NA ESTRADA
Urupema: destino do papagaio-charão e de milhares de turistas que querem inverno de verdade
Cabanas na montanha, observação de pássaros, belezas naturais e turismo de neve são o combo dessa cidade da Serra Catarinense
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
A “Capital Nacional do Frio” chama a atenção de visitantes de todo o Brasil, pela geada e até neve, nos dias mais gelados de inverno. O DIARINHO caiu na estrada rumo à Urupema, na Serra Catarinense, destino de milhares de papagaios-charão, e de milhares turistas ansiosos pelo cenário branquinho e congelado. Pronto para saber tudinho sobre esse destino?
Reserva Faldum
A Reserva Faldum - Casa da Montanha -, hospedagem avaliada como cinco estrelas na plataforma de viagens TripAdvisor, é um verdadeiro refúgio no coração da Serra Catarinense. Entre 640 mil metros quadrados de florestas de Araucárias e campos de altitude, a opção de hospedagem é um conjunto de casas voltado para atender pequenos grupos, com atendimento exclusivo, conformo e experiências gastronômicas diferenciadas.
Fazendo jus à hospedagem imersiva, o nome “Faldum” vem de um conto do escritor alemão Herman Hesse, que descreve uma montanha mágica, poética e encantadora, onde são realizados os desejos de quem a visita.
O casarão principal dispõe de cinco suítes e acomoda até 13 pessoas. A Casa Walden possui três quartos, e serve para grupos de até 10 pessoas. A cabana da ilha e do lago também são opções diferenciadas para famílias – com lareira, quartos ensolarados e muito aconchego.
Todas as opções incluem utilização de canoa canadense, stand up, cancha de bocha e parquinho infantil.
As cabanas são compostas por pedras em formato de Taipa, madeiras e ferro, inspiradas nos Lodges da Patagônia. As grandes aberturas e iluminação natural garantem a integração dos espaços à natureza. O cenário é perfeito para a prática de esportes, contemplação e observação da fauna e flora da região.
Além das acomodações, a experiência é enriquecida pelas atividades do Projeto Faldum, voltado à educação ambiental. As atividades disponíveis são observação de pássaros, experiência com criação das abelhas sem ferrão, cavalgadas, trilhas ecológicas e atividades de educação ambiental
A Reserva Faldum fica no km 20,3 da SC 370. Para mais informações, o contato é (48) 99153-2464.
Milhares de papagaios-charão migram para comer pinhão
Todos os anos, cerca de 20 mil papagaios-charão colorem o céu de Urupema, após uma viagem de 800km vindos direto do Rio Grande do Sul. As aves passam o inverno na serra catarinense, em busca de pinhão - sua principal fonte de alimento. Este casamento feliz entre os pássaros de altitude e as araucárias contribui para a manutenção das espécies, ambas ameaçadas de extinção.
A Reserva Faldum oferece a expedição charão como experiência ao ar livre. Para 2024, o passeio já foi encerrado, mas já dá pra se programar para o ano que vem. Em 2025, as expedições estão marcadas para 11 a 13 de abril e 23 a 25 de maio. A observação dos pássaros é acompanhada pelo biólogo e ornitólogo Raphael Sobania. O pacote com hospedagem, alimentação completa e expedição para observação dos pássaros custa R$2.200 por pessoa.
Turismo de neve:
Morro das Antenas
O Morro das Antenas é um dos pontos mais altos de Urupema, e um dos melhores lugares para apreciar a vista panorâmica da cidade. O mirante fica a 1750 metros de altitude, e a oito quilômetros da cidade, na SC 112. O cenário é de vegetações congeladas, e com sorte, de neve. A dica é ir bem agasalhado e com bateria no celular para fazer vídeos e fotos.
Cascata que congela
A cascata que congela é uma pequena queda d’água, que fica a 1580 metros de altitude. A atração chama a atenção pelo visual, e fica a 700 metros do Morro das Antenas, na rua Evaristo Pereira. O local costuma atrair visitantes que param para tirar fotos da cachoeira completamente formada por cristais de gelo.
Praça Municipal
A Praça Municipal Manoel Pinto de Arruda traz todo o charme de uma cidade pequena, ainda mais no inverno. O espaço conta com quadra de vôlei de areia, portais estilizados com metal e pedra arenito, o Lago das Trutas, bancos, arborização, passeio público e parque infantil. E é claro, fica bem em frente à Igreja Matriz São Francisco de Assis, na rua Florisvaldo da Silva, n°2-66.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz Santa Ana de Urupema, além de um símbolo de fé e história para a cidade, conta com a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e uma mini queda d’agua. É por esta cachoeira de pedras que desce a água que alimenta o Lago das Trutas.
Vinhos locais
É difícil pensar na Serra Catarinense sem fazer a associação automática ao vinho. Na Araucária’s Café Gastrobar, a seleção é de vinhos locais, de Urupema e São Joaquim. A loja fica na em frente ao restaurante Sabor Serrano, na rua Artur Pagani.