ELEIÇÕES 2024
Candidatos são alvos de ataques cibernéticos
Perfil de Robison Coelho, de Itajaí, e Peeter Grando, de BC, foram alvos, denunciam assessorias
Laura Testoni [lauratestoni16@gmail.com]
Os perfis dos candidatos do PL de Itajaí e Balneário Camboriú, Robison Coelho e Peeter Grando, foram alvo de ataques no Instagram. Segundo os assessores dos candidatos, criminosos teriam promovido a compra massiva de usuários falsos para seguirem suas contas. O objetivo seria comprometer a integridade dos perfis a ponto de serem suspensos pela Meta.
Os advogados dos dois candidatos já adotaram medidas judiciais para identificar e responsabilizar os envolvidos.
Compra de seguidores
Existem empresas que comercializam pacotes de seguidores falsos, automatizando o processo de seguir uma conta-alvo. A maioria desses seguidores são perfis gerados automaticamente ou controlados por softwares, sem interação humana, geralmente sem fotos ou publicações.
Após a compra, o serviço envia os seguidores para a conta escolhida, mesmo sem o consentimento do proprietário da conta.
Por que é uma sabotagem?
A compra de seguidores falsos prejudica a credibilidade de uma conta, já que o perfil passa a ter muitos seguidores, mas com baixa interação (curtidas, comentários e postagens), o que pode levantar suspeitas de manipulação. Além disso, o Instagram pode penalizar a conta ao detectar a atividade ilegal.
Quando uma conta recebe uma grande quantidade de seguidores de forma repentina, a plataforma pode identificar a ação como atividade de robôs, o que pode resultar em restrições temporárias, como a proibição de postagens e a redução do alcance das publicações. Em casos mais graves, há até o risco de banimento permanente.