OSTERFEST
Arquitetura de Pomerode vai inspirar ovo gigante
Obra será feita pela artista catarinense Marcela Schmidt
Ana Zigart [editores@diarinho.com.br]
A arte do maior ovo de Páscoa do mundo, da tradicional Osterfest de Pomerode, já está definida. Casas reais vão inspirar a ilustração do ovo gigante. A artista plástica catarinense Marcela Schmidt é quem vai assinar a obra de arte desta edição.
Três casas tombadas como patrimônio histórico serão retratadas. A Casa do Imigrante Carl Weege (1920), no bairro Pomerode Fundos, despertou a ideia da base em tijolos. Já a Casa Siewert, construída em 1913 na Rota do Enxaimel, será representada na porta de cor verde. A Casa Hugo Rahn (1920), na mesma localidade, emprestará os lambrequins.
O desenho vai combinar a simetria rigorosa das fachadas em enxaimel com a leveza dos canteiros de flores e o verde da Mata Atlântica que os colonizadores encontraram no Vale do Itajaí. Quando instalado no parque da Osterfest 2024, o ovo vai oferecer uma experiência diferente ao visitante, que descobrirá novos cenários conforme caminhar ao redor da estrutura.
“Esse projeto me atraiu porque é algo que pode marcar minha carreira e porque admiro muito Pomerode” , explica a artista.
A homenagem à técnica construtiva característica da colonização germânica é parte da celebração que a Festa de Páscoa fará aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. A 16ª Osterfest acontece de 8 de fevereiro a 31 de março.
As formas criadas pela artista plástica serão reproduzidas na escultura gigante por uma equipe liderada pelo artista plástico João Siqueira. Com 16,72 metros de altura e 10,88 de diâmetro, o ovo de Páscoa de Pomerode retomou em 2023 o título de maior do mundo no Guinness World Records, superando a cidade de Salou, na Espanha. Essa será a quinta edição da Osterfest com a presença da enorme escultura.