ITAJAÍ
Evento homenageia a primeira grafiteira de Itajaí
Tarde de domingo reúne atrações culturais e artísticas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Está rolando até às 18h deste domingo o evento "Mural da Poeta", uma homenagem à poetisa Nísia Amorim, de Itajaí. Idealizado pela escritora e psicóloga Eliss de Castro, o evento foi organizado pelo grupo Surto Coletivo e conta com a participação da família de Nísia.
Nísia, dona de casa apaixonada por poesia, ficou conhecida por escrever poemas nos muros de sua residência, sendo considerada a primeira mulher grafiteira de Itajaí. “Toda vez, mas toda vez mesmo que eu passava pela rua Uruguai, tinha que entrar na rua da fábrica desativada para ver aqueles poemas pintados no muro. Era início dos anos 1990, o prédio estava em ruínas. A rua é a José Joaquim dos Santos, lateral do atual Fórum da cidade, onde ainda fica a casa da família da poeta. As poesias no muro, por alguns anos, provocaram o movimento de pessoas curiosas, além da pausa dos passantes para a leitura dos poemas”, relata Eliss de Castro.
O evento será ao lado da padaria Vovó Carola, na rua Uruguai, em frente ao Fórum de Itajaí. A programação inclui contação de histórias, apresentações musicais, lançamento de livro, sarau e outras atividades culturais.
PROGRAMAÇÃO
15h Contação de histórias
15h30 música/dança
16h Lançamentos de livros, zines, varais
16h30 Sarau de poemas e música
17h Inauguração do MURAL DA POETA
17h30 Música
18h Encerramento