FERRY-BOAT
Bilhetagem eletrônica no ferry de Itajaí é adiada pra pedestres
Novidade ia começar esta semana, mas precisa de ajustes
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
A NGI Sul, responsável pela administração do ferry-boat entre Itajaí e Navegantes, suspendeu os testes do sistema de bilhetagem eletrônica para pedestres em Itajaí. Prevista para iniciar nesta segunda-feira, a implementação foi adiada devido a falhas técnicas. Segundo a empresa, a decisão visa “não causar atrasos ou ocorrências para os usuários”. Uma nova data será anunciada em breve.
Enquanto isso, os pedestres que embarcam em Navegantes já utilizam o sistema há algumas semanas. A bilhetagem eletrônica permite a compra de tíquetes avulsos diretamente na bilheteria ou pelo aplicativo Si.Go.
O usuário recebe um QR Code que deve ser apresentado no leitor da catraca no momento do embarque, mantendo o processo no mesmo local habitual.
Como baixar o aplicativo
O aplicativo Si.Go está disponível para dispositivos Android e iOS. Para o cadastro, o usuário deve informar nome, RG, CPF e endereço.
Pela plataforma, é possível adquirir créditos para a travessia, com pagamento via PIX. Após a compra, o bilhete eletrônico pode ser utilizado dentro de três horas. Caso o prazo expire, o usuário pode reemitir o bilhete para uso posterior, seguindo um procedimento simples: clicar no bilhete expirado e confirmar a reemissão. O novo bilhete estará disponível em até 48 horas. A reemissão pode ser solicitada até 30 dias após a compra inicial.
Gratuidade para idosos
Idosos que têm direito à tarifa zero, conforme a legislação estadual, devem fazer o cadastro e retirar o cartão de acesso na estação Navegantes. O cartão garante a gratuidade nas catracas eletrônicas.