Business
PIB Education ensina liderança de olho nas necessidades do mercado
Palestra com o gestor e empresário Rogério Siqueira reforçou a importância de uma escola de empreendedores na região
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Olhares atentos, anotações e muita troca de experiências entre alunos e palestrante. Assim foi o clima da “PIB Class” entre alunos do curso de Administração do Polo Educacional Plural Intelligence Business (PIB) e o empresário Rogério Siqueira, que tem na bagagem a gestão de marcas como Tigre, Boticário, Café Damasco e Beto Carrero.
A palestra foi na noite de quinta-feira no auditório do BravaMall, na Praia Brava, em Itajaí. Além de absorverem o conhecimento e as estratégias de Rogério Siqueira, o evento teve momento para um bate-papo entre o convidado e os alunos.
Essa interação do curso com a prática de mercado auxilia, segundo Rogério Siqueira, na construção de novos líderes. Cultura, propósito e processo, principalmente envolvendo pessoas, foram os temas da palestra.
Ao DIARINHO, Rogério Siqueira explicou que a formação de lideranças busca preencher uma lacuna que existe atualmente a nível estadual e nacional. “A PIB Education tem uma responsabilidade muito grande e uma oportunidade muito grande em gerar novas lideranças. As lideranças que estamos tentando promover e desenvolver vêm bem de acordo com a necessidade de toda essa região, do estado e do Brasil. Estava falando há pouco com algumas pessoas, como iniciativas localizadas, no caso o PIB, contribuem enormemente para que a gente tenha expectativa de novas lideranças e novos caminhos para o futuro de SC e do Brasil”, destacou.
Rogério ainda lembrou que as PIB Class não são aulas, mas “reuniões de líderes”. “Vamos trabalhar com prática e com o dia a dia. Como se estivéssemos fazendo uma reunião de trabalho – essa é a pegada. Nós não somos professores, somos executivos. Isso contribui bastante para transformar uma realidade em um curto espaço de tempo”, completou.
Foi exatamente essa formação voltada para a prática que atraiu a empresária Walesca Assonalio, de 42 anos, para cursar a sua terceira graduação no Polo Educacional PIB Education. “A metodologia PIB é completamente diferente do que a gente já tem hoje no mercado, foi exatamente esse método que me chamou a atenção e me fez escolher fazer uma terceira graduação. Os professores são extremamente acessíveis, há muita troca, isso nos dá mais segurança e encurta caminhos”, analisa Walesca.
O acadêmico Vitor Justino, de 18 anos, viu a divulgação do início da PIB Education nas páginas do DIARINHO e teve a certeza que queria cursar a faculdade assim que leu a notícia. “É um curso muito disruptivo, muito diferente dos outros. Ainda mais eu que tive, no período escolar, muitas dúvidas de qual curso escolher. Quando houve o lançamento, eu vi pelo DIARINHO e eu falei: ‘eu quero muito isso para a minha vida’”, contou o estudante, que frequenta as aulas desde fevereiro deste ano.
Antonio Faraco, coordenador pedagógico da PIB Education, comenta que a missão do Polo Educacional é justamente formar lideranças empresariais aplicando conferências itinerantes, aulas magnas com líderes empreendedores, aprendizado por imersão e módulos nacionais e internacionais. “Qualquer aluno que queira empreender, que terminou o segundo grau, pode nos procurar que estamos de portas para ajudá-lo a se transformar em uma liderança empresarial”, informou.
O coordenador entende que para formar novos líderes é necessário conexão com o mercado. “A missão é justamente formarmos líderes e empreendedores. Para formarmos os líderes sempre entendemos que precisamos de uma conexão direta com o mercado, seja pelo tipo de atividade que nós desenvolvemos aqui, seja pela formação dos professores; professores que têm formação acadêmica, mas que também são empresários, que estão no mercado e podem trazer o dia a dia de como as coisas acontecem nas empresas”, concluiu.
Desde fevereiro, a PIB trabalha com 40 alunos no curso de administração, com carga horária diferenciada e totalmente conectada com as necessidades do mercado. Os estudantes recebem na programação acadêmica palestras com grandes cases de sucesso do mundo empresarial. Na próxima segunda-feira, Elcio Paulo Teixeira, CEO da Heach RH e máster em RH pela Ucla, compartilhará sua experiência com os alunos a partir das 18h30.