Nesse período, o aluno deve fazer o cadastro pelo sistema on-line e entregar os documentos comprobatórios na instituição de ensino em que está matriculado. Da nossa região, as universidades que fazem parte do programa são: Univali, de Itajaí; Unifebe, de Brusque; e Furb, de Blumenau.
A partir desta sexta-feira, abriu o módulo para as universidades já cadastradas em setembro. O sistema das instituições permite consultas, acompanhamento das inscrições e análise de cadastros dos estudantes. O cronograma prevê prazo até 25 de outubro pra análise das inscrições e validação dos documentos encaminhados pelos estudantes.
Para participar do programa, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação nas instituições universitárias cadastradas e fazer o cadastro pela internet.
A classificação será feita considerando renda familiar, valor da mensalidade e despesas com moradia e saúde, entre outros itens. No final de outubro, será divulgada a classificação pelo índice de carência e a concessão de benefícios.
O programa atenderá os candidatos nascidos em Santa Catarina ou que estejam morando no estado há pelo menos cinco anos.
Alunos que tenham cursado o ensino médio na rede pública terão prioridade. O resultado das inscrições sai em outubro e quem for selecionado já vai ter todo o segundo semestre de 2023 gratuito.
Caso o estudante receba bolsa do UniEdu ou do Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) e tenha interesse em participar do Universidade Gratuita, deve, primeiramente, interromper o recebimento do benefício e fazer o cadastramento conforme o prazo do programa.
Até 28 mil vagas ainda neste ano
O Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil, bancando os cursos sem financiamento. Serão R$ 1,2 bilhão investidos até 2026, gerando até 70 mil vagas, sendo até 28 mil ainda em 2023. O programa contempla 16 universidades e centros universitários de todas as regiões.
Em contrapartida do benefício, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho ligado à área de formação, para cada mês que estudarem de graça. A contrapartida pode ser durante o curso ou até dois anos depois de se formar. As universidades têm um termo de cooperação com diversas instituições nas quais os alunos poderão trabalhar.
Para fazer o cadastro:
https://sistemaensinosuperior.sed.sc.gov.br
Confira o edital:
http://ensinosuperior.sed.sc.gov.br/index.php/legislacao/editais-legislacao/1518-edital-2616-sed-2023-cadastramento-de-estudantes-no-programa-universidade-gratuita/file
Universidade Participantes:
Centro Universitário Barriga Verde – Unibave - Orleans
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Jaraguá do Sul
Centro Universitário Católica de Santa Catarina – Joinville
Centro Universitário de Brusque - Unifebe
Centro Universitário do Alto Vale do Itajaí – Unidavi – Rio do Sul
Centro Universitário Satc – Unisatc - Criciúma
Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus Ielusc – Joinville
Universidade Alto Vale do Rio Do Peixe – Uniarp - Caçador
Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
Universidade da Região de Joinville - Univille
Universidade do Contestado – UnC – Mafra
Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc - Criciúma
Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc - Joaçaba
Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac – Lages
Universidade do Vale do Itajaí – Univali – Itajaí
Universidade Regional de Blumenau – Furb