1. As Bicampeãs (Globoplay)
Novidade no catálogo do Globoplay, a série documental mostra a trajetória das seis jogadoras de vôlei da seleção brasileira que ganharam medalhas de ouro. Sheilla Castro, Fabi Alvim, Fabiana Claudino, Jaqueline Carvalho, Paula Pequeno e Thaisa Daher são as atletas que conquistaram o lugar mais alto do pódio em 2008 e 2012.
2. Carruagens de Fogo (Disney+)
O longa vencedor do Oscar de Melhor Filme em 1982 conta a história de dois atletas: Eric Lidell e Harold Abrahams. Considerado o filme mais famoso sobre Jogos Olímpicos, a trama acompanha os corredores em busca de uma vaga olímpica na equipe britânica de atletismo na disputa dos Jogos de Paris 1924.
3. Invencível (Amazon Prime Video)
O filme dirigido e produzido por Angelina Jolie aborda o drama do atleta olímpico que precisou virar soldado na Segunda Guerra Mundial: Louis Zamperini. O corredor foi finalista dos cinco mil metros nas Olimpíadas de Berlim 1936 e logo depois foi convocado para servir como bombardeiro da Força Aérea Americana. Ele ficou naufragado por 47 dias após o avião em que estava ser danificado, foi capturado pelo exército japonês e enviado a um campo de concentração.
4. Raça (HBO Max)
Raça conta a vida de Jesse Owens, um dos maiores atletas olímpicos de todos os tempos que fez história nas Olimpíadas de Berlim 1936. Em plena era nazista na Alemanha, Adolf Hitler usava os Jogos como propaganda do regime e como ferramenta para provar a suposta superioridade da raça ariana. Contudo, quem roubou a cena foi o atleta afro-americano que conquistou quatro medalhas de ouro e fez o ditador se retirar do estádio antes da cerimônia de premiação. Considerado um dos episódios mais marcantes da história do esporte.
5. Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (Paramount+ e Oi Play, e para alugar em Apple TV, Microsoft, Claro Video, Google Play)
O filme é baseado em eventos reais e conta a complexa e trágica relação entre o excêntrico multimilionário John du Pont e os irmãos lutadores de wrestling, Mark e Dave Schultz. John é obcecado por esportes e usa sua fortuna para construir um centro de treinamento de elite em sua propriedade, chamado "Foxcatcher Farm". Mark é convencido pelo ricaço a treinar ali para as Olimpíadas, mas a difícil personalidade de John o leva para um caminho tortuoso que acabaria da pior maneira.
6. Jogos Olímpicos de Berlim de 1936 - A Grande Ilusão (Globoplay)
A Grande Ilusão conta em forma de documentário como Hitler fazia dos jogos e do esporte uma maquiagem para o que acontecia na Alemanha durante o regime nazista. Além disso, usava também dos eventos para propaganda política.
7. Na Cola dos Assassinos – Manhunt (Netflix)
O terceiro episódio da terceira temporada desta série foca no atentado que aconteceu durante os Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996. Uma bomba explode no Centennial Olympic Park. Enquanto o FBI tenta descobrir o responsável pelo ataque, o segurança que encontrou a bomba antes da explosão é inicialmente celebrado como herói, mas logo se vê no centro das investigações.
8. Atleta A (Netflix)
O documentário conta o trauma vivido pelas atletas vítimas de abusos sexuais do ex-médico da seleção americana de ginástica artística Larry Nassar. O criminoso foi condenado a 175 anos de prisão por ter violentado e assediado mais de 500 atletas durante duas décadas. O documentário não foca no criminoso, e sim na atuação dos repórteres que ajudaram a revelar o escândalo e em atletas que foram vítimas, como a campeã mundial Maggie Nichols.
9. Eu Sou Bolt (Telecine Play)
A vida do lendário e carismático Usain Bolt, para além das pistas, é contada na obra. O corredor jamaicano foi dominante nas pistas e levou ouro em todas as provas de velocidade entre 2008 e 2016. O documentário tem a participação de dois ídolos do futebol brasileiro: Pelé e Neymar, além da tenista americana Serena Williams.
10. Pódio para Todos (Netflix)
A importância dos Jogos Paralímpicos é tema deste documentário. O evento já se tornou o terceiro maior do ramo esportivo no mundo e ressignificou a maneira como a sociedade enxerga as deficiências e a diversidade. Neste documentário, o espectador acompanha a jornada de nove atletas, como a corredora americana Tatyana McFadden, dona de 17 medalhas paralímpicas, e a esgrimista italiana Bebe Vio, campeã paralímpica e mundial de florete na categoria B.