Navegantes vai ganhar bairro-parque com participação de gênio da arquitetura
Empreendimento será o primeiro da América Latina com projeto com participação de urbanista japonês
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Sou Fujimoto (Foto: Divulgação)
Bairro-parque ficará entre a Meia Praia e o Gravatá (Foto: Divulgação)
Bairro-parque será inspirado no Vivapark Porto Belo (Foto: Divulgação)
Bairro-parque será inspirado no Vivapark Porto Belo (Foto: Divulgação)
Bairro-parque será inspirado no Vivapark Porto Belo (Foto: Divulgação)
Empreendimento será misto, com prédios e casas (Foto: Divulgação)
A Vokkan, desenvolvedora imobiliária especializada em criar ecossistemas urbanos sustentáveis e inteligentes, anunciou na última sexta-feira a construção do Vivapark Navegantes.
O primeiro bairro-parque de Navegantes ocupará uma área de três milhões de metros quadrados entre os bairros Meia Praia e Gravatá, seguindo as diretrizes de sustentabilidade que caracterizam ...
O primeiro bairro-parque de Navegantes ocupará uma área de três milhões de metros quadrados entre os bairros Meia Praia e Gravatá, seguindo as diretrizes de sustentabilidade que caracterizam os projetos da empresa.
O empreendimento será o primeiro da América Latina com um projeto assinado pelo arquiteto e urbanista japonês Sou Fujimoto.
A Vokkan ainda não divulgou a data de início das obras, mas garantiu que o projeto seguirá os mesmos padrões do Viva Park Porto Belo.
“O Vivapark Navegantes terá todos os atributos de sustentabilidade que nos levaram a ser referência global na certificação LEED. O projeto está em fase final de desenvolvimento e certamente será um marco não só para a cidade, mas para todo o estado”, afirma Monica Volaco, vice-presidente da Vokkan.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Navegantes, Rodrigo Silveira, o empreendimento deve incluir prédios verticais, dentro do que é permitido pelo Plano Diretor, além de casas e estabelecimentos comerciais que serão montados no bairro-parque. “A empresa ainda está trabalhando e modelando o empreendimento, dentro do que o Plano Diretor permite, mas não será um condomínio fechado, e sim um bairro planejado de livre acesso”, explicou.
A construção do bairro planejado deve alavancar a economia de Navegantes. “A expectativa é que haja um grande salto de qualidade no desenvolvimento econômico da cidade, que passará a se colocar de igual para igual com outras cidades da região no quesito residência. Um bairro planejado com ativos empresariais de credibilidade instalados atrai um público de alto poder aquisitivo que poderá residir entre a praia e o aeroporto. É um ativo imobiliário diferenciado”, explicou Rodrigo.
Gênio da arquitetura
Considerado um dos gênios da arquitetura contemporânea, Sou Fujimoto desenvolve o projeto em parceria com dois escritórios brasileiros: o FGMF, de São Paulo, e o VOO, de Santa Catarina. A equipe de arquitetos é responsável pela primeira etapa do empreendimento, que envolve urbanismo e incorporações com soluções inovadoras, focadas na integração com a natureza, com foco em espaços conectados, vibrantes e sustentáveis.
Visita ao Brasil
Entre os dias 17 e 19 de setembro, Sou Fujimoto estará no Brasil para participar de reuniões criativas com arquitetos brasileiros e a equipe técnica da Vokkan. No dia 17 de setembro, às 19h30, Sou Fujimoto, Lourenço Gimenes (FGMF) e Jonatan Welter (VOO) participarão de um talk ao vivo com Monica Volaco, vice-presidente da Vokkan, e Jessica Volaco, sócia e diretora comercial da empresa, para debater o futuro das cidades e a evolução urbana. O evento será transmitido ao vivo pelo canal @vokkanoficial no YouTube.
Fujimoto é referência mundial
A relevância de Sou Fujimoto para o futuro das cidades é mundialmente reconhecida. O arquiteto foi escolhido para criar o plano diretor da Expo 2025, o maior evento global de inovação, que acontecerá no Japão entre abril e outubro do próximo ano. Mais de 200 países e um público superior a 20 milhões de pessoas devem participar do evento, cujo tema será “Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas”.
Com uma obra extensa e premiada, Fujimoto é autor de projetos icônicos como a “Casa da Música Húngara”, na Hungria; “Garden in a Box”, na China; “Pavilhão Serpentine Gallery 2013”, na Inglaterra; “Shiroiya Hotel” e “House N”, no Japão; “L’Arbre Blanc”, na França; e o “Miami Design District”, nos Estados Unidos, entre outros.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.