CHUVARADA
Balneário Camboriú decreta estado de emergência
Decreto libera plano emergencial e a convocação de voluntários pra ajudar nas ocorrências
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A Prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan (PSD), decretou estado de emergência por causa das chuvas que atingiram a região nas últimas horas. O Decreto nº 12.034/2025 mobiliza a Defesa Civil para o desencadeamento do Plano Emergencial de Respostas aos Desastres e convoca voluntários para reforçar as ações de resposta e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.
No momento as principais avenidas da cidade estão interditadas. Todos os bairros estão com pontos de alagamento registrados. As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública estão totalmente mobilizadas e atuando para garantir a segurança da população. O Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) foi acionado.
O Corpo de Bombeiros está transferindo equipamentos de socorro para a sede da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública e solicitando reforços. Na Rua Pica-pau, no bairro Ariribá, uma família precisou sair de casa devido à situação crítica. Para atender a população atingida, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Mulher e Família está providenciando a abertura de três abrigos emergenciais nos bairros Ariribá, Municípios e Barra.
A orientação é de que os moradores evitem sair de suas casas e, em caso de emergência, entrem em contato com a Defesa Civil pelo 153 ou 199, Corpo de Bombeiros pelo 193, e Polícia Militar através do 190.
Suspensão atendimentos na saúde e interdição de ruas
As fortes chuvas na manhã desta quinta-feira suspenderam o atendimento de serviços públicos em Balneário Camboriú, além dos alagamentos que trancaram o trânsito por toda a cidade. A orientação da Defesa Civil é que as pessoas evitem se deslocar neste momento e só saiam de casa se realmente for urgente.
Na área da saúde, as unidades dos bairros Estados, Barra, Vila Real, Nova Esperança, São Judas e Estaleirinho e os postos do Estaleiro e Taquaras estão sem atendimento. A mesma situação ocorre em unidades especializadas.
Estão com serviços suspensos o Centro Odontológico Especializado (COE), no Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD) da Quinta Avenida, no Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI), Posto de Atenção Infantil (PAI), Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) e Centro de Fisioterapia e Reabilitação (Cefir).
A orientação para os pacientes que apresentarem sintomas leves e precisarem de atendimento, é solicitar assistência pelo “BC + Saúde”, pelo 0800 888 6556. Já os pacientes que tinham consultas ou exames agendados para hoje devem procurar as unidades na sexta-feira para o reagendamento.
Cultura
Também foram registrados alagamentos dentro da estrutura do Teatro Municipal Bruno Nitz e Galeria de Artes, anexos à Fundação Cultural.
Casa dos Conselhos
O atendimento presencial também está suspenso na Casa dos Conselhos, pois o acesso até o local pela margina da BR 101 está interrompido devido aos alagamentos nas vias. Quem precisar, pode entrar em contato com e-mail bccasadosconselhos@gmail.com.
Já a diretoria de relações comunitárias pode ser contatada pelo e-mail marcelo.damiao@hotmail.com.
Trânsito
As chuvas provocaram alagamentos em diversas vias da cidade. A Avenida Panorâmica foi interditada. A avenida do Estado Dalmo Vieira virou uma corredeira, mas os carros seguiam passando. A avenida Atlântica também ficou coberta pela água.
Outros pontos críticos estão sendo monitorados e sinalizados pelas equipes de trânsito, entre ruas 1401, Israel, São Paulo, Síria e Azulão e as avenidas das Flores, Martin Luther e Quinta avenida. As equipes da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Segurança Pública estão mobilizadas e atuando para garantir a segurança da população.
No bairro Pioneiros, os alagamentos afetam a rua Antônio Bitencourt, atrás da Havan, e ruas laterais, entre elas a Isidoro Caetano que tem trecho alagado e impede a passagem até a avenida Brasil. Para chegar à avenida do Estado Dalmo Vieira, motoristas e motociclistas andaram na contramão.
Os elevadores da Passarela da Barra foram desligados preventivamente devido a goteiras. Outros dois elevadores, um em cada ponta, seguem funcionando para acesso dos pedestres. O Posto de Informação Turística (PIT) está aberto para atendimento. O Centro de Controle Operacional (CCO) está atuando, mas o atendimento ao público está temporariamente suspenso.