Quatro abrigos seguem ativos na cidade, assim como o Parcão para pets; secretaria de Obras iniciou limpeza das ruas
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Limpeza de ruas, conserto de bueiros e fechamento de buracos estão entre os serviços (foto: Marcos Porto)
Uma força-tarefa com caminhões e retroescavadeiras começou a limpar ruas atingidas pelas chuvas em Itajaí. A prefeitura faz a limpeza de vias, o conserto de bueiros, o recolhimento de entulhos e de vegetações nas localidades mais afetadas, além de auxiliar a comunidade.
De sexta até à tarde de terça-feira, o Sistema de Comando de Operações registrou 273 ocorrências. Somente as equipes da Secretaria de Obras atenderam mais de 130 chamados, principalmente ...
De sexta até à tarde de terça-feira, o Sistema de Comando de Operações registrou 273 ocorrências. Somente as equipes da Secretaria de Obras atenderam mais de 130 chamados, principalmente para desobstrução de bueiros, fechamento de buracos, alagamentos e resgate de pessoas ou animais.
Durante os últimos dias, moradores dos bairros Barra do Rio, Centro, Cidade Nova, Cordeiros, Dom Bosco, Espinheiros, Fazenda, Salseiros, Santa Regina, São Judas, São Vicente, Murta, Portal II e Praia Brava lidaram com alagamentos em mais de 50 ruas. “Todas as nossas equipes estão empenhadas na limpeza das ruas e repavimentação em diversos bairros afetados, além de prestar auxílio aos moradores”, explica o secretário de Obras de Itajaí, Márcio José Gonçalves, o Dedé.
Na terça, os níveis dos rios Itajaí Açu e Mirim já tinha baixado e pouca água permanecia nas ruas. No entanto, devido a forte correnteza, o canal de acesso ao Complexo Portuário segue fechado.
A secretaria de Educação mantém as aulas suspensas até quarta-feira, véspera de feriado nacional. Na quinta-feira será emitido um comunicado informando se as aulas presenciais retomarão na sexta.
O município segue com quatro abrigos ativos: Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, no Cordeiros; Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente; Salão Paroquial da Igreja São João, no São João; e Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí, no São João. São 387 pessoas ainda abrigadas nestes locais. Somente o abrigo do bairro Cordeiros estava lotado na terça.
No Abrigo Parcão, para cães e gatos, havia 100 animais na terça-feira. Ainda não há previsão de desativação deste local. Ele seguirá ativo até a água baixar totalmente e os donos voltarem pra casa com seus animais.
Postinhos voltam a abrir
Os serviços dos postos de saúde do Jardim Esperança e da Murta voltaram a funcionar na terça-feira. Já as unidades do Rio Bonito, Santa Regina e Bambuzal seguem com a suspensão do horário estendido, até as 22h nesta terça e quarta-feira. Com isso, o atendimento encerra às 19h e o serviço deve voltar à normalidade na segunda-feira.
As unidades afetadas e que estão sem vacinação são Bambuzal, Brilhante, Canhanduba, Cidade Nova I e II, Itaipava, Jardim Esperança, Limoeiro, Murta, Parque do Agricultor, Portal II, Promorar II, São Francisco de Assis, São Pedro, Santa Regina e São Vicente.
No Centreventos, moradores podem levar doações que serão distribuídas às famílias afetadas. São coletados itens de higiene, materiais de limpeza e alimentos não perecíveis. As doações podem ser deixadas no local das 7h às 19h.
Falta de água
Itajaí mantém o uso racional da água em virtude do Decreto de Emergência Hídrica. O Semasa alerta à comunidade para evitar o uso de água tratada para lavação de calçadas, fachadas e veículos, exceto para uso em atividade econômica. Quem for flagrado com desperdícios estará sujeito à multa e interrupção do serviço.
Segundo o Semasa, o sistema de abastecimento teve uma boa recuperação, com o funcionamento de todos os reservatórios. Apesar disso, a turbidez no ponto de captação de água segue alta (491 ntu), quando o recomendado para a captação é de até 100 NTU.
Previsão de mais chuva forte
A Defesa Civil segue em alerta devido ao solo encharcado com risco alto para deslizamentos e também com a previsão de chuva forte para esta quarta e quinta-feira.
O acumulado de chuva nestes dias deve ficar entre 70 e 100 milímetros. Com isso, há risco de novos alagamentos, deslizamentos e inundações.
Na sexta-feira, há condição de instabilidade diminui, com ocorrência de chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia.
BNDES vai liberar R$ 1 bilhão para agricultores atingidos
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que vai liberar R$ 1 bilhão de capital de giro para ajudar na recuperação dos agricultores que foram atingidos por cheias e secas durante a safra atual.
A medida vai ampliar as opções de crédito para o setor, oferecendo condições especiais em parceria com cooperativas agropecuárias. As operações que forem protocoladas até março de 2024, em áreas com emergência ou calamidade decretada, terão prazo de até cinco anos para pagamento e carência de até um ano. Já a partir de abril, a linha vai operar com prazo de pagamento de até dois anos e carência de até seis meses.
Segundo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, o agravamento da crise climática e os eventos extremos estão se intensificando e exigindo respostas do estado brasileiro.
“O esforço do BNDES é trilhar um caminho inédito de reconstrução da economia local, criando condições favoráveis para cooperativas poderem superar o dramático impacto que as secas prolongadas e, sobretudo, as enchentes estão promovendo em diversas áreas do território brasileiro”, explica.
BC arrecada alimentos pra Taió
Uma campanha de arrecadação de doações para auxiliar os desalojados pelas chuvas em Taió foi montada em Balneário Camboriú. A ação foi lançada na segunda pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social.
As doações de alimentos não perecíveis, itens de higiene e outros produtos, como travesseiros, colchões e cobertores, devem ser levadas até a Casa da Família, na rua 3100, no centro da cidade. Os donativos podem ser deixados no local das 7h às 23h e a campanha deve seguir até o dia 20 de outubro.
Os itens serão distribuídos entre as famílias acolhidas nos abrigos de Taió, no Alto Vale. Caminhões com água fornecida pela Emasa também serão levados. Uma parte das doações já foi levada na segunda-feira ao município, mas a prefeitura ainda não informou a quantidade.
A Defesa Civil de BC cedeu uma das suas agentes para prestar auxílio técnico no gerenciamento das ações emergenciais no Alto Vale.
Parque fechado
O Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta continua fechado para visitação. Assim que o solo secar e as condições climáticas forem favoráveis, o local reabrirá para que o público possa conhecer as trilhas ecológicas, a vegetação nativa e a fauna do lugar.
O atendimento na Secretaria do Meio Ambiente, que fica no parque Raimundo Malta, segue normalmente.
Dando seu ok, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade e com o uso dos cookies que nos permitem melhorar nossos serviços e recomendar conteúdos do seu interesse.