CPI da Emasa: testemunhas serão ouvidas na próxima semana
Nove depoimentos serão tomados em novembro
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
CPI investiga ineficência da Ete
(foto: divulgação)
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Saneamento, instaurada em Balneário Camboriú, entra na fase de oitivas de testemunhas. As sessões começam na próxima quinta-feira, às 14h.
A CPI da Emasa investiga as falhas da Estação de Tratamento de Esgoto (Ete) do bairro Nova Esperança, gerida pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). Segundo o autor da CPI ...
A CPI da Emasa investiga as falhas da Estação de Tratamento de Esgoto (Ete) do bairro Nova Esperança, gerida pela Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa). Segundo o autor da CPI, vereador André Meirinho (PP), a operação inadequada da estação tem impactado a balneabilidade da praia Central.
O primeiro depoimento será do engenheiro ambiental Wagner Cleyton Fonseca, do Instituto do Meio Ambiente (Ima) de Santa Catarina, responsável por um relatório que descreveu a situação da Ete como “catastrófica”. No dia 7, a bióloga Aline Petris, pesquisadora da qualidade da água no mar de Balneário Camboriú, também será ouvida pela comissão.
Meirinho comentou que, antes de a CPI ser instaurada, ele, o vereador Lucas Gotardo (Novo) e a atual prefeita, Juliana Pavan (PSD), vereadora na época, conversaram com Wagner durante uma visita ao Ima, onde ele detalhou a situação da estação. “O depoimento será fundamental para que a população entenda a real situação da ETE”, afirmou o vereador.
As testemunhas:
• Wagner Cleyton Fonseca, engenheiro ambiental do Instituto do Meio Ambiente
• Aline Petris, bióloga e pesquisadora
• Carlos Haacke, ex-diretor-geral da Emasa
• Vinicius de Castro Oliveira, ex-gerente de expansão da Emasa
• Caio Cardinali, analista químico da Emasa
• Sérgio Juk, ex-diretor-técnico da Emasa
• Alexandre Guislote Motta, ex-diretor-técnico e atual diretor-geral da Emasa
• Ricardo Guido Barbieri, ex-gerente de operações da Emasa
• Douglas Costa Beber Rocha, ex-diretor-geral da Emasa
Auri Pavoni vai comandar a Emasa
A prefeita eleita de BC, Juliana Pavan (PSD), confirmou Auri Pavoni à frente da Emasa. O engenheiro civil e atual secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Itajaí assume em janeiro.
Pavoni enfrentará o desafio de ampliar a capacidade de tratamento de esgoto e aumentar a produção de água potável. “Precisamos modernizar as estações de tratamento, assegurando que a cidade tenha recursos hídricos suficientes e um saneamento eficiente”, adiantou Auri.
Pavoni já atuou como presidente do Sinduscon (2006), secretário de Planejamento Urbano em BC (2007-2008 e 2010-2014), e assessor especial do prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (2017-2024), antes de assumir a secretaria de Planejamento de Itajaí. Ele coordenou o plano diretor de Itajaí.
O vereador de opera buffa,o flatulento kaka Fernandes sumiu da CPI da EMASA,acho que ta esperando um aditivo para comparecer...
Ja o vereador da garrafada pela cara de ressaca que faz,deve relatar em algum momento que precisa tirar a garrafa que ta entalada no seu rabo sujo.
Somente usuários cadastrados podem postar comentários.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.