DO CAMPO À MESA
Nova websérie revela origem dos ingredientes do McDonald’s no Brasil
Projeto mostra bastidores e origem da carne, alface e café da rede de fast food no país
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
Você já se perguntou de onde vêm os ingredientes usados no McDonald's? A Arcos Dorados, responsável pela marca de fast food no Brasil e na América Latina, decidiu responder essa curiosidade com a websérie “Do campo à mesa: qualidade que inspira”, revelando a origem de três produtos essenciais: carne, alface e café. Os três episódios, disponíveis no canal da Arcos Dorados no YouTube, foram ao ar na última quarta-feira e têm cerca de três minutos de duração cada.
O minidocumentário começa com a carne, na fazenda São José, em Quitanda, São Paulo. De acordo com o projeto, a carne dos hambúrgueres é 100% bovina, sem aditivos ou condimentos.
A série destaca ainda o compromisso com a sustentabilidade, exemplificado pela política de compra de carne livre de áreas de desmatamento e pela garantia do respeito aos direitos humanos, evitando a invasão de terras indígenas.
No segundo episódio, o foco está nos grãos dos McCafés, provenientes da fazenda Rio Brilhante, em Coromandel, região do Cerrado Mineiro. A produção mostra os processos de colheita, beneficiamento e testes de qualidade pelos quais passam os grãos 100% arábica antes de serem entregues às franquias.
Já o terceiro e último episódio, filmado no Sítio Novo, em Sumidouro, Rio de Janeiro, destaca o alface que nasce, cresce, é colhido e segue para os restaurantes, onde passa por processos de corte, lavagem e sanitização, estando então pronto para consumo nas saladas servidas ao público.
Mariana Scalzo, diretora de comunicação corporativa da Arcos Dorados no Brasil, explica que o objetivo da websérie é promover a transparência junto aos consumidores. “Além de abrir as nossas cozinhas, agora também estamos abrindo as portas dos nossos fornecedores. Nosso objetivo é tornar visível o que muitas vezes é invisível para o consumidor final, construindo reputação e fortalecendo a relação de confiança com nossos clientes”, afirma a executiva.