Tênis
Tenistas de Itajaí são campeões na Suécia
Rafael Matos e Orlando Luz venceram o torneio de Bastad neste domingo
Anderson Davi [editores@diarinho.com.br]
Os tenistas Rafale Matos e Orlando Luz, da ADK Tennis, de Itajaí, conquistaram neste domingo o título do torneio de duplas do ATP 250 de Bastad, na Suécia, com premiação total de 579 mil euros. Na decisão, eles venceram os franceses Gregoire Jacq e Manuel Guinard por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4.
Para chegar a decisão, os brasileiros não precisaram disputar a semifinal. O duelo contra o espanhol Rafael Nadal e o norueguês Casper Ruud, top 10 de simples do mundo, não foi realizado no sábado pela desistência de Nadal. O ex-número 1 do mundo optou por priorizar o torneio de simples, em que chegou à final, mas foi derrotado pelo português Nuno Borges.
Este é o segundo título de Matos na Suécia, após ter vencido o torneio de Bastad em 2022 ao lado do espanhol David Vega. Esta é a nona conquista de ATP do tenista, a terceira no ano, após vencer o Rio Open, no Rio de Janeiro, e em Stuttgart, na Alemanha. Com isso, Rafael Matos sobe para o 37º lugar do ranking de duplas. Já a conquista é a primeira de Orlando em um ATP, chegando ao 83º lugar do ranking de duplas, a maior colocação de sua carreira.
“Muito especial mais um título de ATP, meu segundo aqui em Bastad. Adoro esse torneio, as condições com saibro lento. Muito feliz de ter vencido ao lado do Orlando, um dos meus melhores amigos. É o primeiro título dele, muito feliz por ter compartilhado esse momento com ele”, comemora Matos, que disputa o ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos, ao lado de Marcelo Melo, a partir do dia 29.
Já Orlando Luz comemorou o primeiro título internacional da carreira. “Foi um dia bem feliz pra mim, emocionante. Jogar ao lado do Rafa depois de três anos e ainda sair com o título. Não tivemos tempo de treinar, cheguei na segunda-feira, já jogamos, saímos com a vitória. Graças a Deus tivemos a chance de chegar na final e desempenhar o que desempenhamos na semana toda. Espero que seja o primeiro título de muitos”, comentou.
Agora ele parte para o ATP 250 de Umag, na Croácia, onde joga com o francês Jonathan Eysseric. Eles estreiam nesta terça-feira, contra os croatas Karlo Kajin e Deni Zmak.