De faxineira a estrela de um dos maiores eventos de fisiculturismo do mundo. Esta é a história da itajaiense Zama Benta, que faturou a medalha de prata na categoria Women’s Physique, no Mr Olympia 2023, nos Estados Unidos. Pela primeira vez Zama participou do evento que rola em Orlando, no estado da Flórida.
Continua depois da publicidade
A história da profissional no esporte começou em 2016, quando procurou a academia para sair do sedentarismo. Foi então que descobriu o fisiculturismo e buscou uma forma de sustentar os ...
A história da profissional no esporte começou em 2016, quando procurou a academia para sair do sedentarismo. Foi então que descobriu o fisiculturismo e buscou uma forma de sustentar os dois filhos, de 15 e 11 anos, através dele. Patrocinada por uma empresa de suplementos, Zama já consegue viver do esporte.
Continua depois da publicidade
“Quando comecei no esporte, eu tinha acabado de me divorciar, e o único emprego que consegui foi em uma fábrica de peixe, onde eu ganhava 50 reais por dia. O que eu ganhava dava para pagar só uma dessas despesas: luz, água ou comida. Foi bem difícil. Depois consegui emprego em uma cozinha industrial e as coisas melhoraram um pouco porque meu patrão deixava escolher a comida que eu quisesse levar para casa, então eu não gastava com supermercado. Assim, fazia a minha dieta e alimentava os meus filhos com a comida que ganhava”, explica.
Para treinar, ela buscou uma alternativa: fazer faxina na academia e se aperfeiçoar no esporte que mudou sua vida. “Depois surgiu a oportunidade de trabalhar na academia como faxineira e topei na hora, porque aí não precisaria pagar a academia. Eu trabalhava das 3h30 às 9h. Pude trabalhar, ser remunerada, treinar sem custo e cuidar dos meus filhos, até que finalmente Deus me deu oportunidade de viver 100% do esporte”, comemora Zama Benta.
Continua depois da publicidade