Após denúncias feitas ao DIARINHO e à prefeitura de Navegantes, a Polícia Militar Ambiental e o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) fizeram nesta quarta-feira uma mega operação para retirada de invasores que tinham montado acampamento na área da restinga da orla de Navegantes. A ação teve o apoio das secretarias de Assistência Social e de Obras.
Continua depois da publicidade
Moradores informaram que pessoas em situação de rua estavam acampando sob o deque da orla e na área de restinga. Durante a fiscalização, a equipe encontrou barracas na entrada número 22 ...
Moradores informaram que pessoas em situação de rua estavam acampando sob o deque da orla e na área de restinga. Durante a fiscalização, a equipe encontrou barracas na entrada número 22 da praia, onde alguns andarilhos viviam.
Continua depois da publicidade
O acampamento foi retirado, e as pessoas foram encaminhadas para a Assistência Social. Segundo a secretária Juliana Pinto, alguns já estavam em acompanhamento da secretaria, mas vinham recusando a assistência do município.
Com a operação e novas abordagens, o grupo concordou em deixar a área da restinga após as equipes explicarem que o local é uma área de preservação permanente, onde qualquer alteração é proibida.
Continua depois da publicidade
O superintendente do Ian, Diego Dias, informou que fiscais do instituto farão inspeções frequentes na região.
Restinga preservada
A restinga é um ecossistema típico dos biomas da Mata Atlântica em áreas litorâneas. Sua flora e fauna são especiais e bastante sensíveis à degradação. Por esse motivo, a preservação ou destruição da restinga afeta diretamente o equilíbrio e a proteção ambiental das praias.