.br.
À medida em que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do Ima, o resultado é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).
Penha continua a mais poluída
O último relatório de balneabilidade foi publicado pelo Ima nesta quarta-feira. Penha é a cidade da região com mais pontos considerados impróprios: cinco. São dois na praia Alegre e três na Armação de Itapocorói.
Em Balneário Camboriú, apenas dois pontos estão impróprios, na lagoa de Taquaras e na altura da rua 3500 da praia Central. Em Bombinhas, são três pontos impróprios, um na praia de Bombas e três na praia de Bombinhas.
Itapema tem dois pontos impróprios, na altura da rua 227 e na praia do Porto. Já Navegantes também tem dois pontos impróprios, na rua 8150 e na foz do rio Gravatá.
Balneário Piçarras, Porto Belo e Itajaí estão com todos os pontos analisados próprios para banhos.
Continua depois da publicidade