ITAJAÍ
Nova lei libera home office para os professores em Itajaí
Projeto agora segue para sanção do prefeito
Ana Júlia Kamchen [editores@diarinho.com.br]
O Projeto de Lei Ordinária que permite que os professores da Rede Pública Municipal de Itajaí possam realizar a hora atividade em home office foi aprovado com 15 votos favoráveis, em sessão da Câmara de Vereadores na semana passada. A flexibilidade do trabalho foi um pedido dos professores da cidade, que aplaudiram de pé a aprovação da medida durante a sessão.
A hora atividade consiste no trabalho do professor fora da sala de aula. É o período da semana em que os professores fazem o planejamento das aulas, estudos e participações em reuniões on-lines.
No caso dos professores da rede pública, a hora atividade corresponde a um terço da carga horária da jornada de trabalho. Por exemplo, se um professor trabalha 40 horas semanais, aproximadamente 13,3 horas devem ser dedicadas à hora atividade.
O projeto é da vereadora Dulce Amaral (PL), e propõe que o trabalho de forma remota possa ser feito até três vezes no mês, permitido apenas uma vez por semana. A vereadora acredita que o planejamento em um ambiente adequado, sem interrupções, e com a estrutura necessária vai beneficiar o trabalho dos professores.
“O professor vai voltar descansado no dia seguinte, um pouco mais alegre porque ele planejou bem, e fez bem suas atividades. Cabe à escola cobrar o verdadeiro planejamento deste professor. Quem vai colher esse fruto e esse excelente resultado vai ser o aluno”, acredita Dulce.