As chuvas desta semana abriram o calçamento da rua Antônio Menezes Vasconcelos Drumond, no Morro da Cruz, em Itajaí, e chegaram a bloquear a passagem de carros para o alto do morro na manhã de terça.
Segundo o Semasa, que faz obras no local, a rua não tem canal de drenagem e as enxurradas levam o calçamento morro abaixo. As equipes do serviço foram até o local ainda na terça e liberaram ...
Segundo o Semasa, que faz obras no local, a rua não tem canal de drenagem e as enxurradas levam o calçamento morro abaixo. As equipes do serviço foram até o local ainda na terça e liberaram a passagem de forma provisória. Para possibilitar o escoamento da água, foram feitas calhas de drenagem nas laterais da rua.
Apesar de liberada, a passagem segue limitada na pista, que conta com uma série de placas de “atenção, obras à frente”, e areia na pista.
O Semasa informa que está providenciando um serviço emergencial para resolver o problema de vez.
Desde 2023 as equipes do Semasa trabalham na ampliação das redes de água tratada e esgoto no local. Apesar das obras terem sido concluídas em agosto passado, as chuvas intensas de outubro e novembro demandaram novos reparos.
“Eles não fazem bem feito. Tem que botar cimento embaixo pra depois botar a pedra em cima, porque aí ela gruda. Não, aí eles botam areia. Claro, quando chove, a água penetra por debaixo dela e vem embora, e daí abre a rua. Já fizeram umas 10 vezes. Eu queria que vissem aqui quando chove. Quando tá chovendo essa água desce como se fosse uma cachoeira”, comenta uma moradora insatisfeita com o problema.
Revitalização
A obra do Semasa no Morro da Cruz faz parte do projeto do novo mirante construído pela prefeitura de Itajaí. De acordo com a Secretaria de Turismo, o ponto é importante porque oferece uma visão completa da cidade. As obras do mirante estão em andamento, com previsão de conclusão até o final do primeiro semestre de 2024.
Com um investimento de R$ 612 mil, o espaço terá um quiosque de dois pavimentos, parque infantil, loja de conveniências, posto de informações turísticas, banheiros acessíveis e jardins com áreas ao ar livre para convivência.
O deque será reconstruído e terá mais de 800 m², proporcionando uma visão mais ampla da cidade e do mar.