ENSINO SUPERIOR
“PIB Week” faz conexão entre mercado e experiências inovadoras aos alunos
Uma das atividades da programação é um desafio inspirado no reality de empreendedorismo Shark Tank
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A 2ª PIB Week de 2024 começou na segunda-feira, na Praia Brava, em Itajaí, com uma programação diversificada sempre das 18h45 às 22h. O evento, que ocorrerá ao final de cada bimestre da PIB Education, oferece atividades práticas, palestras, workshops e visitas empresariais, proporcionando uma experiência transformadora aos alunos.
Um dos pontos altos da PIB Week será o Desafio Empreendedor, que começará nesta terça-feira. Os alunos serão divididos em grupos para buscar uma solução para uma situação desafiadora que será apresentada e estará relacionada ao empreendedorismo.
O desafio integrará diversas disciplinas, como marketing, gestão de pessoas, soft skills e inovação em tecnologia, incentivando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.
Os grupos dedicarão o dia à preparação das apresentações. À noite, cada grupo defenderá suas soluções em formato de pitch [síntese da sua ideia e tempo], semelhante ao programa Shark Tank, reality pioneiro de empreendedorismo criado pelo Sony Channel. A banca será formata por três empresários que avaliarão e definirão as três melhores soluções.
Já a quinta-feira será marcada pela divulgação dos resultados do Desafio Empreendedor e também por uma aula magna com Guilherme Deggan Custódio e Eduardo Martins, fundadores da Box Food, grupo empresarial voltado à gastronomia.
Para a direção da PIB Education, a PIB Week é mais que um evento, é uma oportunidade única para os alunos vivenciarem desafios reais e aprenderem diretamente com líderes do mercado. “É através de iniciativas como essa que a PIB se consolida como uma instituição que vai além dos modelos tradicionais de ensino, proporcionando um ambiente de inovação e desenvolvimento contínuo. Na PIB, acreditamos que a formação de grandes líderes empreendedores se dá pela vivência prática e pela conexão direta com profissionais que estão moldando o futuro dos negócios”, comenta Vanessa Niels, diretora da PIB Education.