Matérias | Geral


SAÚDE PÚBLICA

Itajaí decreta emergência pra dengue

Agentes agora podem arrombar casas fechadas ou abandonadas atrás de possíveis focos

Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Cordeiros é o bairro com maior número de casos confirmados da doença 
(foto: divulgação pmi)
Cordeiros é o bairro com maior número de casos confirmados da doença (foto: divulgação pmi)
miniatura galeria
miniatura galeria
miniatura galeria


Com uma morte, 798 casos confirmados e 2363 prováveis, Itajaí decretou situação de emergência em saúde pública para enfrentamento à epidemia de dengue. Já há superlotação nas unidades de pronto atendimento (UPA) de pacientes com suspeitas da doença. Com o decreto, uma das principais ações foi tomada: a criação de um centro de triagem para a dengue.

O decreto assinado pelo prefeito Volnei Morastoni (MDB) determina a execução de ações necessárias para combate ao mosquito Aedes aegypti e o tratamento dos pacientes. A situação de emergência tem validade de 90 dias, mas pode ser prorrogada.



Itajaí teve uma morte causada por dengue neste ano. A vítima foi uma moradora de 60 anos do bairro Cidade Nova que pegou a doença nacidade e faleceu no dia 7 de fevereiro. O município ainda tem a segunda morte com suspeita de dengue em investigação.  A secretaria de Saúde aguarda a confirmação do governo do estado.

Em menos de dois meses, o município teve 798 casos confirmados para a doença. Cordeiros segue como o bairro mais afetado, com 428 casos, e na sequência vêm Barra do Rio (120), Cidade Nova (63), São Vicente (41), São João (31) e Espinheiros (30). Já foram realizadas 3023 notificações, com 2363 casos prováveis, 570 descartados e 90 de outros municípios.


“Estamos enfrentando uma nova epidemia de dengue, desta vez com maior gravidade e num cenário diferente do que geralmente ocorre. Por isso, determinei o apoio de todas as secretarias municipais para as ações de combate. No decreto, também autorizo a secretaria de Saúde a requisitar pessoal e equipamentos dos demais órgãos do município para execução de ações de prevenção e a oferta de tratamento adequado aos itajaienses”, explica o prefeito.

 


Centro de triagem será montado no CIS

Uma das principais medidas tomadas a partir da assinatura do decreto é a montagem de um centro de triagem de pacientes com suspeita da doença. A medida promete desafogar a alta demanda das UPAs da cidade. Somente em fevereiro, as estruturas fizeram mais de 28 mil atendimentos médicos, sendo 19.209 na UPA CIS e 8944 na de Cordeiros.

O centro de triagem ficará no Centro Integrado de Saúde (CIS), no bairro São Vicente, e será referência para pacientes com sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor intensa no corpo, diarreia, vômito ou manchas pelo corpo.

A intenção é que os pacientes que passarem pelo local recebam encaminhamento rápido para os exames de diagnóstico. Ainda não há prazo para o início dos trabalhos.

O prefeito Volnei Morastoni também determinou que a secretaria de Obras faça a limpeza emergencial de terrenos baldios e imóveis abandonados com risco de serem criadouros do mosquito. Também autoriza a secretaria de Saúde, quando necessário, a entrar em casas fechadas ou abandonadas cujos proprietários não atenderem a solicitação do município para eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue.


 

Voluntários podem participar de força-tarefa contra dengue em Itajaí

A prefeitura de Itajaí e a Univali fazem na próxima semana uma grande força-tarefa contra a dengue, e a população pode participar como voluntária. Os interessados devem participar da capacitação  na segunda-feira, das 8h às 12h, no Teatro Adelaide Konder, na Univali. A inscrição devem ser feitas clicando aqui.

A força-tarefa será nos dias 27, 28 e 29, das 8h às 12h, nos bairros Cordeiros, Barra do Rio, São Vicente e Cidade Nova. Podem participar da força-tarefa os acadêmicos da Univali e as pessoas da comunidade que tenham interesse em contribuir.

Após o treinamento de segunda-feira, os voluntários poderão escolher o dia e o local em que preferem atuar, com a possibilidade de atuar nas três opções de datas. Além disso, alunos da Univali que participarem da força-tarefa terão 6h complementares contabilizadas por dia de atuação.


 

Postinhos de saúde ampliam horário pra dar conta da dengue

Seis UBS estão funcionando até 10 da noite para aliviar a superlotação nas UPAs (foto: divulgação pmi)
Seis UBS estão funcionando até 10 da noite para aliviar a superlotação nas UPAs (foto: divulgação pmi)

 

Enquanto o centro de triagem para a dengue não fica pronto, seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) terão o horário de funcionamento ampliado. As UBSs do Itaipava, Santa Regina, Rio Bonito, Jardim Esperança, Cordeiros e Fazenda I vão atender até as 22h os pacientes com suspeita da doença. A mudança no horário começou na quinta-feira.

A ação foi tomada para reduzir a demanda nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas do CIS e do Cordeiros. Os locais têm realizado, em média, 1200 atendimentos, segundo a Secretaria de Saúde. As duas estruturas receberam reforços nas equipes médicas e de enfermagem na última semana.

As UBSs com horário estendido vão contar com equipes de médicos e enfermeiros somente para atendimento a casos suspeitos de dengue. Os demais atendimentos devem ser feitos no horário normal de funcionamento dos locais.

O secretário de Saúde, Emerson Duarte, destaca que a mudança veio após o decreto de emergência estadual por conta da doença. “Estamos adotando novas ações para intensificar o combate à dengue na cidade e garantir um atendimento mais eficaz à população”, salienta. O secretário também pede apoio da comunidade para reforçar os cuidados e no combate à proliferação do mosquito da dengue.

Outra mudança vai afetar todas as Unidades Básicas de Saúde na cidade. A partir de segunda-feira, a Secretaria de Saúde determinou que os postos vão adotar o sistema de atendimento por demanda livre, ou seja, sem agendamento prévio.

As consultas agendadas vão continuar sendo feitas exclusivamente para pacientes prioritários, como idosos, gestantes, obesos, portadores de doenças crônicas, pré-natal e pós-parto.

 

Há 29 mil doses da vacina, mas não pra região

Santa Catarina já recebeu a primeira remessa com 29 mil doses de vacina contra a dengue. O grupo prioritário será o de crianças de 10 e 11 anos, sob orientação do Ministério da Saúde. Apenas 13 cidades de Santa Catarina foram contempladas com essas doses.

As vacinas foram distribuídas para Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Joinville, Massaranduba, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder. A decisão foi da  Diretoria de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde.

Itajaí e Balneário Camboriú, assim como as demais cidades da região da Foz do Rio Itajaí, não foram contempladas, e não há previsão da chegada de doses. A informação foi das prefeituras de Itajaí e BC.

Segundo o estado, os municípios foram escolhidos com base em critérios do Ministério da Saúde, como cidades com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão da dengue em 2023 e 2024, e predominância do sorotipo DENV-2 do vírus da doença.

Pagando tem

A Qdenga, vacina contra a dengue fabricada pela Takeda, foi aprovada pela Anvisa em março de 2023. O imunizante começou a ser oferecido pela rede privada no Brasil em julho do ano passado.

No início de fevereiro deste ano, a Takeda informou que agora irá priorizar o fornecimento do imunizante ao SUS.

Em Balneário Camboriú, a filial da Droga Raia na avenida Brasil, 765, comercializa e aplica a vacina por R$ 309,99. Como o medicamento está em falta, a farmácia explica que está recebendo poucas unidades e atendendo somente aos clientes na fila de espera.  As farmácias de Itajaí e outras unidades de BC da Droga Raia não estão aplicando vacina.

 

CALENDÁRIO DA FORÇA-TAREFA

Terça - 27 de fevereiro

Jardim Esperança; Votorantim; Cordeiros; Costa Cavalcante; e Murta

 

Quarta - 28 de fevereiro

Imaruí; São Vicente; Rio Bonito; e Bambuzal

 

Quinta - 29 de fevereiro

Cidade Nova 1; Cidade Nova 2; e Promorar 2

 

 

DENGUE EM ITAJAÍ EM NÚMEROS

Total de Casos Notificados - 3023

Casos Prováveis               - 2363

Casos Descartados - 570

Casos de outros Municípios - 90

Casos Confirmados - 798

Cordeiros - 428

Barra do Rio - 120

Cidade Nova      - 63

São Vicente - 41

São João - 31

Espinheiros - 30

Dom Bosco - 23

Ressacada - 19 

Fazenda - 12

São Judas - 9

Centro - 8

Itaipava - 6

Cabeçudas - 3

Vila Operária     - 3

Canhanduba - 2




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.117.75.218

Últimas notícias

Casal é brutalmente assassinado no bairro Espinheiros

ITAJAÍ

Casal é brutalmente assassinado no bairro Espinheiros

Crianças perdidas são encontradas se abrigando em lixeira na hora da chuva

Itapema 

Crianças perdidas são encontradas se abrigando em lixeira na hora da chuva

Vigilante é rendido e ameaçado em roubo a empresa 

NAVEGANTES

Vigilante é rendido e ameaçado em roubo a empresa 

Augusto Cury faz palestra gratuita sobre educação socioemocional

Itajaí 

Augusto Cury faz palestra gratuita sobre educação socioemocional

Foragido por assassinato é preso no Matadouro

ITAJAÍ

Foragido por assassinato é preso no Matadouro

Professor de artes marciais é preso por pedofilia em BC

Balneário Camboriú 

Professor de artes marciais é preso por pedofilia em BC

GM prende vendedora de empadas na orla

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

GM prende vendedora de empadas na orla

Advogado de BC vence eleição estadual da OAB

COMANDO OAB

Advogado de BC vence eleição estadual da OAB

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

VENDEM-SE MARIAS

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

Asilo incendiado precisa de ajuda para ser reconstruído

NAVEGANTES

Asilo incendiado precisa de ajuda para ser reconstruído



Colunistas

Yohana e Bruna: lindas

Jackie Rosa

Yohana e Bruna: lindas

Chiodini será secretário de Jorginho?

JotaCê

Chiodini será secretário de Jorginho?

Negros na vida social de Itajaí

Coluna Fato&Comentário

Negros na vida social de Itajaí

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Diário do Investidor

Fundos de papel em alta: veja cinco boas opções de investimento

Charge do dia

Charge do Dia

Charge do dia

Lembrando Gregório

Coluna Esplanada

Lembrando Gregório

Governadores discutem em SC prevenções a desastres naturais

Coluna Acontece SC

Governadores discutem em SC prevenções a desastres naturais

Lila e Wilson curtem Barcelona

Coluna do Ton

Lila e Wilson curtem Barcelona

A polêmica da escala 6 x 1 

De Olho no Fisco

A polêmica da escala 6 x 1 

Nova lei da saúde mental

Ideal Mente

Nova lei da saúde mental

Vice-campeão no oeste

Show de Bola

Vice-campeão no oeste

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Direito na mão

8 formas de antecipar a aposentadoria do INSS

Coluna Exitus na Política

O que há contra as palavras a ler?

Cardume de arraias e vitória do  Flamengo bombaram no DIARINHO

Na Rede

Cardume de arraias e vitória do Flamengo bombaram no DIARINHO

A reinvenção das “Camboriús”

Artigos

A reinvenção das “Camboriús”

Seja firme nas suas decisões

Mundo Corporativo

Seja firme nas suas decisões



TV DIARINHO


A vendedora ambulante Luana de Lima, de 33 anos, conhecida nas redes sociais pela página “Vó Lurdinha ...





Especiais

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

VENDEM-SE MARIAS

Indícios de escravidão na linhagem de Itamar Franco

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

AGRO

Câncer, malformação, “viroses”: a crise de saúde puxada por agrotóxicos na terra da soja

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

Aquecimento global

COP do Clima: como os riscos e danos crescem a cada meio grau de aquecimento global

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

COP29

“Estou ciente da decepção que os EUA às vezes causam”, diz enviado americano

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia

Podcast

O homem, a lenda: a história oculta do fundador da Casas Bahia



Blogs

Coluna de hoje

Blog da Jackie

Coluna de hoje

OAB SC: Juliano Mandelli eleito

Blog do JC

OAB SC: Juliano Mandelli eleito

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

A bordo do esporte

Ídolos do Bayer Leverkusen jogam futebol com crianças

Posso tomar creatina?

Blog da Ale Francoise

Posso tomar creatina?

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Blog do Ton

Folianópolis 2024 revela grade de programação para cada noite da micareta

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Gente & Notícia

Folianópolis: tá chegando a maior micareta do sul do Brasil

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Reynaldo Wanderhec

“Em Itajaí, eu não vejo ninguém bater no peito e dizer: eu sou peixeiro”, analisava seu Reynaldo ao Entrevistão em 2013

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Itajaí

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

ENTREVISTÃO ELEIÇÕES 2024

Sabatina com os candidatos a prefeito de Balneário Camboriú

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes

ELEIÇÕES 2024

Entrevistão com os candidatos a prefeitura de Navegantes



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação