Atropelado por lancha
Empresário que morreu em BC recebe homenagem
Ato reuniu nadadores, surfistas, canoístas e banhistas na praia Central
João Batista [editores@diarinho.com.br]
Familiares e amigos participaram na manhã de domingo, na praia Central de Balneário Camboriú, do “abraço à Ilha das Cabras”, ato simbólico em homenagem ao empresário Rafael Aragão Gonzalez, de 49 anos, que morreu ao ser atropelado por uma lancha.
A homenagem foi por volta das 7h30 e marcou um mês da tragédia. O acidente segue sob investigação.
O ato contou com a presença de nadadores, surfistas, canoístas e alunos da Fundação Municipal de Esportes. Um grupo foi até perto da ilha das Cabras, no local do acidente, onde foram soltados balões brancos. Outra parte das pessoas ficou na faixa de areia, na altura da rua 1300, fazendo um abraço coletivo.
A homenagem foi marcada pela esposa de Rafael, Tatiane Vargas Xavier, que contou com o apoio de amigos. O ato também serviu pra chamar a atenção das autoridades para a necessidade de reforço em medidas de segurança na orla, pra evitar novas tragédias. No dia do acidente, não havia boias de sinalização na praia, recolocadas depois pelos bombeiros. Projeto do Conseg pretender reforçar a sinalização com mais 15 boias demarcatórias.
O empresário foi atingido por uma lancha na manhã do dia 17 de outubro, quando nadava perto da ilha das Cabras, junto com um amigo. Ele sofreu ferimentos graves e cortes provocados pela hélice da embarcação. A delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí abriu inquérito pra apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente. A investigação tem prazo de 90 dias pra conclusão.
Natural de São Paulo, Rafael viveu em Florianópolis, onde teve dois filhos. Nos últimos quatro anos, ele estava morando com a família em Balneário Camboriú. O empresário foi fundador da Tanoaria Espanha, na Grande Florianópolis, uma das maiores fornecedoras de barris de carvalho do Brasil.
Novos veículos e equipamentos pra resgate
O 13º Batalhão de Bombeiros Militar de Balneário Camboriú recebeu R$ 2,9 milhões em veículos e equipamentos que vão reforçar a estrutura para atendimento. O batalhão ganhou uma ambulância, uma camionete de resposta rápida, uma moto, um caminhão-tanque e uma moto aquática. Os veículos serão usados pra operações de salvamento e resgate na região.
Também foram recebidos pelo batalhão aparelhos de comunicação e videomonitoramento, materiais para atendimento pré-hospitalar e itens para instrução. A entrega foi por meio de convênio com o município, utilizando recursos de taxas de análise de projetos e vistorias. Os veículos e equipamentos já estão sendo empregados no atendimento às ocorrências.