PIB Education
Empresários de sucesso da região compartilham desafios no PIB Connect
CEOs confidenciaram os principais percalços do caminho
Publieditorial []
O
s desafios da jornada empresarial foram compartilhados por grandes empresários no evento PIB Connect, organizado pela PIB Education. Cerca de 200 participantes ouviram as histórias de Marcos Gracher, fundador da Wave Academias, Nadim Farid, da Oral Unic; e Evandro Turatto, da Next Shipping. Também participou da conversa Mohamad Abou Wadi, empresário e fundador da PIB.
Marcos Gracher transformou um pequeno negócio em uma rede de academias. Ele confessou que, além dos bons livros que leu, adquiriu boa parte de seu conhecimento escutando “mentes brilhantes”. “A gente teve que aprender patinando. O que a PIB traz é realmente escutar professores que não são da teoria, mas da prática, isso eu acho fundamental”, destaca.
Nadim Farid começou sua jornada aos 13 anos vendendo geladinho no campo de futebol de sua cidade natal, Guaraci, no interior de São Paulo. Em 2000, conseguiu uma vaga no curso de odontologia, mas não tinha como pagar a mensalidade. Em 2016, fundou a Oral Unic, que atualmente tem 57 unidades e faturamento de R$ 203 milhões. “Essa experiência que os alunos viveram vai dar uma bagagem muito bacana na hora que eles forem desenvolver ou empreender na vida profissional. Se eu tivesse tido isso lá atrás, com certeza teria alcançado meus resultados muito mais facilmente”, contou.
Evandro Turatto, cofundador da empresa conhecida como o “Google do comércio exterior brasileiro”, apresentou o case de sucesso da Next Shipping. Em menos de uma década de funcionamento, a companhia é a única empresa de comércio exterior no mundo a ter sido classificada em 1º lugar na certificação Great Place to Work (GPTW). “Existe um grande estigma de que as empresas são compostas por processos e resultados, e muitas vezes não se olha para as pessoas como deveriam ser vistas. Hoje eu tenho a felicidade de mostrar para os alunos da PIB que qualquer empresa que já inicie cuidando das pessoas tem três ou quatro vezes mais chance de dar certo do que aquelas que não fazem isso”, pontua.
Julie Gesser, corretora, aproveitou o PIB Connect para conhecer mais a PIB. “Tenho um filho adolescente e vejo que é uma faculdade inovadora, com empresários dando aulas. Isso é um diferencial muito grande. Sai do comum, porque a gente está mudando muito”, completou.
Mohamad Abou Wadi, idealizador da PIB Education, disse que a metodologia utilizada na escola para empreendedores surgiu da necessidade que sentiu quando estava em processo de formação. “Eu não acredito numa educação só de conteúdo, uma educação tradicional. Pensamos sempre numa entrega de experiência que dê todas as armas que o aluno precisa para ter sucesso na carreira profissional, independente de ter diploma ou não”, explica. E completa: “Foi a maneira que eu aprendi na minha vida”, relembrando os empresários que encontrou ao longo da caminhada e que foram seus professores fora da sala de aula.
Mohamad explica que as aulas magnas buscam trazer referências inspiradoras para os alunos. “A grande maioria dessas pessoas vieram do nada, para que eles vejam que é possível nascer no interior de Santa Catarina e virar um gigante no mercado, dependendo da tua vontade e dedicação. A PIB nada mais é do que abreviar esse caminho”, finaliza.