Santa Catarina
Partido Comunista chinês vai investir em aeroporto e complexo logístico de bilhões em SC
US$ 13 bilhões estão previstos para bancar um aeroporto privado e centro logístico
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Uma comitiva com representantes do Partido Comunista da China e do governo chinês visitou a prefeitura de Araquari na sexta-feira passada para discutir futuros investimentos logísticos na cidade. Na reunião, foi apresentado o projeto do Complexo Multimodal de Araquari, um megaempreendimento de até 13 bilhões de dólares que contará com aeroporto de cargas e de passageiros privados, terminal de armazenagem de líquidos, centro logístico, complexo hoteleiro e setor industrial.
O investimento faz parte de novos negócios de investidores chineses no Brasil, com projetos de infraestrutura, portos e aeroportos no país. O complexo em Araquari é previsto pra atender as demandas logísticas no sul do Brasil, aproveitando a localização estratégia da cidade no Norte Catarinense. A reunião foi a primeira para discussão do projeto, que dependerá de mais estudos pra avançar.
O encontro aproximou investidores institucionais e privados. O convite para a reunião foi enviado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ainda em setembro de 2023. Segundo a prefeitura, o município, que tem mais de 50 mil habitantes, conta com um endereço industrial privilegiado em Santa Catarina, pela proximidade com portos e rodovias para escoamento de produtos para os maiores centros consumidores do país.
O secretário do Partido Comunista Chinês, Sun Bing, agradeceu o convite e a receptividade da prefeitura. Ele prometeu enviar um convite oficial para que Araquari devolva a visita na China. Sun Bing também entregou um presente para o prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSD). Foi um pergaminho com um desenho chinês que significa prosperidade.
Pela comitiva chinesa, ainda participaram do encontro Sun Bing, vice-prefeito de Ezhou e secretário do Comitê de Trabalhadores do Partido Econômico de Linkong; Xu Shunpeng, diretor do Comitê de Trabalho e Assuntos Exteriores de Ezhou; Tong Yufang, secretário de Comércio Exterior de Likong; Rao Xiao, diretor do Centro de Desenvolvimento Logístico de Likong; e Liu Lixin, gerente-geral do Aeroporto Internacional de Hubei.
Cidade na mira dos chineses
Araquari está na mira de outros investimentos chineses. Um deles é para a cidade abrigar a nova fábrica da gigante chinesa de pneus Sailun Tires, num investimento de R$ 2 bilhões. Em agosto, uma comitiva de executivos da empresa visitou a cidade pela segunda vez para conhecer a cidade e discutir o projeto.
A nova fábrica tem previsão de gerar mais de dois mil empregos diretos. O projeto teria parceria com a Cantu Pneus, de Itajaí, e a Magnum, de Recife (PE), para comercialização dos produtos. Quem também está de olho na cidade é a TP-Link, gigante chinesa da área de tecnologia, que estuda a construção de uma fábrica de equipamentos para internet.