O polêmico youtuber Eduardo Bueno, o Peninha, um dos mais populares professores de História do Brasil na internet – onde publica vídeos sobre história dentro do canal Buenas Ideias, comparou Balneário Camboriú a um “esgoto” em seu mais recente vídeo neste domingo, dia 2 de junho.
A fala de Peninha foi colocada em tom de ironia, mas mesmo assim, o youtuber, marcado pela irreverência em suas vídeo-aulas, ofendeu a cidade. “Imagine: ‘Eduardo Bueno, você foi condenado ...
A fala de Peninha foi colocada em tom de ironia, mas mesmo assim, o youtuber, marcado pela irreverência em suas vídeo-aulas, ofendeu a cidade. “Imagine: ‘Eduardo Bueno, você foi condenado à danação eterna’”, brinca ele, no vídeo. “Onde?”, pergunta. E a resposta: “Em Balneário Camboriú”. E ele retorna, direto: “Não! Me leva pro esgoto, mas não para Balneário Camboriú!”.
Peninha manda “fazer o corte” do vídeo e “mandar lá para Balneário”, alegando que sua legião de defensores e admiradores é de um milhão de internautas.
A postagem foi feita domingo e o vídeo, até o final da tarde, já superava 28 mil visualizações. A cidade turística catarinense surgiu no comentário que Peninha fez condenando a proposta de emenda à Constituição 03/2022 (PEC) que visa privatizar as praias brasileiras – projeto cujo relator é Flávio Bolsonaro, senador do PL carioca e filho do ex-presidente.
Eduardo Bueno cita que embora a Constituição Brasileira seja, na opinião dele, “a melhor que tivemos até agora”, surgiu a PEC que poderá tirar o direito dos brasileiros em ir à praia, repassando à iniciativa privada 33 metros das áreas atuais de Marinha. “Essa PEC já passou na Câmara e vai chegar no Senado”, diz Peninha, em relação à proposta de Flávio.
"Senador horroroso"
Para Peninha, Flávio Bolsonaro é um “senador horroroso”, que “homenageia milícias” e responde pela “fantástica fábrica de chocolates”, referindo-se à denúncia de que estaria lavando dinheiro da corrupção numa loja de doces no RJ.
Peninha se refere de maneira crítica também a Neymar. “Aquele cai, cai, jogador horroroso”, diz ele, “jogador que se joga, rola, simula faltas e tem edifícios em Balneário Camboriú e que desviou um rio em Angra dos Reis”, critica.
Peninha ainda cita o pai de Neymar, classificando a mansão da família deles em Angra dos Reis como “horrorosa”, e a postura dele, “amigo de Bolsonaro”, ao pedir a isenção de impostos ao ex-presidente.
Na sequência do vídeo, ele cita outras praias brasileiras que visitou e considera interessantes, e faz nova citação irônica e irreverente: “Outra coisa que poderiam me condenar: “Eduardo Bueno, você está condenado à prisão perpétua! Onde? Num cruzeiro do Neymar, que vai de Santos a Búzios e de Búzios a Búzios, com música sertaneja e oito refeições por dia, pro resto da vida”.
Peninha não poupa: “Melhor a condenação de Sísifo, de rolar uma pedra até o topo da montanha, a pedra cair e tu rolar de novo eternamente até o morro. É melhor que esse cruzeiro com Neymar, com sertanejos e influencers. Cara, a gente tem que começar uma campanha que não é só contra influencers, é contra quem segue influencers”, emenda Peninha.
O DIARINHO entrou em contato com as assessorias de Neymar e Flávio Bolsonaro para saber se já há um posicionamento sobre as críticas de Peninha, mas não houve retorno até o fechamento desta matéria.