Motoristas enfrentam caos na área de embarque e desembarque do aeroporto
Carros de apps travam pontos de parada e geram conflitos com táxis e vans
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Prefeitura diz que fiscaliza mas que determinação das vagas é com a CCR (Foto: Da Redação)
O aeroporto de Navegantes vive, às vésperas da temporada, um caos com os conflitos entre usuários, taxistas, motoristas de aplicativos e de ônibus e vans na frente do terminal. O problema ficou claro no feriadão da semana passada, dando mostras de que como pode ser o movimento no verão se não houver melhorias na organização do acesso e maior fiscalização.
Em frente ao terminal de passageiros, motoristas de aplicativos não tem onde parar e travaram a área de embarque e desembarque. A tranqueira também prejudicou motoristas de ônibus e vans, que ficaram ...
Em frente ao terminal de passageiros, motoristas de aplicativos não tem onde parar e travaram a área de embarque e desembarque. A tranqueira também prejudicou motoristas de ônibus e vans, que ficaram impedidos de acessar a área de passageiros. Flagras mostraram, inclusive, carro parado na faixa de pedestre em frente ao portão de desembarque.
Taxistas, que já tem bronca com os motoristas de app, dizem que também são prejudicados. Um deles relatou suposta perseguição e está impedido de pegar clientes no aeroporto após ter o carro apreendido. Casos de transporte irregular de passageiros, com cobrança por fora dos aplicativos, e abordagens de motoristas na saída do terminal seguem motivando denúncias.
A prefeitura esclareceu que quem determina as vagas na frente do aeroporto é a concessionária CCR e não o município. A fiscalização, porém, é com a Navetran e a Polícia Militar, que também cuida do trânsito na cidade. Na frente do terminal, há áreas pra táxis, embarque e desembarque de passageiros, e transporte por aplicativo, mas a bagunça é geral nos horários de pousos e decolagens.
A CCR Aeroportos ficou de se manifestar sobre eventuais melhorias para a temporada de verão, mas ainda não respondeu. A empresa também iria esclarecer sobre de quem seria a responsabilidade na parte externa do terminal.
O aeroporto de Navegantes está em alta na movimentação de passageiros após bater, em 2023, a marca de 2,1 milhões de viajantes. Neste ano, até setembro, foram 7,3 mil passageiros internacionais e 1,6 milhão de passageiros de voos domésticos, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Operação guinchou carros irregulares
Em outubro, as forças de segurança fizeram uma operação no Aeroporto de Navegantes para coibir o transporte clandestino de passageiros. Dois veículos foram apreendidos e outros que estavam em situação irregular no local foram autuados para a tomada de medidas administrativas.
O trabalho rolou em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar e Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (Navetran), após reclamações. A ideia é de garantir mais segurança aos passageiros que chegam ao aeroporto. Segundo a prefeitura, corridas oferecidas fora de aplicativos podem colocar em risco a vida e a integridade física dos usuários.
O município recomenda que os passageiros usem os meios de transporte mais seguros, entre as corridas por meio de plataformas confiáveis ou a utilização do serviço de táxis devidamente registrados para atuação no local. Denúncias de serviços clandestinos podem ser feitas pelos canais do Procon, no procon.fiscal1@navegantes.sc.gov.br ou www.consumidor.gov.br.
Em caso de dúvidas, os usuários também podem entrar em contato pelos telefones (41) 3342-9500 e (47) 99290-1398 (WhatsApp), ou pelo e-mail procon@navegantes.sc.gov.br.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.