NAVEGANTES
Asilo incendiado precisa de ajuda para ser reconstruído
Prejuízo foi de R$ 250 mil. Idosos aguardam o fim das obras para voltar ao lar
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Após o incêndio que destruiu parte do Centro Geriátrico JR, em Navegantes, os responsáveis pelo asilo pedem ajuda à comunidade para reconstruir o espaço e acolher novamente os 14 idosos que viviam no local. O fogo causou um prejuízo estimado em R$ 250 mil, comprometendo o telhado e outras estruturas, que precisarão ser demolidas e refeitas.
Gianna Costa, de 28 anos, sócia-proprietária do asilo, informou que o orçamento inclui materiais de construção, mão de obra, móveis, eletrodomésticos, camas, travesseiros, cadeiras de banho e cadeiras de rodas, entre outros itens.
Segundo Gianna, os idosos foram alojados temporariamente em uma casa que poderá abrigá-los por até 10 dias. “Nossa prioridade é reconstruir o imóvel o mais rápido possível”, explicou.
O asilo, inaugurado em outubro deste ano, é administrado por Gianna e seus familiares: o esposo, o irmão, a cunhada e a mãe. “Nós transformamos nossa casa no lar dos idosos. Somos a segunda família deles. Eles têm um grande apego por este espaço e pela convivência conosco”, relatou, destacando que não dispõem de dinheiro para custear a obra.
Quem puder ajudar podefazer doações pelo Pix (chave CNPJ: 51853889000190) ou entregar materiais de construção na avenida Joaquim Couto, 1289, bairro Gravatá, Navegantes.
14 idosos resgatados durante incêndio
O incêndio foi por volta das 6h30 da sexta-feira da semana passada, quando um idoso tomava banho. Um clarão, seguido de queda de energia e fumaça no chuveiro, indicou o curto e o início do fogo, que rapidamente se alastrou pelo telhado de madeira e as telhas de amianto.
Dos 200 m² do imóvel, cerca de 45 m² foram consumidos pelas chamas. Todos os 14 idosos foram resgatados com a ajuda de funcionários e vizinhos. O combate ao fogo durou cerca de 1h30, e os bombeiros usaram sete mil litros de água. Além dos moradores e trabalhadores, coelhos e aquários com peixes também foram salvos.