Empresas e startups de Itajaí e região terão um novo incentivo pra desenvolver produtos e serviços nas áreas de tecnologia e inovação. Parceria firmada entre a Univali, o Sebrae, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) e o Centro Regional de Inovação Elume Park vai oferecer um novo programa de incubação para novos negócios de base tecnológica.
O projeto chamado de Marina Tech está em processo de implantação e foi lançado oficialmente no evento Itajaí Tech Summit, no dia 22 de novembro. O primeiro edital pra seleção de empresas ...
O projeto chamado de Marina Tech está em processo de implantação e foi lançado oficialmente no evento Itajaí Tech Summit, no dia 22 de novembro. O primeiro edital pra seleção de empresas é previsto para ser lançado nos primeiros meses de 2025. Os aprovados serão orientados conforme a metodologia Miditec, usada na rede de incubadoras gerida pelo Acate, com apoio do Sebrae, em Santa Catarina.
O programa de incubação da Miditec já foi reconhecido como um dos cinco melhores do mundo num ranking do UBI Global, publicado em 2018. Além disso, o modelo foi eleito quatro vezes como “o melhor do país” pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Agora, o projeto chega pra atender Itajaí e região por meio da parceira com a Univali e o Elume.
A coordenadora de Inovação da Univali, professora Janaina Lorenzi Tomio, explica que o período de incubação na Marina Tech vai durar dois anos, com possibilidade de prorrogação por mais um ano. “As atividades serão no Elume Park, no qual as empresas terão espaço para o desenvolvimento do negócio e fortalecimento da sua rede de relacionamentos”, explica.
Na região, o programa será operado pela Acate e Univali. Responsável pela gestão da Marina Tech, o professor Marco Petrelli ressalta que a vivência de uma incubadora permite a criação de soluções inovadoras para os negócios. “As empresas contarão com um habitat que vai reunir o olhar da academia, de outras startups e de várias entidades interessadas em proporcionar uma formação empreendedora fundamentada na tecnologia e na inovação”, diz.
Empreendedorismo
Com o estímulo às novas empresas e aos empreendedores, a expectativa é que o programa de incubação também ajude a fortalecer a economia regional. “Ao passar pelo processo de incubação as empresas passam a oferecer produtos com maior qualidade e visibilidade o que, por sua vez, exige processos de industrialização, produção e uma mão de obra cada vez mais capacitada”, destaca o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Univali, Fábio Zabot Holthausen.
As empresas de Itajaí e região interessadas em saber mais sobre o processo de incubação Marina Tech podem entrar em contato com a Diretoria de Inovação e Empreendedorismo da Univali. Os contatos podem ser realizados pelo e-mail: incubadora@univali.br ou pelo telefone (47) 3341-7742, com o professor Marco Petrelli.