RARIDADE
Único veado albino do Brasil pode ser visitado
Flok foi resgatado de uma rodovia e agora vive em solo catarinense
Amanda Moser [editores@diarinho.com.br]
O Parque Zoobotânico de Brusque ganhou um novo morador raríssimo nesta sexta-feira. É um veado-mateiro-pequeno albino, o primeiro animal da espécie com albinismo registrado em zoológicos do Brasil.
Batizado de Flok, o veado chama atenção pela pelagem branca e olhos claros, características do albinismo.
Flok foi resgatado em uma rodovia e, devido à sua condição genética, é extremamente vulnerável, o que inviabiliza sua reintrodução ao habitat natural. Ele divide o recinto com Athena, uma veada da mesma espécie, e com outros dois veados-catingueiros, que cresceram nos Centros de Triagem de Animais Silvestres de Florianópolis.
Segundo o Zoo de Brusque, Flok é o único veado-mateiro-pequeno albino conhecido no Brasil. O albinismo atinge um animal a cada 10 mil ou 20 mil nascimentos e, em geral, é consequência da fragmentação dos habitats naturais e do cruzamento entre indivíduos geneticamente próximos.
Para receber Flok, o parque adaptou o recinto, garantindo que as necessidades do veado albino fossem atendidas, sem prejudicar os demais animais do espaço.
Os visitantes já podem conhecer Flok e os outros animais do parque, na Praça da Bandeira, ao lado da prefeitura, no centro de Brusque. O local funciona de terça a domingo, das 8h às 17h30. Crianças de até cinco anos têm entrada gratuita. Para os demais, os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).