SE LIGA!
Itajaí enfrenta falta de água em sete bairros
Bombas de abastecimento não estão dando conta da demanda
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
Sete bairros de Itajaí enfrentam baixa pressão e até falta de água na tarde deste sábado. De acordo com o Semasa, o alto consumo de água prejudica a rede de distribuição, principalmente nas áreas mais altas dos bairros centro, Dom Bosco, Fazenda, Fazendinha, Nossa Senhora das Graças, Praia Brava e São Judas.
A Estação de Tratamento de Água do São Roque, a principal ETA de Itajaí, está operando com capacidade máxima, enviando 1200 litros por segundo para a rede. Mesmo assim, o volume não tem sido suficiente para atender à alta demanda.
Além disso, grande parte das bombas de recalque, responsáveis pela pressurização da água nas áreas de morro, entrou em desligamento automático devido à pressão insuficiente para o funcionamento seguro.
O diretor geral do Semasa, Celso Praun, explicou que o problema no abastecimento é causado pelo aumento no consumo, já que muitos moradores aproveitaram o sabadão de sol para lavar quintais e casas tomadas pelo barro trazido pelas chuvas da última quinta-feira. Ele recomenda que a população economize água e deixe a limpeza das calçadas para dias úteis.
Enquanto Itajaí enfrenta dificuldades no abastecimento, Navegantes segue recebendo a quantidade habitual de água.