ELEIÇÕES 2024
Câmara de Vereadores de Itajaí renova mais da metade das cadeiras
Vereadora Anna Carolina teve a maior votação, com 2904 votos
João Batista [editores@diarinho.com.br]
A Câmara de Vereadores de Itajaí terá uma renovação de 58% após a definição do resultado das eleições. Serão 10 novos parlamentares entre os 17 representantes do Legislativo. Cinco deles não se reelegeram e outros vão deixar a Casa porque disputavam a majoritária ou porque decidiram não se candidatar para um novo mandato.
A vereadora Anna Carolina Martins (PSDB) se reelegeu com 2904 votos, líder de votação entre os eleitos. O destaque, porém, ficou por conta do PL, que emplacou seis cadeiras: Adão Bittencourt, Victor Nascimento, Pedrão Molleri, Fernando Pegorini, Calinho Bombeiro e Liliane Fontenelle. A vereadora Dulce Amaral (PL), que está na vaga de Fábio Negão, não se reelegeu.
Completam os novatos Leandro do Nadar (MDB), Cristiano Klaus Fischer (PRD) e Xande Celular (UB). O MDB manteve as três cadeiras que tinha, com a reeleição de Bruno da Saúde e Vanderley Dalmolin. Celia Regina da Costa (MDB), que ocupava a cadeira do vereador licenciado Thiago Morastoni, ficou na suplência.
O PDT também manteve as duas cadeiras, com a reeleição de Hilda Deola e a volta de Renata Narcizo. Já Douglas Cristino (PDT), que tava no lugar de Paulinho Amândio, não passou para um novo mandato. Por outro lado, conseguiram se reeleger Otto da Farmácia (PSD), Beto Cunha (Republicanos) e Maurílio Moraes (Progressistas).
Candidatos da majoritária
Além dos que não se reelegeram, quatro vereadores vão deixar o legislativo porque estavam na majoritária: Osmar Teixeira (PSD), que concorreu pra prefeito, e Márcio “Dedé” Gonçalves (UB), Marcelo Werner (Republicanos) e Rubens Angioletti (PL), que disputaram como vice-prefeito.
Paulinho Amândio (PDT), que vai deixar a Câmara após 24 anos de legislativo, e Thiago Morastoni (Podemos), atual secretário de Turismo, não se candidataram à reeleição, e Fábio Negão (PL) perdeu o mandato após condenação judicial. A vereadora Aline Aranha (UB), que ocupa a cadeira de Dedé após ele se licenciar pra comandar a secretaria de Obras, não se candidatou pra manter a vaga.
Olho na governabilidade
O advogado e pesquisador Luiz Fernando Ozawa, que comentou a apuração no DIARINHO, destacou que o prefeito eleito de Itajaí, Robison Coelho (PL), fez uma boa bancada que deve garantir a governabilidade.
“Num primeiro momento, não parece haver grandes dificuldades para governar, bem diferente do cenário de Balneário Camboriú. Até porque a eleição em Itajaí, apesar de ter havido uma concorrência, ela não teve uma polarização exatamente e também houve uma distância muito grande. Então, a vitória do Robison Coelho aqui em Itajaí foi maiúscula”, opina.
Os eleitos na Câmara de Vereadores de Itajaí
PL
Adão Bittencourt
Victor Nascimento
Pedrão Molleri
Fernando Pegorini
Calinho Bombeiro
Liliane Fontenelle
MDB
Bruno da Saúde
Vanderley Dalmolin
Leandro do Nadar
PDT
Renata Narcizo
Hilda Deola
PSDB
Anna Carolina
PRD
Cristiano Klaus Fischer
PSD
Otto da Farmácia
UNIÃO
Xande Celular
Republicanos
Beto Cunha
PP
Maurílio Moraes